A carne é um ingrediente considerado essencial por muitos brasileiros em qualquer refeição. Fonte importante de proteínas e minerais como o ferro, esse alimento deve ser consumido com cautela, de acordo com médicos e nutricionistas. O motivo? A ingestão de carne em excesso pode aumentar o consumo de gorduras de origem animal que, apesar de essenciais para nossa saúde, também precisam ser consumidas com cautela.

A melhor maneira de não retirar esse alimento do seu cardápio e tornar sua ingestão ainda mais saudável é optar pelo preparo de carne grelhada. Se você não é um grande fã desse estilo de preparação, que tal conferir alguns motivos para mudar de ideia na hora de fazer a sua carne?

Opção de carne de baixa caloria, nutritiva e saborosa

Carne grelhada sabor

Não importa se você optou por preparar um frango ou um bife de boi na grelha. A grande verdade é que a preparação grelhada é sempre a alternativa menos calórica para a carne que você pretende consumir – e isso não significa que ela seja menos saborosa!

Com a ajuda de um pequeno fio de óleo – ou de azeite – você consegue valorizar o sabor da carne e seus nutrientes, que são preservados durante a preparação (ao contrário do que acontece no processo de fritura, em que muitos micronutrientes podem ser saturados e perdidos).

Várias são as possibilidades de preparo

carne grelhada versatilidade

Você deve estar pensando que a carne grelhada é uma opção sem graça para quem gosta de saborear esse tipo de alimento, correto? Mas, não se engane! A carne grelhada é uma alternativa extremamente versátil para compor seus pratos e suas refeições do dia a dia.

Além de combinar bem com complementos tradicionais das refeições típicas do brasileiro – como o arroz com feijão ou a salada – os grelhados também acompanham perfeitamente um pedaço de torta, massas, sanduíches e podem ser consumidos até mesmo como prato principal, se acompanhados de um bom molho. Sem contar que harmonizam direitinho com qualquer tipo de bebida (sucos naturais, vinhos e até uma cerveja gelada). Por isso que afirmamos ser possível montar uma bela refeição acompanhada de uma deliciosa peça de carne grelhada!

Estilo de cocção que se adapta a todos os tipos de carnes

carne grelhada porco

Como te contamos no início desse texto, a preparação grelhada pode ser utilizada para todos os tipos de carne. Se você é um fã de carne de porco, por exemplo, que tal tentar preparar um bom lombo suíno grelhado, a parte mais magra do porco? Você pode saboreá-lo com um prato de salada refrescante ou até mesmo utilizá-lo como ingrediente principal de um sanduíche.

Para quem gosta de frango, mas quer fugir do tradicional peito de frango grelhado, uma boa dica é tentar esse preparo com um saboroso pedaço de sobrecoxa? Recomendamos acompanhar essa carne com um delicado molho de laranja ou alguns legumes também preparados na grelha.

O bife de boi grelhado, por sua vez, é um dos pratos mais tradicionais da mesa do brasileiro. Como, geralmente, a carne de boi apresenta uma concentração de gordura maior do que as de outros animais (característica que dá mais sabor para a peça), você só precisa utilizar um pouco de sal para grelhar e servir com seus acompanhamentos favoritos: arroz, feijão, batata frita e salada 😉

O peixe não poderia ficar de fora dessa lista de carnes que podem ser preparadas grelhadas. Por ser é uma carne bem delicada, ela deve ser grelhada com muito cuidado, para que você evite ressecar o alimento. Use um pouco de sal e ervas finas para temperar e pronto! Você tem uma excelente opção de carne para acompanhar massas, risotos e legumes variados. Veja essa nossa  ideia de receita para um saboroso filé de tilápia:

 

Carne grelhada: Maior praticidade e rapidez para suas refeições

carne grelhada legumes

Ninguém pode se queixar da demora e da complexidade na hora de preparar uma carne grelhada. Esse tipo de preparação, provavelmente, é o mais prático e rápido para quem quer saborear um pedaço de carne e não ter que passar muito tempo em frente ao fogão. Essa é uma das grandes vantagens de se optar por carnes grelhadas no seu cardápio.

 

Não importa se você vai preparar a carne grelhada em um almoço para a família, em um jantar com os amigos ou para fazer um lanche rápido em casa. Ela é uma excelente opção para qualquer situação em que você precisa oferecer uma carne saborosa e nutritiva!

Está convencido de que adicioná-la ao seu cardápio pode ser uma boa ideia? Dê sua opinião sobre o assunto!