Receita criada pelo culinarista Luiz Alfredo Guedes

canapé brandade de camarão - texto

Tempo de preparo: 40 minutos

Rendimento: 15 a 20 unidades

Introdução

O bacalhau é um queridinho do brasileiro e, em versão canapé, deixa qualquer ocasião mais saborosa. É uma ótima opção para servir naquela reunião descontraída, em que você faz questão de impressionar os convidados.

Bebida do Cozinheiro

Vinho do porto branco

Ingredientes

Modo de preparo

Dessalgue o bacalhau desfiado em uma tigela com água gelada e deixe por aproximadamente 5 horas, trocando a água a cada uma hora. Ao terminar o dessalgue, escorra o bacalhau, descartando a água.

Encha uma panela média com água o suficiente para cobrir o bacalhau, coloque a folha de louro e leve ao fogo. Quando levantar fervura, adicione o bacalhau e cozinhe por 3 minutos. Escorra. Com ele ainda quente, retire espinhas e restos de pele grudados à carne.

Enquanto isso, coloque a batata para cozinhar em uma segunda panela – não se esqueça de salgar a água! Quando estiverem macias, escorra-as e, com o auxílio de um espremedor, faça purê delas. Reserve.

Leve a mesma panela que usou para cozinhar as batatas de volta ao fogo, espere aquecer, coloque o azeite e, quando ele estiver quente, refogue a cebola, o alho e o alho-poró. Junte o bacalhau e misture bem, deixando dourar.

Quando estiver bem douradinho e bem desfiado de tanto misturar, acrescente metade do creme de leite fresco, o tomilho e misture bem. Tempere com a pimenta do reino moída na hora, adicione o purê de batata e o restante do creme de leite. Misture bem novamente e finalize com a ajuda de um mixer para que a mistura fique bem homogênea.

Cozinhe por mais alguns minutos, ajuste o sal e a pimenta e sirva quente ou fria, sobre torradinhas. Decore com raminhos de tomilho ou folhinhas de salsinha e um fio de azeite!

Harmonização

Vinho branco espumante, whisky ou champanhe.

Confira também outras receitas que já foram publicadas no blog!