Queijos são, de maneira geral, alimentos desenvolvidos a partir da coagulação do leite. A ação de bactérias do ar no açúcar do leite transforma a lactose em ácido láctico e talha o alimento, dando início a todo o processo.

A partir dai, vários tipos de queijo podem ser desenvolvidos, com características e técnicas de preparo completamente diferentes. Você pode classificar um queijo de acordo com sua textura, o tipo de leite usado, seu sabor, aroma e grau de maturação. A forma mais comum, entretanto, é de acordo com a textura.

Que tal conhecer os diferentes tipos de queijo que você pode encontrar no mercado?

Queijos duros

Queijos duros são tradicionalmente de massa rígida e sabor e aromas mais intensos. Que tal conhecer os principais tipos?

queijos duros faixa

Queijos macios

Queijos macios são aqueles com massa com aspecto mais cremoso e fáceis de partir ou derreter. Conheça os principais exemplares:queijos macios - faixa

Queijos azuis

Queijos azuis tem como principal característica o uso de mofos específicos para desenvolver seus sabores e aromas super tradicionais e marcantes. Conheça quais são eles:queijos azuis - faixa

Queijos frescos

Os queijos frescos são aqueles desenvolvidos a partir do soro do leite ou que não passam por um processo de cura. Por isso, são mais leves e fáceis de saborear. Conheça algumas opções:

queijos frescos - faixa

Qual desses queijos é o seu favorito? Sentiu falta de alguma opção? Conte para a gente sobre o seu escolhido!