O mês de junho é a época do ano perfeita para as festas de São João! Não apenas o dia 24 de junho é uma data de festa nesse mês, mas também muitos outros dias são recheados de eventos juninos, que celebram esse mês de temperaturas mais baixas e muita diversão no Brasil.

Como toda boa festa no frio, os vinhos não podem ficar de fora! Que tal conferir algumas dicas de como combinar os melhores vinhos com as celebrações de junho e de São João?

Use vinhos de mesa adocicados para fazer as receitas de vinho quente
melhores vinhos festa junina - vinho quente

Um dos drinks mais populares das festas juninas e de São João é o vinho quente.  Como essa é uma bebida preparada com uma mistura do vinho tinto com frutas e especiarias, como a canela e o cardamomo, nada mais apropriado do que escolher um rótulo mais suave e adocicado para prepará-lo.

Vinhos brasileiros, como o Chalise ou o Saint German, são perfeitos por combinar com o sabor da maçã e da nectarina, geralmente utilizados nessa receita.

Use vinhos brancos suaves para fazer quentão de vinho branco

melhores vinhos festa junina - quentão

Você provavelmente já ouviu falar da receita tradicional de quentão preparada com cachaça e outros ingredientes, mas sabia que existe também uma saborosa versão dessa receita feita com vinho branco?

Para quem não se adapta ao peculiar sabor da cachaça, o quentão de vinho branco pode ser uma boa alternativa para esquentar durante as festas juninas e de São João. Os melhores vinhos para preparar esse tipo de receita são os brancos mais adocicados que combinam com os ingredientes utilizados no preparo.

Vinho tinto e festas no frio sempre combinam

melhores vinhos festa junina - vinho

Para quem não gosta de ousar quando o assunto é vinho, a melhor opção para acompanhar o frio das festas de junho e São João são, sem sombra de dúvidas, os rótulos de vinhos tintos. Escolha o tipo de uva que mais lhe agrada e não tenha medo de combinar uma saborosa taça com as mais diversas guloseimas que são servidas nas festas de junho, afinal, o importante nesses eventos é aproveitar o momento de diversão e as boas companhias!

Em temperaturas mais altas, invista em vinhos para fazer sangria

melhores vinhos festa junina - sangria

O Brasil é um país de enorme extensão e, por isso, enquanto em alguns estados podemos viver semanas seguidas de temperaturas baixas, em outros as festas de junho podem ser celebradas em meio a muito calor.

Se a sua celebração vai acontecer em temperaturas mais altas, mas você não quer abrir mão do vinho para acompanhar suas receitas, que tal investir em jarras refrescantes e saborosas de sangria? Para isso, opte por vinhos de uva espanhola (como Garnacha ou Tempranillo), que são mais ácidos e tem taninos mais suaves.

 

Não importa com qual receita – ou qual vinho – você vai celebrar as festas de junho, o importante é sempre ter um bom motivo para reunir amigos e família! Qual dessas sugestões de melhores vinhos você vai servir no seu evento? Conte para a gente!

Banner_conteudos-932x317-Viva_vinhos