A Pinotage é uma cepa produtora de vinho que tem se tornado uma opção comum em meio as tradicionais uvas francesas, que produzem os vinhos comercializados na América do Sul. Por ser uma “novidade” nesse mercado, nem todo apreciador de vinho conhece a fundo a história e as características da Pinotage.

Que tal aprender um pouquinho mais sobre ela?

uva pinotage - cepa

Pinotage: a uva da África do Sul

Se você perguntar a qualquer especialista de vinhos sobre a Pinotage, vai ouvir que essa é a uva que tem a cara da África do Sul. Criada a partir de um cruzamento de Pinot Noir e Hermitage, essa uva foi nomeada em homenagem ao cruzamento das suas duas origens: Pinotage. Ela tem bagos pequenos, a casca bem grossa, é rica em pigmentos e conta com maturação precoce.

Sua ligação com os vinhos sul africanos começou em 1959, quando o primeiro vinho produzido com essa uva foi campeão em uma premiação de vinhos na África do Sul. O uso da cepa, a partir dai, cresceu significativamente no país, permitindo que em 1991 a Pinotage fosse também a estrela principal do renomado concurso inglês “Wine & Spirits”.

Apesar de ser uma uva com a cara da África do Sul, vale lembrar que a Pinotage não é a cepa mais cultivada para produção de vinhos por lá. Esse título ainda fica com a popular Cabernet Sauvignon, que tem uma incrível capacidade de se adaptar a diferentes tipos de terroir.

Características de um vinho feito com a uva Pinotage

A Pinotage é uma uva que pode ser usada para a produção de excelentes vinhos varietais, como também saborosos vinhos de corte (ou blends).

De maneira geral, um bom vinho Pinotage tem como principal característica suas notas de frutas vermelhas e berries, como mirtilo e framboesa, além de um discreto toque de fumaça e corpo médio. Sua cor é forte e intensa, seus taninos são marcantes e é possível perceber um sabor residual doce na boca após o consumo.

Essas características harmonizam bem com pratos de carne vermelha, carnes de caça, queijos curados ou massas com molho de tomate.

uva pinotage - sabor

Outras curiosidades sobre a uva

Apesar de ser popularmente conhecida por produzir rótulos tintos tradicionais, a Pinotage também é uma cepa muito interessante para a produção de vinhos fortificados, como o vinho do Porto, por conta de suas características.

Essa é uma uva de altíssima produtividade, mas que precisa de cuidados durante o cultivo para garantir sua qualidade. Por isso, é fácil encontrar vinhos feitos com a cepa, mas que são considerados de qualidade baixíssima. Um bom Pinotage é produzido com atenção, desde os primeiros dias de cultivo, durante a colheita, até a fabricação da bebida.

É muito fácil perceber quando você tem um Pinotage de baixa qualidade em mãos. Ele terá um aroma característico de solvente ou removedor de esmalte. Um bom Pinotage, entretanto, será bastante frutado e encorpado, lembrando uma taça de Shiraz.

Você já saboreou algum vinho sul africano produzido coma Pinotage? Qual foi a sua impressão sobre essa bebida? Conte para a gente!

Aprenda mais sobre o universo dos vinhos navegando nos nossos outros artigos sobre o tema!