Não é por acaso que a procura por vinho nos meses de inverno aumenta significativamente: essa é a bebida que mais combina com as baixas temperaturas nessa época do ano.
Se você está procurando um rótulo específico para saborear enquanto curte um climinha mais gelado, nesse artigo lhe explicamos por que os Malbecs e os Cabernet Sauvignons são a escolha certa de vinhos tintos para seu inverno!
São uvas que produzem excelentes vinhos tintos
Pode parecer meio óbvio dizer que Malbecs e Cabernet Sauvignons são boas opções para seu inverno por serem vinhos tintos. Mas a verdade é que os vinhos tintos não são bebidas pensadas apenas para as baixas temperaturas e, por isso, alguns rótulos combinam muito bem com dias mais quentes e ensolarados – como os Pinot Noir e os Chianti.
Os Malbecs e Cabernet Sauvignons por sua vez, são vinhos tintos encorpados e que vão bem com preparações quentes, ajudando a esquentar o corpo em dias frios.
Uvas flexíveis e que desenvolvem vários tipos de vinhos
A Malbec e a Cabernet Sauvignon são uvas que gostamos de chamar de flexíveis, por produzir rótulos que oferecem diferentes experiências e de uma grande faixa de preço, sendo possível encontrar sempre o vinho adequado para sua ocasião.
Para quem procura sabores potentes, essas uvas produzem versões encorpadas e envelhecidas, com passagem em madeira, que são mais sofisticados e marcantes.
Vinhos encorpados não necessariamente precisam ser fortes e desagradáveis para o paladar de quem prefere vinhos mais leves. Existem Malbecs e Cabernets com médio corpo, como os jovens que são frutados, que não remetem a madeira e que são agradáveis para todos os tipos de paladar.
Malbecs e Cabernet Sauvignons são sempre uma opção certa
Dentre as várias opções de vinhos tintos que você pode levar para a casa no inverno, aqueles rótulos preparados com Malbec e Cabernet Sauvignon são praticamente sempre uma alternativa certa. Você sabe por que?
A Malbec é uma uva muito bem adaptada ao solo argentino, sendo difícil encontrar um vinho ruim feito com essa uva vindo desse país.
Já a Cabernet Sauvignon é a considerada a rainha das uvas tintas, que se adapta bem a vários solos e, por isso, produz bons rótulos em vários países e com vários produtores diferentes.
Vinhos que combinam com pratos de inverno
Talvez um dos melhores motivos para escolher um rótulo de Malbec ou Cabernet Sauvignon para saborear nesse inverno, é saber que essas são as uvas que harmonizam muito bem com pratos típicos de dias frios.
Sopas mais elaboradas, cozidos, pratos apimentados e, é claro, carnes assadas, churrasco e queijos diversos são ótimos acompanhamentos para esses vinhos tintos.
Duas opções de rótulos para seu inverno
Se você ficou interessado em explorar as melhores características da Malbec e da Cabernet Sauvignon para o seu inverno, separamos duas sugestões imperdíveis:
- O Malbec Santa Julia Reserva, que tem taninos macios e aroma de frutas vermelhas;
- O Cabernet Sauvignon Club des Sommeliers Reserva, que é equilibrado, com notas amadeiradas e aroma frutado.
Está pronto para fazer da união dos vinhos e do inverno um encontro ainda mais especial? Compartilhe com a gente sua opinião sobre o assunto e não deixe de conferir outras dicas para curtir os dias mais frios!
agosto 1, 2017
Adorei as dicas!?
agosto 2, 2017
Que bom, Andrea <3
agosto 2, 2017
Que bom , continuem com boas dicas . Isso facilitará o consumidora entender e até definir seu perfil. Mas sinto falta, de um bom Primitivo, de preferência de Manduria, quem sabe não é?
agosto 2, 2017
Temos alguns primitivos para você, Kátia. Já chegou a conferir?
https://www.paodeacucar.com/busca?w=primitivo
Depois podemos falar um pouco mais sobre eles aqui no blog sim 😉
agosto 18, 2017
Muito legal esse espaço reservado para as dicas de harmonização, escolha e conservação de vinhos! Para o público em geral e bem orientador e útil . Muito bom ???
agosto 21, 2017
<3
fevereiro 24, 2018
gostei dasdicas.
abraço
]
fevereiro 26, 2018
Que bom que gostou, J!
junho 17, 2019
Malbec,para mim, são sempre os melhores….
junho 18, 2019
Não tem como não gostar, né, Perla? <3
julho 1, 2020
Ótimas dicas!!! Sinto falta do vinho Pérgola nas opções de compra.
julho 2, 2020
Oi, Cristiane! Tudo bem? Obrigada pelo comentário e sugestão, vamos repassá-la ao time responsável 🙂