Tem datas que a gente não quer só cozinhar, mas sim criar memória. E o almoço de Dia dos Pais é uma dessas ocasiões. É aquele momento de colocar a mesa com mais carinho, pensar em receitas com afeto e escolher os ingredientes certos para deixar tudo com o sabor que ele gosta.

Seja para o pai que ama carne assada, o que prefere um prato leve ou o que adora um bom vinho com uma sobremesa caprichada, uma coisa é certa: reunir a família em volta da mesa é o verdadeiro presente. Mas, para tudo isso funcionar, é preciso ter os ingredientes certos, o cuidado com a preparação e um olhar mais atento para combinações equilibradas e cheias de sabor.

Se você quer saber como fazer esse preparo com entrada, salada, prato principal e sobremesa, então fique com a gente. Isso porque fizemos uma seleção com dicas para você escolher o prato mais gostoso para o seu Dia dos Pais. Tudo pensado para agradar quem você ama.

Vamos montar esse cardápio juntos?

Entradas

Ainda que, em casa, fazer uma entrada sempre deixa a refeição mais gostosa — e deixa a conversa mais longa. Para isso, veja as nossas recomendações para o seu almoço de Dia dos Pais.

Tábua de frios

tabua de frios com charcutaria, queijo e azeitonas sob tábua em cima de mesa de madeira

Uma tábua de frios bem montada transforma o clima da refeição em celebração — e nem precisa se preocupar, porque é muito simples e fácil de fazer. Você pode montar com:

  • Queijos como minas padrão, brie e muçarela de búfala.
  • Presunto cru, peito de peru, castanhas e frutas secas.
  • Uvas, damasco ou figo fresco para equilibrar.
  • Torradinhas integrais ou palitinhos de legumes.

Dica: organize tudo por cor e textura para facilitar a combinação e deixar a apresentação irresistível.

Petiscos

Para deixar o momento leve e descontraído, você pode fazer petiscos com:

  • Espetinhos caprese (tomate cereja + muçarela + manjericão).
  • Bruschetta integral com tomate, alho e azeite.
  • Palitinhos de cenoura e pepino com patê de iogurte e ervas.

São leves, saborosos e agradam até os paladares mais exigentes. E ótimos para abrir o apetite.

Saladas

Uma salada também é bem-vinda por ser deliciosa, nutritiva e por ser um ótimo acompanhamento para os seus pratos. Veja só a seleção que fizemos para você!

Atum grelhado com salada Niçoise

Atum grelhado com salada Niçoise

Se a ideia é surpreender com leveza, essa é a escolha certa. O atum grelhado com salada Niçoise reúne textura, cor e sabor numa composição completa — com legumes, ovos e um molho cítrico que realça cada ingrediente.

Além de bonito no prato, é funcional e supernutritivo. Ideal para os pais que preferem um cardápio mais equilibrado, sem perder nada em sabor. É uma ótima pedida para quem quer leveza sem abrir mão da saciedade.

Salada espanhola com presunto cru e figos grelhados

Salada espanhola com presunto cru e figos grelhados

Essa salada espanhola com presunto cru e figos frelhados é uma verdadeira explosão de sabores e contraste de texturas. O presunto cru traz o salgado na medida, o figo grelhado entrega doçura e o queijo de cabra equilibra tudo com cremosidade.

Sirva fria com crocante de castanhas. É uma salada com cara de entrada principal.

Pratos principais

Para pratos principais, o legal é pensar em algo um pouco mais elaborado que possa deixar o seu pai bem contente com as combinações. Experimente essa seleção que fizemos para você.

Crispy de frango com purê de mandioquinha

crispy frango

Sabe aquele prato que agrada todos à mesa e ainda tem jeitinho de comida especial? O crispy de frango com purê de mandioquinha é isso — uma versão mais leve e crocante do empanado tradicional, que ganha nova vida quando acompanhado de um purê de mandioquinha macio e cheio de sabor.

Um jeito de entregar o que o seu pai merece: suculência por dentro, crocância por fora e aquele toque de capricho no prato.

Resultado? Um prato cheio de sabor, com proteína magra e raízes ricas em nutrientes.

Filé de pescado com shimeji

filé de pescado com shimeji, prato delicioso para dia dos pais

Para quem busca um almoço mais leve, mas cheio de sofisticação, essa receita de filé de pescado com shimeji é um acerto. O filé de pescado é grelhado com delicadeza, enquanto o shimeji traz umidade, textura e um sabor marcante que transforma a refeição.

Essa é uma daquelas combinações que valorizam cada ingrediente, perfeitas para surpreender o pai que adora sabores mais delicados e bem equilibrados. Combina bem com arroz de couve-flor ou purê de batata-doce. Ideal para quem quer um prato mais leve, mas sem abrir mão da sofisticação.

Filé recheado de presunto parma e aspargos com nhoque

Filé recheado de presunto parma e aspargos com nhoque

Quer impressionar sem complicar? Esse filé recheado de presunto parma e aspargos com nhoque é a resposta. A carne fica suculenta, o presunto parma dá um toque especial e os aspargos entram em cena trazendo frescor e cor ao prato.

É uma receita elegante, mas fácil de fazer, perfeita para um almoço em que o protagonista do dia merece se sentir em um restaurante — sem sair de casa.

Dica: sirva em medalhões com molho leve de mostarda e mel.

Farfalle gratinado

farfalle gratinado

Clássica, cremosa e com cara de receita de família. O farfalle gratinado traz o conforto da massa, o sabor marcante do queijo e a leveza do espinafre, tudo numa combinação fácil de montar e que agrada todo mundo. E o melhor? Dá para deixar tudo pronto com antecedência e só gratinar na hora de servir. Um prato perfeito para deixar o Dia dos Pais com gostinho de abraço.

Perfeito para o pai que ama um prato mais reconfortante.

Sobremesas

Para um pai que gosta um tanto de um docinho, por que não pensar em sobremesas deliciosas para mimar um pouco o seu? Veja o que separamos para você

Bolo de churros invertido

bolo de churros invertido para dia dos pais

Um clássico reinventado com carinho. Esse bolo de churros invertido traz aquela memória afetiva da feira ou da infância, mas numa versão para a mesa de domingo, com uma calda de doce de leite que se transforma em cobertura ao sair do forno.

É simples de preparar, bonito de servir e irresistível para fechar o almoço com um toque doce e acolhedor. E a dica, para balancear a doçura, é servir com iogurte natural gelado.

Torta de chocolate

torta de chocolate - texto

Se tem uma sobremesa que agrada em cheio e deixa qualquer refeição especial, é a torta de chocolate. O seu passo a passo é simples e é uma ótima forma de envolver as crianças no preparo.

Essa sobremesa é perfeita para os chocólatras da família — e pode ser servida gelada. E o melhor: sem exagero de açúcar, equilibrando sabor e leveza. É o tipo de receita que conquista até os pais mais exigentes.

Crepe Suzette

caçarola com crepe suzette para o dia dos pais

Quer fechar o almoço em grande estilo? Aposte no charme francês do crepe Suzette. A massa fininha, o molho cítrico de laranja e o toque de conhaque criam uma sobremesa delicada, cheia de aroma e perfeita para acompanhar aquela espumante que já está na geladeira. Serve leveza, sabor e um quê de sofisticação que combina com o momento.

Dica: harmoniza superbem com espumante brut.

Bebidas

filho e pai degustando vinho para o almoço de dia dos pais

E para acompanhar esse banquete mais do que especial, pensar nas harmonizações dos pratos também é uma ótima ideia para a celebração desse dia. Sendo assim, veja só as nossas dicas

Vinho

Para acompanhar carnes e queijos, vá de tinto leve (Pinot Noir, Merlot jovem).
Para pratos com peixe, saladas ou entradas frias, aposte nos brancos (Sauvignon Blanc, Chardonnay leve).

Cerveja

O segredo está no estilo. Isso porque cada tipo de cerveja harmoniza com pratos específicos. Olha só essa dica:

  • Witbier e Pilsen combinam com entradas e pratos leves
  • Red Ale ou IPA para harmonizar com carnes e pratos mais intensos

E se quiser refrescar com leveza, aposte nas versões sem álcool.

Whisky

Ideal para um brinde mais elegante. Você pode servir em um copo baixo, com gelo ou sem, ao gosto do seu pai.

Essa bebida combina com sobremesas ou pratos com sabores mais marcantes.

Espumante

Para o brinde final ou acompanhar entradas e sobremesas:

  • Brut vai bem com saladas e queijos leves.
  • Demi-sec combina com doces.

Quer sugestão para montar um bar especial com bebidas em casa? Confira essas ideias e aprenda como fazer seus drinks com gin ou coquetéis para todos os gostos!

Almoço do Dia dos Pais é com o Pão!

Mais do que um cardápio, o que você acabou de ver aqui é um roteiro para celebrar com sabor, afeto e equilíbrio. O almoço de Dia dos Pais é uma oportunidade de ter uma celebração gostosa, simples e marcante. E tudo isso começa na escolha dos ingredientes certos, no capricho das combinações e no prazer de preparar com intenção.

Nas nossas lojas do Pão, você encontra desde os ingredientes mais frescos até ideias novas para transformar sua rotina com praticidade e prazer. Com essas receitas de dia dos pais, a sua celebração será do jeito que tem que ser: cheia de amor e especial.

Até a próxima!