Ao longo das últimas décadas, o Chile tem sido cada vez mais palco da elaboração de belíssimos vinhos – e isso se deve a produtores verdadeiramente talentosos. Viña Luis Felipe Edwards, ou meramente LFE, é um deles.
Com vinhedos situados em regiões vinícolas premium, como Vale do Leyda, Vale do Colchágua e Vale do Maule, LFE figura com frequência entre os produtores mais importantes do país em avaliações realizadas por periódicos, críticos e premiações do mundo do vinho.
Produtor mundialmente premiado
“Melhor Produtor do Chile”, “Melhor Vinícola do Ano”, “Melhor Produtor de Vinhos Chilenos”, “Produtor Chileno de Vinhos do Ano”. Esses são apenas alguns (dentre inúmeros) reconhecimentos conquistados pela Viña Luis Felipe Edwards em respeitados concursos internacionais de vinhos, como Mundus Vini e International Wine and Spirits Competition.
Ademais, outra significativa certificação alcançada pelo produtor é a de vinícola sustentável. Além disso, LFE também investe em um processo de produção com controle de qualidade e que visa refletir valores familiares e o comprometimento com a inovação.
Impecabilidade da videira à garrafa
A LFE, desde a sua criação, tem como missão elaborar vinhos de todas as categorias, com personalidades distintas e que agradem os mais variados gostos e mercados. Mas foi com os rótulos premium, entretanto, que a vinícola se situou a nível mundial.
Por acreditar que um bom vinho começa na vinha, a Viña Luis Felipe Edwards conta com uma equipe de excelência que trabalha com cuidado e perfeição. Além de garantir que as uvas entregues à adega sejam da melhor qualidade, os profissionais e consultores também são responsáveis por dar vida a vinhos singulares e que revelem a origem de onde vêm.
Oferecendo aos apaixonados pelo universo vinícola experiências únicas em cada garrafa degustada, a LFE constrói uma bela história em terras chilenas há mais de 40 anos.
Início discreto em uma trajetória de sucesso
A Viña Luis Felipe Edwards foi fundada em 1976 pelo empresário Luis Felipe Edwards e sua esposa. Após alguns anos morando na Europa, o casal decidiu retornar ao Chile e, ao conhecer terras do Colchágua, um dos vales chilenos mais conhecidos, se encantou.
Ali, aos pés das montanhas andinas, existia uma propriedade com 60 hectares de vinhedos plantados, uma pequena adega e uma fazenda histórica que, pouco tempo depois, foi o marco do início da LFE.
De nome Fundo San Jose de Puquillay até então, o produtor, que viria a se tornar uma das maiores vinícolas do Chile anos mais tarde, começou a expandir sua atuação. Após comprar mais 215 hectares de terras no Vale do Colchágua nos anos de 1980, começou a vender vinho a granel, estudar a fundo seus vinhedos e os resultados dos vinhos, e cultivar diferentes frutas para exportação.
Viña Luis Felipe Edwards: o (re)nascimento
O ponto de virada na história da Viña Luis Felipe Edwards veio na década de 1990, quando Luis Felipe Edwards viu a expectativa do mercado sobre os vinhos chilenos. Sabendo da alta qualidade dos rótulos que criava, o fundador resolveu renomear a vinícola e passou a usar o seu próprio nome como atestado de qualidade.
Após um período de crescimento e modernização, especialmente com o início das vendas do primeiro vinho em 1995, a LFE se tornou um importante exportador de vinho chileno no começo do século XX.
A partir de então, o já famoso produtor começou a adquirir terras em outras regiões do país. Na busca incessante por novos terroirs de qualidade, ele encontrou no Vale do Leyda um dos seus maiores tesouros: 134 hectares de videiras plantadas em altitude extrema, a mais de 900 metros acima do nível do mar.
Qualidade e variedade em excelente custo-benefício
Por dispor de mais de 2000 hectares de vinhedos em microclimas diversos, a Viña Luis Felipe Edwards consegue cultivar uma grande variedade de uvas.
Além de cepas tintas bastante conhecidas, como Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlort, Malbec e Pinot Noir, a LFE também elabora rótulos a partir das menos famosas Monastrell, Carignan, Petite Sirah, Alicante Bouschet, entre outras. No caso das brancas, Chardonnay, Sauvignon Blanc, Riesling, Viognier e Gewürztraminer são algumas das castas plantadas.
Abrigando três adegas, cada uma personalizada com tecnologias modernas e de última geração, a ainda familiar Viña Luis Felipe Edwards, além de oferecer seus vinhos em mais de 100 países em todo o mundo, alcançou a marca de ser uma das cinco maiores vinícolas do Chile, tanto em volume de produção quanto em venda.
–
Animado para conhecer os rótulos da Viña Luis Felipe Edwards? No Pão de Açúcar Adega, você encontra uma seleção especial de vinhos elaborados por ela! Confira ainda outros posts de vinho e histórias de vinícolas que já publicamos aqui no Blog do Pão!
outubro 16, 2019
Parabéns!!! Ótima matéria!!!
outubro 17, 2019
🙂