Popular na mesa de muitas famílias brasileiras, o iogurte é um alimento que pode fazer a diferença na qualidade da sua alimentação. Além de extremamente saboroso, o iogurte apresenta várias características nutricionais interessantes, mas que nem todo mundo conhece. Que tal conferir, com a ajuda desse artigo, os benefícios do iogurte para sua saúde?

benefícios do iogurte - imunidade

Boa fonte de cálcio para seus ossos

Você provavelmente já ouviu falar sobre como o leite é uma importante fonte de cálcio para a alimentação, certo? Por ser um derivado do leite, não poderíamos esperar uma composição nutricional muito diferente para o iogurte. Esse alimento pode lhe fornecer mais de 100mg de cálcio em apenas 100g.

O cálcio é um mineral essencial para a saúde dos ossos, responsável por fortalecer suas estruturas e evitar o desenvolvimento de doenças como a osteoporose, causadas pela baixa concentração desse nutriente no organismo.

Rico em proteínas de alto valor biológico

Produtos de origem animal, como as carnes, o leite e seus derivados, são considerados fontes riquíssimas de proteínas que gostamos de chamar de “Proteínas de Alto Valor Biológico” (AVB).  Essas proteínas, quando ingeridas, são mais facilmente aproveitadas pelo organismo humano, que utiliza esses nutrientes em diversas atividades metabólicas e corporais.

O iogurte, portanto, é um alimento rico nesse tipo de proteína que, além de serem essenciais para a formação das nossas fibras musculares e dos nossos órgãos, também participam de várias atividades metabólicas essenciais para a vida humana, da formação de células de defesa do organismo e até mesmo da nossa produção hormonal.

benefícios do iogurte - cálcio

Importante para a saúde gastrointestinal

Os iogurtes são alimentos que podem ser classificados como probióticos. Os probióticos são, na verdade, o nome dado a microorganismos benéficos para a nossa saúde e que podem ser encontrados em alguns tipos de alimentos – como, por exemplo, os leites fermentados e os iogurtes naturais.

A ingestão de probióticos é indispensável para manter o funcionamento correto do sistema gastrointestinal, melhorando nossa absorção de determinados nutrientes, a digestão e evitando quadros desconfortáveis de constipação intestinal.

Melhora a resposta imune

Outro benefício importante promovido pelos probióticos encontrados nas porções de iogurte que você consome, é a melhora da nossa resposta imune. Esses microorganismos benéficos ajudam a recompor a nossa flora bacteriana intestinal, que tem participação importante na formação da resposta imune do organismo.

Ter um intestino saudável, portanto, é indispensável para quem quer manter a imunidade em alta. Dessa maneira, comer iogurte pode ser uma excelente alternativa para cuidar desse órgão tão importante.

benefícios do iogurte - probióticos

Existem diferentes tipos de iogurte, que agradam a todos os tipos de paladares e objetivos nutricionais. Você pode saboreá-lo no café da manhã – com frutas, granolas e outros grãos – ou até mesmo utilizá-lo em receitas para preparar o almoço ou jantar, substituindo ingredientes como o leite e o creme de leite.

Que tal tornar esse alimento parte da sua rotina diária? Compartilhe com a gente suas dúvidas e impressões sobre esse assunto!