Quando você pensa em fazer um churrasco para receber os amigos e a família, qual é a sua principal preocupação ao montar o cardápio? Escolher as carnes, acompanhamentos e bebidas para esse evento, certo? Mas um bom churrasco não é feito apenas de carne, pão de alho e cerveja. Para transformar esse encontro ao redor da churrasqueira em uma refeição completa, a salada é uma peça essencial para equilibrar e complementar o sabor das carnes.

Preparamos uma lista de seis saladas para acompanhar o churrasco, que você precisa aprender e oferecer nos próximos eventos! 😉

Salada de manga com tomate

saladas para acompanhar o churrasco - manga

Ingredientes:

Modo de Preparo

Em um recipiente a parte coloque o azeite, o vinho tinto e a cebola – picada em rodelas – deixando o conteúdo de molho por cerca de 15 minutos. Corte a manga e os tomates (lembrando de remover as sementes) e coloque em uma vasilha que será utilizada para servir a receita.

Para finalizar, adicione a cebola e o molho preparado com ela, temperando com a pimenta e o sal. Sirva ainda fresca para saborear.

Cebolas assadas caramelizadas

saladas para acompanhar o churrasco - cebola caramelizada

Ingredientes

  • 5 cebolas grandes (ou 300g de mini cebolas);
  • 3 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 colher de sobremesa de molho shoyu;
  • ½ xícara de água;
  • Sal e noz moscada a gosto.

Modo de preparo

Descasque as cebolas antes de iniciar o processo. Em uma panela a parte coloque o azeite, as cebolas e deixe fritar (para facilitar o processo com cebolas grandes, opte por cortá-las pela metade antes de levar ao fogo). Depois que dourar, coloque a água e deixe as cebolas cozinharem até ficar bem macias.

Adicione depois o molho shoyu, a noz moscada e o açúcar. Vá mexendo o conteúdo na panela até que o líquido comece a caramelizar. Quando perceber a coloração desejada, é hora de tirar da panela e colocar em um recipiente para servir junto com as carnes.

Salada de tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão

saladas para acompanhar o churrasco - tomatinhos

Ingredientes

Modo de preparo

Lave bem todos os tomates que serão utilizados na receita. Depois, com a ajuda de uma faca, pique os tomates cereja ao meio, colocando no recipiente em que será servida a salada. Pique também as mussarelas de búfala e leve ao mesmo recipiente. Finalize a salada com as folhas de manjericão – também bem higienizadas – azeite e sal.

Sirva tudo bem fresco para acompanhar as carnes.

Salada de couve com laranja

saladas para acompanhar o churrasco - laranja

Ingredientes

Modo de preparo

Higienize bem a couve e, depois de picar, coloque as tiras em um prato com água para auxiliar a retirar o amargor da planta. Enquanto isso, pique as laranjas e, se possível, guarde o máximo de sumo para utilizar no tempero.

Coloque todos os ingredientes em um recipiente, adicione o sal, a pimenta, o azeite, o vinagre, a mostarda e um pouco do sumo de laranja. Misture bem e sirva ainda fresco.

Salada de folhas verdes com molho de manga e amêndoas

saladas para acompanhar o churrasco - folhas

Ingredientes

Modo de preparo

Higienize bem todas as folhas que serão utilizadas na salada e pique, usando as mãos, para colocar na saladeira. Em um outro recipiente prepare o molho de manga, batendo a manga picada, a colher de mel, o sal e a pimenta com a ajuda de um mixer ou no liquidificador. Adicione, ao final, os cravos (se desejar).

Coloque o molho na saladeira com as folhas e adicione as amêndoas torradas para finalizar.

Salada de berinjela

saladas para acompanhar o churrasco - beringela

Ingredientes

Modo de preparo

Depois de higienizar bem os ingredientes da receita, separe uma tábua e uma faca para picar os pimentões, as berinjelas, as azeitonas e cebolas (todas, preferencialmente em cubos). Pegue um tabuleiro e coloque, primeiro, as berinjelas e as cebolas, cubra com orégano, sal, vinagre e azeite e leve ao forno até cozinhar as berinjelas.

Retire o tabuleiro do fogo, mexa bem o conteúdo com a ajuda de uma colher, coloque os pimentões, mais azeite e volte para o forno, por mais 10 minutos.

Repita o procedimento de tirar o tabuleiro do forno, mexer com a colher, e agora colocar as azeitonas picadas, retornando o conteúdo ao forno por mais 10 minutos.

Uma última vez, repita o procedimento, agora acrescentando as nozes e as passas, para finalizar e voltar ao forno por mais 10 minutos.

Ao retirar o tabuleiro, regue o conteúdo com azeite, deixe esfriar e sirva para acompanhar as carnes e os pães de alho do churrasco.

 

Qual receita é a sua favorita? Tem outra sugestão de acompanhamento leve para seu churrasco? Compartilhe com a gente!

Banner_BLOG_churrascometro