Tintos, brancos, rosés, espumantes… aos enófilos de plantão, um aviso: que tal conferir 18 ideias de petiscos para vinho e tornar sua experiência de degustação ainda mais incrível e saborosa?

Aperitivo de salada caprese

Típica da culinária italiana, a receita de salada caprese apresenta caráter leve, mas bastante saboroso. Para fazer a harmonização perfeita com esse aperitivo, opte por vinhos igualmente delicados, como os rosés ou espumantes Brut.

petiscos para vinho salada caprese

Brie empanado 

Com textura crocante por fora e cremosa no interior, o brie revela uma combinação poderosa com mel e damasco. Por isso, um vinho branco, como os elaborados com a uva Chardonnay, é uma ótima opção para harmonizar com essa receita!

petiscos para vinho brie

Bruschetta Siciliana

Um dos petiscos para vinho mais adorados, a bruschetta nada mais é do que um antepasto à base de pão com ingredientes variados. Para essa versão Siciliana, tintos italianos produzidos com a uva Primitivo são a escolha certeira!

petiscos para vinho bruschetta

Canapé Brandade de bacalhau

Receitas com bacalhau muitas vezes já são por si só arrebatadoras. Aqui, ele aparece em forma de canapé com ingredientes deliciosos e igualmente leves. Portanto, invista em um vinho de características semelhantes, como o Vinho Verde branco.

petiscos para vinho bacalhau

Canapés de queijo coalho 

Aos apaixonados por queijo e café, eis uma união incrível entre dois ingredientes. E para essa combinação ficar ainda mais perfeita, aposte na harmonização com vinhos de sabores complementares, como um Porto Tawny ou um Late Harvest branco.

petiscos para vinho queijo coalho

Cheddar e salaminho

Unir pedacinhos de cheddar e salaminho é outra ideia excelente de petiscos para vinho! Afinal, além do preparo rápido e prático, eles oferecem sabores contrastantes. Dessa forma, vinhos Merlot são a sugestão para harmonização!

petiscos para vinho cheddar

Dadinho de tapioca 

É do time dos que adoram dadinho de tapioca, mas quer investir em um acompanhamento diferente? Aqui, o toque especial fica por conta da geleia de pimenta, que para ter seu sabor realçado pede harmonizações com Cabernet Sauvignon ou blends de Bordeaux!

petiscos para vinho dadinho

Empanadinho de provolone

É fã de queijos e prefere degustar seus vinhos com esse tipo de petisco? Harmonize empanadinhos de provolone com tintos mais equilibrados, como o Malbec, ou também mais intensos, como o Chianti e outros conterrâneos italianos com a uva Negroamaro.

petiscos para vinho empanadinho

Falafel rosa 

O falafel é um bolinho típico do Oriente Médio elaborado com grão-de-bico e especiarias. Para harmonizá-lo, atente-se ao molho de tahine que o acompanha e opte por vinhos mais leves, como espumantes ou com uvas Sauvignon Blanc e Riesling.

petiscos para vinho falafel

Iscas de filé-mignon 

Para petiscos mais suculentos e de sabor intenso, como as iscas com molho de queijos, as escolhas devem ser por vinhos à altura, que dão conta dessa vivacidade. Portanto, varietais de Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Malbec, por exemplo.

petiscos para vinho filé-mignon

Iscas de tilápia 

Um peixinho na lista de petiscos para vinho já é uma ótima ideia. Se empanado e com acompanhamentos igualmente saborosos, melhor ainda! Para fechar essa combinação com chave de ouro, faça uma harmonização com brancos Pinot Grigio.

petiscos para vinho iscas de tilápia

Lula à dorê

Preparar uma receita de lula à dorê é uma tarefa bastante simples. Dessa forma, para tornar a sua missão de encontrar um vinho que harmonize com esse petisco frito igualmente fácil, lembre-se de escolher brancos com Viognier, Colombard e outras uvas.

petiscos para vinho lula

Petisco de camarão

Se você está procurando petiscos para vinho de personalidade mais leve, esta receita de camarão é uma das melhores sugestões. Afinal, brancos varietais das uvas Sauvignon Blanc e Pinot Grigio se encaixam muito bem aqui!

petiscos para vinho camarão

Petisco de presunto parma

Rolinhos de presunto parma recheados com rúcula e cream cheese a gosto pedem vinhos que harmonizem com seu caráter salgado e mais gorduroso. Por isso, aposte em varietais de Sauvignon Blanc e também Vinhos Verdes brancos e rosés.

petiscos para vinho presunto parma

Entradinhas de suíno

Bacon, salame ou presunto? Seja qual for sua preferência de ingrediente, saiba que receitas feitas com carne de porco geralmente precisam de vinhos que suportem seu teor de gordura. Os elaborados com Tempranillo e Garnacha são uma ótima opção!

petiscos para vinho suíno

Pipoca temperada

É verdade que para a harmonização de um vinho com pipoca dar 100% certo, vai depender de cada tempero que você escolher utilizar no preparo da receita. Mas, de forma geral, opções com Sauvignon Blanc e espumantes têm grandes chances de acerto!

petiscos para vinho pipoca temperada

Tábua de queijos

Talvez a ideia mais clássica, adorada e reproduzida de petiscos para vinho, a tábua de queijos oferece um mundo de sabores variados e capazes de harmonizar com rótulos de características distintas, como brancos, tintos, rosés e licorosos (Porto Tawny).

petiscos para vinho queijos

Tapas de salmão defumado

E por último, mas não menos importante, a sugestão perfeita para você que não abre mão de receitas com salmão. Nesta aqui, o peixe aparece em uma versão defumada que vai muito bem com vinhos brancos elaborados com a uva Chardonnay.

petiscos para vinho salmão

Quais são seus petiscos para vinho favoritos? Tem sugestão de outros que não estão na lista? Aproveite e confira todos os posts sobre harmonização de vinho que já fizemos aqui no Blog do Pão!