Queijos são, de maneira geral, alimentos desenvolvidos a partir da coagulação do leite. A ação de bactérias do ar no açúcar do leite transforma a lactose em ácido láctico e talha o alimento, dando início a todo o processo.
A partir daí, vários tipos de queijo podem ser desenvolvidos, com características e técnicas de preparo completamente diferentes. Você pode classificar um queijo de acordo com sua textura, o tipo de leite usado, seu sabor, aroma e grau de maturação. A forma mais comum, entretanto, é de acordo com a textura.
Que tal conhecer os diferentes tipos de queijo que você pode encontrar no mercado?
Queijos duros
Queijos duros são tradicionalmente de massa rígida e sabor e aromas mais intensos. Ideais para fazerem parte de uma tábua de frios, eles também são bastante utilizados em receitas caseiras. Que tal conhecer os principais tipos?
Queijos macios
Queijos macios são aqueles com massa com aspecto mais cremoso e simples de partir ou derreter. Geralmente os mais procurados entre os tipos de queijo, eles são de fácil combinação com outros ingredientes. Confira os principais exemplares:
Queijos azuis
Queijos azuis têm como principal característica o uso de mofos específicos para desenvolver seus sabores e aromas super tradicionais e marcantes. Também indicados para comporem uma tábua de frios, eles podem dar um sabor especial às suas receitas. Conheça quais são eles:
Queijos frescos
Os queijos frescos são aqueles desenvolvidos a partir do soro do leite ou que não passam por um processo de cura. Portanto, mais leves e fáceis de saborear. Além disso, eles também se mostram a melhor opção para refeições mais leves. Veja algumas opções:
–
Qual desses tipos de queijo é o seu favorito? Sentiu falta de alguma opção? Confira também todos os posts sobre queijo que já publicamos aqui no Blog do Pão!
junho 29, 2019
Adoro principalmente o queijo coalho,o gorgonzola!
julho 1, 2019
Quem é que não gosta, Teresinha? 😛