Existe combinação mais perfeita para um dia frio do que uma tábua de queijos com taças de vinho? E você sabe quais tipos de queijo deve priorizar ao montar uma tábua para servir acompanhada de vinhos? E quais vinhos são ideais para a harmonização?
Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto com essas dicas imperdíveis de harmonização entre eles! Aprenda a encontrar os melhores tipos de queijo para comer com vinho!
Fatores que influenciam no sabor do queijo e do vinho
Se você tem o hábito de pesquisar um pouco sobre os vinhos que consome, muito provavelmente já ouviu falar no termo terroir. Terroir nada mais é do que o ambiente em que o vinho é produzido, suas características e fatores que podem influenciar no desenvolvimento da bebida.
O terroir é muito responsável pelo sabor, aroma e coloração do vinho – e, para o queijo, a situação não é muito diferente. De acordo com as características do ambiente onde o queijo foi produzido (tipo de animal que produz o leite, o ambiente em que ele vivia, o que consumia, a presença de determinadas bactérias e bolores na queijaria), o sabor, aroma e aspecto do queijo podem mudar completamente.
Conhecer esses fatores que influenciam na produção do queijo e do vinho pode ser um passo interessante para você fazer harmonizações mais interessantes desses produtos.
Harmonizações tradicionais e fáceis de acertar
Para quem não tem tempo – ou vontade – de mergulhar nesse universo de estudar o terroir dos alimentos, algumas dicas simples podem ajudar a encontrar os tipos de queijo perfeitos para comer com vinho. Abaixo separamos as harmonizações mais tradicionais para você fazer em casa:
Camembert, Gouda e Brie com brancos e tintos leves
O queijo Camembert é um tipo produzido com leite de vaca, bem macio, mas com sabor forte e característico. Sua casca é bem fina e ele pode apresentar pequenos bolores de coloração clara.
O Brie, por sua vez, é um queijo também feito com leite de vaca, mas bem cremoso. Sua principal característica é a casca branca e o discreto sabor de nozes.
O Gouda é um queijo clássico das tábuas de aperitivo. Seu gosto é suave e discretamente adocicado, e sua casca é avermelhada e não comestível. É fácil identificá-lo ao observar os buracos formados em sua massa interna.
Essas características harmonizam bem com vinhos brancos feitos com a uva Chardonnay ou, para quem quer investir nos tintos, alguns tipos mais delicados, como o Pinot Noir e o Merlot.
Queijo roquefort com vinho do Porto ou Espumantes
O Roquefort é um queijo azul, produzido com leite de ovelha e, por isso, extremamente característico e saboroso. Como tem um aroma e sabor forte, um bom complemento para ele são os vinhos do Porto e outros mais adocicados. Espumantes também podem harmonizar bem com esse tipo de queijo.
Queijo Gorgonzola com tintos encorpados
Outro queijo azul de sabor forte e característico é o Gorgonzola. Sua consistência mais cremosa e macia torna esse um queijo mais popular que o seu irmão Roquefort.
Para harmonizar vinhos com o Gorgonzola, prefira os mais encorpados e secos, como o Malbec ou o Cabernet Sauvignon.
Queijo Ricota, de cabra ou Cottage com vinhos brancos leves
Os queijos frescos, como o Ricota, o de cabra e o Cottage, são tipos de queijo com sabor delicado e aroma bastante discreto. Para harmonizá-los e não prejudicar a experiência ao consumi-los, é interessante optar por vinhos brancos igualmente leves, com características frutadas e refrescantes. Vinhos feitos com Sauvignon Blanc ou Espumantes são boas pedidas.
Queijo Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère com tintos encorpados
Queijos duros (Emmental, Pecorino, Grana Padano e Gruyère) são alimentos com sabor bastante complexo e extremamente marcante. Por isso que nem sempre eles agradam a todos os tipos de paladares.
Para harmonizar bem com esses queijos, é interessante investir em vinhos com taninos marcantes, que complementem a experiência ao consumi-los. Uma boa opção são alguns italianos clássicos, como Chianti e Barolo, ou alguns franceses da região do Rhône ou de Bordeaux.
–
Mesmo com essas dicas, o maior segredo para harmonizar bem os tipos de queijo com seu vinho favorito é seguir o seu gosto pessoal! Afinal, ninguém sabe mais sobre o seu paladar do que você mesmo, certo? 😉
Como você costuma combinar seus vinhos e queijos? Conta pra gente qual a sua harmonização favorita!!
julho 29, 2017
oi sou funcionaria do pao de acucar e estou comecando agora nesse ramo de queijos e vinhos o q livro vc me recomenda pra ler.
desde ja agradeco
julho 31, 2017
Olá, Taís!
Dentre as várias opções de livros no mercado, uma boa sugestão para começar é o “Os segredos do vinho para iniciantes e iniciados”, de Jose Osvaldo Albano Do Amarante. Ele vai te ajudar a encontrar um norte para depois explorar outras literaturas sobre o tema!
Abraços! 😉
agosto 21, 2017
Na minha opinião, queijos curados e mesmo de meia cura combinam com qualquer vinhos tintos. Já os queijos mais moles, como o Brie combina mais com vinhos brancos ou espumantes. Pra mim o importante é ter o vinho!
Abraços!
agosto 21, 2017
Concordamos com você nessa, José! 😉
setembro 25, 2017
Estou começando neste mundo dos vinhos como apreciador e gostaria de saber sobre acessórios realmente necessários e aperitivos para saborear.
setembro 25, 2017
Oi, João!
Você vai encontrar várias dicas como essas aqui: https://content.paodeacucar.com/categorias/vinhos
😉
novembro 11, 2017
Tenho interesse em levar queijos e vinhos para um evento de empresários e médicos aqui em Brasília. Com quem falar?
novembro 16, 2017
Olá Tatiana, tudo bem? Entraremos em contato pelo seu e-mail informado 🙂
novembro 22, 2018
Olá,
Sou de Minas Gerais e tenho curiosidade em saber qual a uva mais indicada para a harmonização com o queijo minas da canastra. O que vocês sugerem?
Grande abraço
novembro 26, 2018
Otagibes, tudo bem?
A regra de harmonização para vinhos e queijos é, na grande maioria das vezes, combinar sabores fortes e marcantes com vinhos igualmente potentes ou, no caso de queijos leves, priorizar os vinhos igualmente delicados.
Como o queijo canastra é um queijo de sabor mais forte, especialmente quando curado, é ideal procurar vinhos de taninos mais marcantes, como os produzidos com a uva Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc ou até alguns clássicos italianos, como o Barolo e o Chianti. 🙂
abril 8, 2019
Boa noite gostaria de saber se o queijo couda,brie ou cotage harmonizam bem com um Merlot ou um Cabernet Salvignon muito obrigado!
abril 9, 2019
Tiago, tudo bem? O vinho branco é ideal para esses tipos de queijo que são mais suaves e discretos, mas nada impede que você experimente uma harmonização com vinhos tintos. Sugerimos começar pelo Merlot, que é mais suave. Depois conta pra gente o que achou dessa combinação 😉
maio 25, 2019
Algum vinho combina com queijo provolone
maio 27, 2019
Como o provolone é um queijo de sabor forte, vale a pena harmonizá-lo com um vinho igualmente marcante, com taninos mais presentes 🙂
julho 8, 2019
Oi pessoal.
Adoro as dicas de vcs e a maravilhosa carta de vinho da rede Pão de Açúcar.
Acho que qualquer alimento é uma boa desculpa para beber vinho.
Gosto dos queijos de cura e meia cura com vinhos tintos.
Abraços.
julho 8, 2019
Olá, Elias! Tudo bem? Eba, ficamos felizes que você gosta! Também adoramos a combinação queijo e vinho. Não tem como não gostar, né? <3
julho 23, 2019
Olá Pessoal…
Recebi um convite de amigos pra fazermos a noite do vinho e queijo.. mas confesso que não entendo muito.. adoro queijos e vivo comprando. Mas harmonizar.. ai não sei .gosto de vinho suaves. Podem dar uma dica ?
julho 23, 2019
Olá, Michele! Tudo bem? Existem alguns vinhos que, embora secos, têm um caráter bem leve e são mais fáceis de degustar! Já experimentou o Pinot Noir, por exemplo? Ele é um tinto que super combina com o Camembert, Gouda e Brie. Mas se você preferir harmonizar esses queijos com um branco, pode investir no Chardonnay 🙂