Entre risos, conversas e pratos cheios de afeto, o almoço de sábado tem um protagonista clássico: a feijoada. Mas, para que esse seja um momento de partilha e felicidade para todos,  garantir a variação do prato é uma maneira de tornar a ocasião mais inclusiva para diferentes tipos de gostos e paladares.

E aqui a nossa dica é a maravilhosa feijoada vegana. Sem abrir mão do sabor, essa versão é perfeita para quem segue uma alimentação baseada em vegetais. Assim, todos se sentem bem-vindos à mesa, celebrando juntos a tradição do sábado —  agora, com mais diversidade e respeito às escolhas de cada um.

Vamos lá conferir como fazer essa receita?

Tradição dos sábados na versão vegana

Feijoada vegana com legumes e acompanhamento

A feijoada é um dos pratos mais queridos dos brasileiros. Tradicionalmente preparada com feijão preto, ou carioquinha, e diversas carnes, ela representa o espírito de celebração. Não à toa, é muito comum o prato ser servido em almoços de sábado, reunindo amigos e familiares em torno de uma refeição farta e saborosa.

Mas o que muita gente não sabe ainda é que quem segue uma dieta à base de produtos livres de origem animal não precisa ficar de fora da confraternização. É possível preparar uma deliciosa feijoada vegana, sem abrir mão da tradição, além de, claro, essa ser uma ótima oportunidade de celebrar com toda a família, promovendo inclusão, respeito e criatividade na cozinha.

Ingredientes que substituem as carnes da feijoada

Por não levar carnes, a feijoada vegana costuma ser mais leve, facilitando a digestão e permitindo que o almoço de sábado continue com aquela sensação boa de aconchego e bem-estar.

Porém, para deixá-la saborosa e com o gostinho característico da feijoada convencional, o segredo é apostar em ingredientes que substituem as carnes tradicionais, proporcionando sabor, textura e profundidade ao prato. Também vale investir na combinação de temperos e ingredientes defumados. Veja a seguir algumas opções deliciosas:

Tofu defumado

Quando bem temperado e grelhado, o tofu defumado lembra o sabor do bacon, sendo uma ótima maneira de deixar a feijoada mais gostosa e nutritiva.

Proteína de soja

Além de possuir uma textura que lembra a carne tradicional, a proteína de soja absorve bem os temperos, podendo substituir linguiças e carnes desfiadas.

Berinjela

Berinjelas frescas em uma tigela

A berinjela possui uma textura firme, que funciona como uma ótima substituta de carne, principalmente quando grelhada ou assada.

Cogumelos

Os cogumelos, como o shimeji ou o portobello, possuem textura macia e adicionam um sabor especial ao prato.

Cenoura e abóbora

Além de nutritivas, a cenoura e a abóbora trazem cor e um leve adocicado que equilibra o prato.

Alga kombu ou fumaça líquida

Esses produtos ajudam a reproduzir o sabor defumado típico da feijoada, dando ao prato vegano um toque tradicional à receita.

Tempero caseiro

Além dos ingredientes citados, não podemos esquecer dos temperos caseiros que fazem toda diferença. São eles o alho, a cebola, o louro, a páprica defumada, o cominho e a pimenta-do-reino.

Receita de feijoada vegana

Confira a seguir uma receita prática e deliciosa para você preparar sua feijoada vegana em casa e transformar o sábado em um momento ainda mais especial entre aqueles que você ama.

Ingredientes

  • 2 xícara(s) de chá de feijão preto.
  • 2 cebolas.
  • 2 beterrabas laranjas.
  • 2 mandioquinhas.
  • 2 inhames.
  • 1 alho-poró.
  • 1/4 de abóbora japonesa.
  • Vagem.
  • Cebolinha.
  • Salsinha.
  • 2 litros de caldo de legumes.
  • 2 xícaras de chá de arroz.
  • Sal a gosto.
  • Temperos a gosto.

 Modo de preparo

Mão adicionando sal a uma panela de feijoada

  1. Deixe o feijão de molho de um dia para o outro, trocando a água duas vezes.
  2. Descasque os legumes e guarde as cascas que irão para o caldo.
  3. Pique os legumes e refogue a cebolinha e o alho-poró com azeite.
  4. Enquanto refoga, deixe o feijão cozinhando em fogo baixo por duas horas.
  5. Acrescente os legumes mais duros primeiro (primeiro a beterraba laranja, depois a abóbora e, por fim, a mandioquinha).
  6. Refogue o arroz com cebolinha picada e acrescente o caldo de legumes aos poucos para cozinhá-lo.
  7. Adicione sal a gosto.
  8. Coloque uma parte do feijão aos poucos na panela dos legumes. Para engrossar o caldo, amasse os grãos com um garfo.
  9. Misture e adicione o restante do feijão.
  10. Quando ferver, acrescente o inhame picado. Adicione sal a gosto.
  11. Deixe o feijão cozinhar com os legumes por mais ou menos uma hora.
  12. Sirva com salsinha picada por cima.

Acompanhamentos para sua feijoada

Acompanhamentos frescos para feijoada vegana

A feijoada vegana também combina com os acompanhamentos tradicionais, muitos dos quais já são naturalmente veganos ou podem ser adaptados com facilidade. Aqui vão algumas sugestões para completar o almoço:

  • Arroz branco.
  • Farofa crocante (com azeite, alho, cebola, cenoura ralada e farinha de mandioca).
  • Couve refogada.
  • Vinagrete.
  • Laranja em rodelas.
  • Torresmo vegano (feito com pele de tofu ou até com casca de batata frita e temperada).

Ao preparar uma feijoada sem ingredientes de origem animal, você não está apenas oferecendo uma opção deliciosa, mas também promovendo inclusão, respeito e acolhimento. Afinal, compartilhar uma refeição é também compartilhar valores.

Por isso, que tal experimentar essa versão de feijoada vegana no próximo sábado? Com os ingredientes certos, um toque de criatividade e muito amor, é possível transformar o almoço em um momento ainda mais especial e deixar todos satisfeitos. E lembre-se que, para achar qualquer ingrediente para a sua feijoada especial, é só passar nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou no app do Pão de Açúcar Mais.

Até a próxima!