Quando você vai escolher um vinho e pede ajuda a um especialista nessa bebida, muito provavelmente é questionado por ele sobre a preferência por um vinho encorpado ou leve.

Encorpado, como você sabe, é o termo que classifica o “corpo” do vinho. Em poucas palavras, é a característica de um vinho que parece pesado e marcante no paladar, com mais taninos e maior teor alcoólico.

O vinho leve, por sua vez, é exatamente o oposto, com menor concentração de taninos, álcool e pouco ácido. Por conta dessas características é que muitas pessoas os consideram opções mais fáceis de beber.

Mas você sabe identificar um vinho leve pela garrafa? Te ajudamos nessa tarefa!

vinho leve - harmonização

Principais características de um vinho leve

Um vinho leve, apesar de fácil de beber, não deixa de ser uma bebida de qualidade. Ele é produzido com uvas que tem menos corpo e menor teor alcoólico, mas que contam com fragrância mais presente e coloração mais delicada.

São, portanto, de maneira geral vinhos mais aromáticos, mas menos complexos no sabor – o que os tornam mais convidativos para saborear mais de uma taça por vez.

Uvas que produzem vinhos leves

A escolha da uva pode ser um fator que ajuda a definir a produção de um vinho leve – apesar de não ser a única variável para esse aspecto. Elas apresentam espessura de casca, concentração de açúcar e de taninos bem diferentes das uvas que tradicionalmente produzem vinhos encorpados.

Algumas das uvas que podem produzir bons vinhos leves são:

É importante lembrar que técnicas de vinificação também podem influenciar no corpo do vinho. Por isso, você pode encontrar outras opções de bebidas leves, porém produzidas com outras cepas.

Vinho leve X Vinho suave

Na busca por um vinho leve para comprar, você provavelmente vai se deparar com rótulos que se identificam como “vinho suave”. Apesar de serem termos parecidos, é importante lembrar que as duas bebidas têm características de sabor e aroma bem diferentes.

O vinho suave é um vinho produzido com uvas “comuns”, como a Niágara, Isabel ou Concord. Por isso são bebidas com maior teor de açúcar, com aroma e sabor adocicado e, em algumas situações (não todas), de qualidade inferior.

vinho leve - características

Harmonizando vinhos leves

Além de serem bebidas mais fáceis de consumir, os vinhos leves também são ótimos para harmonizar com diferentes pratos e valorizar seu sabor.

Como tem acidez mais elevada e menor concentração de taninos, eles são ótimos para acompanhar pratos mais gordurosos, mais refrescantes ou delicados. Por isso, são perfeitos para harmonizar com:

Quer aprender mais sobre o universo dos vinhos? Acesse nosso Glossário com todos os termos que você precisa conhecer sobre essa bebida!