As temperaturas caíram e você quer aproveitar a situação para reunir os amigos ou a família em casa, para aproveitar uma noite juntos, certo? Uma das receitas favoritas para esse tipo de ocasião é o Fondue! Mas que tal criar uma noite inesquecível para seus convidados?

Separamos aqui algumas ideias essenciais – e outras bem criativas – para você fazer fondue em casa, para todos os tipos de público. Confira!

Escolha corretamente os utensílios

ideias criativas fondue em casa - utensilios

A primeira etapa de uma noite de fondue inesquecível é escolher os utensílios adequados para servir seus convidados com esse saboroso prato. Para isso, não se esqueça de:

  • Escolher uma panela de fondue, as famosas rechauds, (de cerâmica para fondues de queijo e chocolate, e de inox ou alumínio para fondue de carne). Cada panela serve de 4 a 6 pessoas;
  • Buscar por garfos próprios para mergulhar no fondue e potinhos para servir os ingredientes e molhos na mesa, caso seu jogo de fondue venha somente com a panela;
  • Usar álcool e fogo para o acendedor das panelas de queijo e óleo, deixando o uso de velas para os fondues de chocolate, que é mais baixo e evita queimar o doce;
  • Contar com uma panela para uma fondue salgada e uma doce, para não misturar os sabores e ingredientes;
  • Preparar os molhos de queijo ou chocolate em uma panela à parte, antes de colocar e servir no conjunto de fondue;
  • Fazer o fondue em uma panela tradicional caso você não conte com rechauds específicos ou suficientes para servir todos os seus convidados (basta encontrar uma maneira de manter sua panela aquecida durante o jantar).

Use cortes macios para fondues de carne

ideias criativas fondue em casa - carne

Para quem vai preparar um delicioso fondue de carne para seus convidados, é importante se planejar para contar sempre com os cortes mais macios para servir nesse tipo de prato. As carnes mais utilizadas para fondue são o filé mignon e a alcatra, mas você também pode inovar, servindo peixes, frangos e carnes suínas para serem preparadas no rechaud.

Só fique atento para não exagerar na quantidade de carnes que irá servir, para que o volume de comida não seja grande demais para cada convidado.

Inove no fondue de queijo e chocolate

ideias criativas fondue em casa - frutas

Os fondues de queijo e chocolate são os favoritos de quem resolve preparar  um jantar com esse prato para os amigos ou familiares – tanto por sua praticidade, como também por seu sabor.

Enquanto o fondue de queijo é uma ótima entrada para os pratos principais, o fondue de chocolate é geralmente apresentado como sobremesa em uma refeição. Isso não significa, entretanto, que você não pode servir esses fondues em outros momentos ou em sequências diferentes para seus convidados.

Os fondues de queijo podem ser preparados com os tipos Emmental e Gruyere – ou com massas prontas feitas exclusivamente para fondues. Os acompanhamentos tradicionais geralmente batatas cozidas e pães, mas você pode sempre ser mais criativo, servindo também pães de queijo, pedacinhos de cenoura, brócolis e até goiabadas em cubos para mergulhar nos queijos.

Os fondues de chocolate podem ser preparados com uma mescla de chocolate amargo e ao leite. Como acompanhamento, frutas frescas, frutas secas, suspiros, marshmallows e, para quem quer inovar, pequenas bolas de sorvete bem congeladas, casquinhas de sorvete e biscoitos.

Arrisque novas receitas de fondue

ideias criativas fondue em casa - queijo

Quer surpreender seus convidados na noite de fondue em casa? Você pode sempre arriscar novas receitas de fondue para servir no rechaud. As variações que costumam ter mais sucesso são as de fondue doce, que podem ser preparadas com chocolate branco, com leite ninho, goiabada, nutella e até mesmo doce de leite.

Você pode também arriscar outras receitas, como o fondue de queijo brie, queijo canastra, de gorgonzola com requeijão e o de tomate. Imperdíveis e inovadores!

Acerte na porção e nas bebidas

ideias criativas fondue em casa - porções

Talvez um dos maiores desafios de fazer fondue em casa é acertar na quantidade de comida que será servida por pessoa, para evitar deixar faltar, mas também para não correr o risco de desperdiçar nenhum alimento.

Recomenda-se que cada convidado tenha cerca de 300g de acompanhamentos para mergulhar nos fondues. Então, caso você opte por servir as três receitas, divida bem essa porção entre os ingredientes adequados para cada tipo de prato.

Fondue também combina muito bem com vinho. Separamos algumas dicas de como harmonizar sua receita com o vinho ideal nesse texto!

 

Para oferecer uma experiência diferente para seus convidados ao fazer fondue em casa, basta ter um pouquinho de criatividade e ousadia. Quais dessas dicas você pretende aplicar na sua próxima noite de fondue? Teve outras ideias úteis? Compartilha com a gente nos comentários abaixo!