Quando você pensa em frutas cítricas, o que vem à sua cabeça? Certamente, uma das principais lembranças é o sabor azedinho e mais ácido do alimento. Mas você sabia que é justamente esse ácido que determina a sua classificação?
Com essa grande concentração de ácido ascórbico (vitamina C), e ricas também em ácidos cítricos, elas são conhecidas pelos benefícios que, em uma dieta equilibrada e com hábitos saudáveis, podem oferecer ao organismo ao serem consumidas preferencialmente in natura.
Além de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo contra gripes, infecções e doenças como câncer, as frutas cítricas e seus antioxidantes podem ajudar na saúde do cérebro e no controle do colesterol e triglicérides, beneficiando também o funcionamento cardiovascular. Ainda com a atuação dos antioxidantes, que combatem os radicais livres, elas podem contribuir para a melhora das células das unhas, cabelos e pele ao fornecer colágeno, proteína que oferece elasticidade, firmeza e resistência.
Abacaxi
Fruta tropical, o abacaxi é um alimento que, quando consumido mais verde, pode apresentar sabor bastante ácido. É bastante nutritivo e, além da vitamina C, contém vitaminas A e B, açúcares, fibras, enzima bromelina e sais minerais, como cálcio, ferro e potássio.
Acerola
A acerola é uma das frutas cítricas que mais apresentam nutrientes em sua composição. Com sabor levemente ácido, é rica em vitamina C, A e B, e minerais, como cálcio, cobre, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Ameixa
Uma das frutas vermelhas, a ameixa revela toques mais doces e levemente ácidos. Juntamente com a vitamina C em sua composição, estão as vitaminas A e B, fibras e sais minerais, como cobre, fósforo e zinco.
Amora
A amora é outra fruta que faz parte da famosa classificação “frutas vermelhas”. Seu sabor é mais intenso, embora o caráter ácido seja mais discreto. Fonte de vitamina C, ela apresenta também vitaminas B, E e K, antioxidantes, fibras, flavonoides e sais minerais, como ferro, magnésio e potássio.
Caju
Embora não seja muito lembrado quando o assunto são frutas cítricas, o caju é uma boa fonte de vitamina C. Além de suas características mais adocicadas e ácidas, oferece nutrientes como fibras e os minerais cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco.
Kiwi
Doce e ácido, o kiwi é uma fruta bastante saudável, pois, além da grande quantidade de nutrientes, contém poucas calorias e não possui colesterol. Com o seu consumo, há a ingestão de vitaminas C, A e B, aminoácidos e sais minerais, como ferro, fósforo e zinco.
Laranja
A laranja é, muito provavelmente, a mais lembrada das frutas cítricas. Com sabor que pode ir do adocicado ao mais ácido, é famosa por apresentar boas quantidades de vitamina C. Além disso, ela também contém vitaminas A e B, fibras, flavonoides e os minerais cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.
Lima-da-pérsia
Não tão popular quanto as outras frutas desta lista, a lima-da-pérsia tem formato redondo, coloração amarela e casca fina. Seu sabor é um pouco mais amargo do que a laranja, embora revele traços doces, e seus nutrientes são as vitaminas C e B, antioxidantes, e o sal mineral potássio.
Limão
Se existe outra fruta além da laranja que geralmente é lembrada por fazer parte do time das frutas cítricas, é o limão. Tem famoso caráter azedo e nutrientes como vitaminas C, A e B, e os minerais cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Maracujá
Famoso pelas propriedades calmantes, o maracujá, que dependendo do tipo pode ter características mais doces ou ácidas, é uma fruta bastante nutritiva. Juntamente com a vitamina C, oferece vitaminas A e B, fibras e sais minerais, como fósforo, potássio e sódio.
Mexerica
Com aroma inconfundível e sabor suavemente doce, a mexerica é uma fruta rica em vitaminas C, A e B, antioxidantes, fibras e minerais, como cálcio, fósforo e magnésio.
Morango
O morango é outra fruta que figura no grupo das “frutas vermelhas”. Tem caráter mais adocicado e traços ácidos, e em sua composição apresenta as vitaminas C e A, B e K, açúcares e os sais minerais cobre, iodo, magnésio, manganês, potássio e silício.
Toranja
Embora não seja tão famosa em terras brasileiras, a toranja, também conhecida como grapefruit fora do país, é uma das frutas cítricas mais nutritivas. Com formato redondo e cor amarela-alaranjada, é saborosa e mostra agradável equilíbrio entre doce e azedo. Fonte de vitaminas C e A, oferece também açúcares, antioxidantes, fibras, flavonoides e minerais, como potássio.
Uva
Com tipos variados, a uva mostra sabores igualmente diferentes, embora com traços adocicados e ácidos semelhantes. Rica em vitaminas C e B, ela também conta com antioxidantes, carboidratos, e sais minerais, como cálcio, ferro e potássio, em sua composição.
Outras frutas cítricas
Cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, nêspera, pêssego, romã e tamarindo são outras frutas cítricas que são fontes de vitamina C e demais nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.
–
Você já conhecia as principais frutas cítricas? Tem o hábito de consumi-las no dia a dia? Confira também nosso post com outros alimentos ricos em vitamina C!
maio 15, 2020
Ótimas informações sobre os benefícios das frutas cítricas . 👏👏👏
maio 18, 2020
🙂
agosto 28, 2020
Muito bom , mas pra mim faltou mais informações . Aqui na minha cidade Petrolina não encontro toranjas que é geneticamente criada deve ser uma delícia.
agosto 31, 2020
Oi, Alanna. Tudo bem? Infelizmente a toranja é uma fruta difícil de ser encontrada no Brasil mesmo 🙁
outubro 27, 2020
Parabéns foi muito útil as informações que li . Gostei muito
outubro 27, 2020
Oi, Hilda! Obrigada pela mensagem! Esperamos vê-la sempre por aqui 🙂
outubro 28, 2020
Parabéns!! foi muito bom o conteúdo sobre frutas cítricas e ácidas,tirei minhas dúvidas.Um grande abraço.
outubro 29, 2020
Oi, Dayce! Obrigada pela mensagem, ficamos felizes em saber que gostou 🙂
novembro 27, 2020
Olá, gostaria de saber se o tomate é considerado uma fruta citrica.
dezembro 4, 2020
Oi, Jurandir! Tudo bem? Não é fruta cítrica 🙂
novembro 28, 2020
Realmente não sabia quais seriam as frutas consideradas cítricas a matéria me ajudou muito …tirei minhas dúvidas obrigada
novembro 30, 2020
Oba, Carmem! Ficamos felizes em saber 🙂
dezembro 30, 2020
Gostei das informações, me foram muito importante, obrigada!
janeiro 5, 2021
Esperamos sempre vê-la por aqui, Edna 🙂