Fazer a limpeza da casa é uma tarefa nem sempre muito divertida, não é mesmo? Para conseguir realizá-la de maneira mais rápida e eficiente, o tempo de prática nessa atividade pode lhe ajudar.

Existem, entretanto, várias pequenas dicas que podem lhe ajudar a tornar a limpeza da casa um pouco mais fácil, sem perder a qualidade. Que tal conferir algumas delas?

Itens que não podem faltar no seu armário de limpeza

Um bom kit de limpeza da casa precisa contar, basicamente, com três itens indispensáveis:

Todos os outros materiais de limpeza podem lhe ajudar a complementar a ação desses três itens básicos. Lembre-se de valorizar produtos concentrados, para garantir mais economia para seu bolso e proteger o meio ambiente!

Deixe sua cozinha brilhando

limpeza da casa - cozinha

Para limpar a cozinha, considerando que você já está com a louça toda lavada ou dentro da máquina de lavar, tome os seguintes cuidados:

  • Abra os armários, tire os itens lá guardados e use uma esponja com um pouco de detergente neutro para tirar o excesso de gordura na superfície. Finalize com um pano seco para remover a umidade;
  • Para limpar as janelas, use um pano umedecido com seu limpador multiuso. Em seguida, finalize a limpeza com um pano seco para remover possíveis manchas;
  • Com o detergente ou desengordurante, limpe também os eletrodomésticos, finalizando com o pano seco em seguida;
  • Use uma vassoura para remover migalhas e resíduos do chão da cozinha e, depois, usar um pano umedecido com limpador multiuso para finalizar.

Limpe o banheiro sem dores de cabeça

limpeza da casa - banheiro

Para começar a limpeza do banheiro, é importante tirar todas as toalhas e objetos que se encontram nesse local, para evitar que eles atrapalhem sua rotina ou se manchem durante o processo. Os próximos passos são:

  • Usar uma esponja umedecida com um pouco de detergente para remover a gordura e resíduos acumulados entre as peças do piso e na região do ralo de água. Limpe tudo com um jato de água em seguida;
  • Para o piso do banheiro, depois de varrer e remover os resíduos, use um pano com limpador multiuso para tirar manchas e deixar tudo brilhando;
  • Passe um pano úmido nos armários e outros objetos da cozinha;
  • No vaso sanitário, use um pouco de desinfetante e esfregue toda a superfície com uma escova própria para esse recipiente.

Foque em retirar o excesso de pó e resíduos da sala e do quarto

limpeza da casa - sala

A sala é um ambiente em que o excesso de pó – especialmente aquele de asfalto – pode se acumular com facilidade. Por isso, seu foco na limpeza dessa parte da casa é remover o máximo possível desse resíduo:

  • Um aspirador de pó aqui pode ser indispensável. Aspire as janelas, cortinas, sofá, chão e especialmente o tapete e as almofadas;
  • Com a ajuda de um pano umedecido com o limpador multiuso, limpe os rodapés e o chão da sala;
  • Nos móveis, objetos e eletrônicos, use um pano seco para remover o excesso de poeira. Movimente tudo para que possa garantir uma limpeza completa;
  • Nos vidros, use também um pano com limpador multiuso para remover as manchas e finalize com pano seco para que ele fique brilhando;

Para os quartos, repita os mesmos cuidados, focando em trocar a roupa de cama após uma semana de uso, para já remover algum possível excesso de pó e resíduo acumulado na superfície. Antes de colocar a nova roupa de cama, se julgar necessário, use o aspirador para limpar o colchão. É recomendável também deixar o colchão tomar um “banho de ar e sol” antes de colocar uma nova roupa de cama.

 

Para manter sua casa sempre limpa e arrumada, é recomendável repetir esses cuidados semanalmente, além de sempre seguir regras básicas de organização, como guardar tudo que foi retirado do lugar, trocar os lixos sempre que estiverem cheios e lavar a louça logo após comer.

Essas pequenas tarefas, diluídas ao longo da semana, vão parecer cada vez mais simples e práticas uma vez que você adicioná-las à sua rotina.

Como você costuma fazer a limpeza da casa de maneira eficiente? Compartilhe suas dicas com a gente!