Apreciados por sua diversidade de sabores, texturas e aromas, os queijos são, de fato, uma paixão nacional. Desde os mais frescos até os mais curados, cada tipo possui características únicas que o tornam especial diante dos mais diferentes paladares.

Mas você sabe quais são os tipos de queijo e como são classificados? E mais: conhece receitas deliciosas que utilizam diferentes tipos de queijo? Acompanhe a seleção que fizemos para você!

Como os queijos são classificados?

Os queijos, de modo geral, são alimentos desenvolvidos a partir da coagulação do leite. Isto é, a ação de bactérias do ar no açúcar do leite transforma a lactose em ácido láctico e talha o alimento, dando início a todo o processo.

A partir daí, vários tipos de queijo podem ser desenvolvidos, com características e técnicas de preparo completamente diferentes, podendo ser classificados de diversas maneiras, considerando aspectos como o processo de cura, maturação, umidade, teor de gordura e tipo de leite utilizado. Detalhamos como funciona cada parte:

Pilha de queijos artesanais variados em uma mesa de madeira, incluindo queijos de diferentes texturas e formatos

Processo de cura

O processo de cura é uma das etapas mais importantes na produção de queijos. Isso porque é durante a cura que as enzimas e os micro-organismos transformam os componentes do leite, criando as características únicas de cada tipo de queijo.

Maturação

A maturação nada mais é do que o tempo em que o queijo passa envelhecendo, que pode variar de dias a anos, após ser produzido. Queijos jovens, como a mozzarella, têm um sabor mais suave, enquanto queijos maturados, como o parmesão, possuem um sabor mais intenso e complexo.

Umidade

Os queijos que possuem alto teor de umidade são, geralmente, macios, como o brie, enquanto queijos com baixa umidade são mais duros, como o grana padano. Desse modo, a umidade é considerada um fator determinante na hora de classificar o queijo.

Teor de gordura

Já o teor de gordura vai influenciar na textura e no sabor do queijo. Assim, queijos com alto teor de gordura, como o camembert, tendem a ser mais cremosos e ricos, enquanto queijos com baixo teor de gordura podem ser mais firmes e leves.

Tipo de leite

O leite utilizado é outro critério importante e vai contribuir para um perfil de sabor único de cada tipo de queijo. Eles podem ser feitos de leite de vaca, cabra, ovelha ou até mesmo búfala.

Quais são os tipos de queijo?

Os queijos podem ser divididos em diversas categorias com base em sua textura e processo de produção. Os queijos podem ser:

Maturados

Os queijos maturados são, tradicionalmente, de massa rígida, possuem baixo teor de umidade e passam por longos processos de maturação, apresentando sabor e aromas mais intensos.

Ideais para fazerem parte de uma tábua de frios, eles também são bastante utilizados em receitas caseiras. Exemplos desse tipo de queijo são o parmesão e o pecorino.

Semiduros

Os queijos semiduros possuem uma textura firme, mas ligeiramente elástica. São perfeitos para lanches e tábuas de queijos. Exemplos desse tipo são o gouda e o emmental.

Fatias de queijo em uma mesa com taças de vinho tinto e cesto de pão ao fundo

Macios

Os queijos macios são aqueles que possuem massa com aspecto mais cremoso e simples de partir ou derreter. Geralmente, são os mais procurados entre os tipos de queijo, sendo de fácil combinação com outros ingredientes e excelentes para consumir com pães ou frutas. Como exemplo desse tipo, temos o brie e o camembert.

Semimacios

Os queijos semimacios têm uma textura mais maleável e são ótimos para derreter, sendo muito utilizados em receitas de fondues e sanduíches. O queijo fontina é um tipo semimacio e ótimo para se deliciar!

Azuis

Os queijos azuis têm como principal característica o uso de mofos específicos para desenvolver seus sabores e aromas supertradicionais e marcantes. Também indicados para comporem uma tábua de frios, eles podem dar um sabor especial às suas receitas.

O gorgonzola e o roquefort são classificados como queijos azuis por possuírem veios azulados ou esverdeados, criados por fungos. O sabor de ambos é intenso, fazendo deles bons queijos para comer com vinhos.

Tábuas de queijos finos acompanhados de vinho tinto, uvas, nozes e maçãs

Frescos

Os queijos frescos são aqueles desenvolvidos a partir do soro do leite ou que não passam por um processo de cura. Portanto, eles são mais leves e fáceis de saborear. Além disso, eles também se mostram a melhor opção para refeições mais leves e saudáveis, como ricota e cottage.

Quais receitas fazer com diferentes tipos de queijo?

Agora que você conhece os principais tipos de queijo, que tal aprender algumas receitas incríveis com esse alimento para colocar em prática? Veja a seguir algumas sugestões deliciosas:

Espaguete com espinafre, cogumelos e queijo

Prato de massa com queijo, cogumelos fatiados e folhas verdes frescas

O espaguete com espinafre, cogumelos e queijo é uma receita leve e saborosa, ideal para um jantar rápido e nutritivo. Para prepará-lo, utilize queijos macios para adicionar cremosidade ao molho.

Fondue de queijo minas

Fondue cremoso de queijo minas com pedaços de pão ao fundo

O fondue de queijo minas é uma opção elegante para dias frios, trazendo um toque brasileiro à clássica receita de fondue. Por isso, aproveite o prato e se surpreenda com essa delícia!

Iscas de filé mignon com queijo

Prato de iscas de filé mignon com molho de queijo, decorado com pimenta rosa e pimenta dedo-de-moça

Se você busca uma combinação de carne suculenta e queijo derretido, saiba que esta receita de isca de filé mignon com queijo é imperdível e vai te deixar com água na boca! Perfeito para uma entrada entre amigos, experimente fazer em uma noite descontraída.

Nhoque recheado com queijo

Nhoque caseiro recheado com queijo, coberto com molho branco e decorado com folhas de manjericão fresco

O nhoque recheado com queijos é uma receita prática e muito deliciosa. Tradição em todo dia 29, essa é uma receita que vale a pena conhecer e experimentar!

Risoto de queijo canastra

Prato de risoto cremoso com queijo canastra ao lado de um bombom de alcatra e azeite aromático

O risoto de queijo canastra traz um sabor marcante por causa de suas características e cremosidade inesquecível. Que tal experimentar este prato para uma noite especial?

Canapé de queijo coalho com melaço de café

Cubos de queijo coalho dourados cobertos com melaço de café em uma tábua de madeira

O queijo coalho com melaço de café é uma combinação inusitada e deliciosa, sendo perfeita para petiscar quando reunir as pessoas na sua casa — seja para almoço ou um jantar.

Fraldinha com creme de queijo

Fraldinha grelhada com creme de queijo servido em prato elegante com decoração de alecrim

A fraldinha com creme de queijo traz cremosidade, sabor e textura em uma única receita, sendo uma ótima opção para os almoços de domingo com a família e amigos. Teste esta receita e nos fale o que achou!

Macarrão com queijo gratinado

Porção de macarrão com queijo gratinado, com textura dourada e crocante

O macarrão com queijo gratinado é um clássico comfort food que nunca sai de moda. Prático, esse prato é perfeito para os momentos de correria no dia a dia. Principalemente se quiser fazer uma comida prática e muito saborosa.

Pão de queijo de liquidificador

Pão de queijo caseiro servido em um prato branco com textura dourada

Rápido e fácil de fazer, o pão de queijo de liquidificador é ótimo para o lanche da tarde da criançada, principalmente durante as férias. Esse prato tipicamente brasileiro é bem-vindo, também, para cafés entre amigos. Experimente!

Filé à milanesa com queijo

Filé à milanesa coberto com queijo derretido e molho de tomate, servido com rodelas de limão

O filé à milanesa com queijo é uma versão sofisticada e mais saborosa do clássico filé à milanesa. É uma ótima pedida para um almoço ou jantar com quem você quer por perto.

Espaguete com queijo Rembrandt

Espaguete com molho à bolonhesa, folhas de manjericão fresco e queijo Rembrandt ralado

O espaguete com queijo Rembrandt é ideal para os amantes de massas e queijos, que não abrem mão de comer bem, seja no almoço ou no jantar. É uma excelente opção para um momento a dois.

Que os queijos são versáteis, nós não temos dúvida. Mas agora que você já viu as receitas variadas e conheceu todos os tipos de queijo, não perca a chance de colocar um sabor mais salgado na sua rotina com todas essas variações, que podem auxiliar na construção de rotinas mais felizes.

Até a próxima!