Quem tem o hábito de fazer compras de produtos de limpeza para a casa já deve ter reparado que os tradicionais rótulos de sabão, amaciantes e outros produtos similares em pó, tem perdido espaço nas gôndolas de supermercados para formulações concentradas.

Muitos consumidores, apesar de adotarem a tendência observada no mercado, ainda sentem falta das fórmulas antigas dos produtos em pó. Entretanto, a troca para o uso de produtos de limpeza concentrados é uma excelente alternativa para o usuário, o fabricante e o meio ambiente. Ficou curioso em saber por quê?

As grandes indústrias têm a sustentabilidade como foco de suas ações

produtos de limpeza concentrados

Não é mais segredo para ninguém que as grandes indústrias têm mudado bastante a forma como desenvolvem, comercializam e fornecem seus produtos, para poder tornar suas atividades mais sustentáveis. Essa é também uma característica que tem sido valorizada pelo mercado consumidor, já que os clientes se preocupam cada vez mais em como suas escolhas podem afetar o meio ambiente.

As ações de sustentabilidade, portanto, não deveriam se restringir somente à indústria alimentícia, visto que qualquer tipo de produção em larga ou pequena escala afeta, mesmo que de maneira indireta, o meio ambiente. Por esse motivo, os produtos de limpeza concentrados começaram a se tornar mais frequentes nos mercados e supermercados de todo o país.

Esses produtos, que em sua grande maioria são apresentados como sabões, amaciantes e detergentes líquidos, necessitam de menos água para sua fabricação, situação que gera uma grande economia de um dos recursos naturais mais importantes para o planeta. Esse menor uso da água também pode ajudar a proteger nascentes de rios e grandes lençóis freáticos, que estavam expostos a um possível risco de contaminação com produtos químicos utilizados durante a produção industrial.

Outra importante característica sustentável dos produtos de limpeza concentrados é sua rentabilidade. Essa característica leva as grandes indústrias a investirem em embalagens com maior durabilidade, que podem ser reaproveitadas e que, em muitos casos, oferecem uma capacidade maior de limpeza consumindo um volume muito menor de produto. Essas mudanças, por sua vez, influenciam em uma menor demanda de plástico, papel e outros materiais – renováveis ou não – no desenvolvimento das embalagens.

Os custos com transporte e armazenamento também são reduzidos

produtos de limpeza concentrados

A produção de materiais de limpeza concentrados também resulta em uma importante economia para as grandes indústrias em transporte e armazenamento desses produtos – situação que afeta, direta e indiretamente, o meio ambiente.

Com embalagens mais compactas, será necessário menos espaço para transportar e armazenar esses materiais, o que resultaria na utilização de caminhões menores – além de uma frota menor – para levá-los das indústrias para os centros de distribuição. Com menos veículos nas ruas, além de beneficiar o trânsito, essa simples ação pode ajudar a reduzir o consumo de combustíveis nos grandes centros, melhorando a qualidade do ar dessas regiões.

Usar produtos de limpeza concentrados pode ser ótimo para suas tarefas domésticas

produtos de limpeza concentrados

A troca dos produtos convencionais de limpeza para formulações concentradas não é somente um benefício para as grandes empresas deixarem suas ações mais sustentáveis – ela também é uma excelente oportunidade para você usufruir das vantagens desses materiais.

Optar por esse tipo de produto pode, por exemplo, fazer muito bem para o seu bolso. Eles ajudam a consumir menos água na hora de higienizar suas roupas e a tornar o processo de limpeza mais rápido e eficiente. Eles influenciam também, é claro, na rentabilidade dos produtos de limpeza que você terá em casa. Dessa maneira você investe um valor menor em um produto que vai durar por muito mais tempo na sua despensa.

Veja algumas das vantagens oferecidas por esses produtos nesse aspecto:

  • Amaciantes concentrados: frascos de 500mL podem render aproximadamente 22 lavagens, se utilizados de acordo com as orientações do fabricante;
  • Detergentes líquidos: Podem render até quatro vezes mais que o detergente comum, se utilizados de acordo com as orientações do fabricante;
  • Lava-roupas líquidos: Três vezes mais agentes de limpeza que suas versões comuns.

Quanto maior a durabilidade do produto, maior é o beneficio ao meio ambiente

produtos de limpeza concentrados

É impossível falar de durabilidade dos produtos sem citar a importância que essa característica tem para o meio ambiente. Atualmente, essa é uma preocupação não somente das grandes indústrias, como também dos consumidores, como afirmamos no início desse artigo.

Por esse motivo é tão importante respeitar o uso dos materiais de acordo com as instruções dos produtores, evitando o desperdício e também a contaminação da água com o volume excessivo desses compostos. Dessa maneira, a durabilidade do produto é garantida, gerando impactos menores ao meio ambiente.

A durabilidade é um fator que também influencia no volume de embalagens produzidas e utilizadas pela população. Como o produto dura mais tempo no estoque de casa, é natural que o volume de descarte das embalagens para o lixo também seja menor. Quanto menor o volume de resíduos gerados em longo prazo, maiores serão os benefícios para a população local e, especialmente, para a natureza.

Para poder usufruir de todos os benefícios dos produtos de limpeza concentrados para o meio ambiente – e também para o seu bolso – é importante ler e obedecer às orientações de uso de cada um, visto que as concentrações e volumes sugeridos podem variar de acordo com o fabricante. É importante lembrar também que esses produtos não devem ser misturados e usados em conjunto, a não ser que o fabricante recomende essa prática.

Você já faz o uso de produtos de limpeza concentrados na sua casa? Quais são as vantagens observadas na sua rotina? Conte para a gente!

Confira também outras ações que podem tornar seus hábitos de compra – e de vida – mais sustentáveis no nosso vídeo sobre consumo consciente: