Para saborear melhor uma bebida, existem tipos de copos e taças ideais utilizados para servir e apreciar corretamente as características de cada uma. Já falamos aqui no Blog do Pão sobre as taças corretas para tomar um vinho e os copos ideais para cada estilo de cerveja.

Que tal conhecer os copos e taças para os outros tipos de bebidas consumidas ao redor do mundo?

Caneca

tipos de copos - caneca

Uma bebida quente precisa de um copo grande que facilita a manutenção da temperatura por mais tempo. Além disso, ela precisa ser confortável para segurar e não queimar a mão. Por isso é que chás, cafés, chocolates quentes e drinks com essas bebidas são servidos em canecas.

Taça de Martini

tipos de copos - martini

Ideal para servir o drink que dá nome ao copo, como também diversos tipos de coquetéis gelados. Esse copo tem a boca bem larga, porém corpo pequeno e haste longa e fina, com o formato de Y, para evitar que as bebidas esquentem nas mãos e possam ser saboreadas em pequenos goles.

Taça para licor

tipos de copos - licor

A taça de licor se assemelha muito as taças utilizadas para servir o vinho do Porto, por serem bebidas mais “grossas” e doces. Essa taça tem tamanho pequeno e haste curta, ideal para consumo de um volume menor das bebidas.

Taça para água

tipos de copos - água

As taças de água são muito parecidas com taças de vinho, porém com bojo maior. Como a água não tem características de sabor e aroma, ela precisa apenas de um copo que seja capaz de manter sua temperatura (gelada ou ambiente).

Copo long drink

tipos de copos - long drink

O copo long drink é um copo alto e fino, de 250mL, muito utilizado em festas e eventos para servir bebidas não alcoólicas, como sucos, refrigerantes e também água. Esse é um copo coringa, também usado para drinks e coqueteis que podem ser servidos com gelo.

Copo de suco

tipos de copos - suco

Mais largo e com maior capacidade que o longo drink (300mL), o copo de suco é ideal para servir qualquer tipo de bebida que vem acompanhada de muitas pedras de gelo, se necessário.

Taça Balloon Snifter

tipos de copos - balloon

Essa é a informalmente chamada de “taça para conhaque”. Tem a boca bem estreita, o bojo largo e altura mediana, permitindo que os aromas da bebida permaneçam por mais tempo dentro do copo.

Para o conhaque, o contato do calor das mãos é importante para mantê-lo na temperatura ideal e, por isso, a haste dessa taça é bem curta.

Copo para shot

tipos de copos - shot

O termo “shot” em inglês (que em português significa “chute” ou “tiro”) é utilizado para classificar o ato de consumir uma bebida em um único gole. Por isso, o copo para shot é ideal para bebidas como tequila, rum e vodka, que são consumidas dessa maneira.

Ele é um copo pequeno, de no máximo 60mL, liso e com formato similar ao long drink, mas em versão menor.

Copo de cachaça

tipos de copos - cachaça

A cachaça pode ser servida em um copo para shot, mas, o tradicional copo de cachaça é uma miniatura dos tradicionais copos americanos. Em termos de capacidade ele é similar ao de shot, chegando ao volume máximo de 60mL.

Taça coupette

tipos de copos - coupette

Esse modelo de taça é muito conhecido por conta de seu uso para servir o drink mexicano Margarita. Tem a boca grande e o bojo dividido em duas partes: um mais largo e outro mais estreito.

Além da Margarita, essa taça serve outros drinks como o Frozen e coquetéis de fruta.

Copo On the rocks

tipos de copos - whisky

Informalmente chamado de copo de whisky, o On The Rocks é um copo de boca e bojo largos, porém baixo e sem haste. Ele é utilizado para servir bebidas que precisam de muito gelo (como o whisky) ou drinks com frutas e outros ingredientes (como as caipirinhas).

Copo Old Fashioned

tipos de copos - old fashioned

O Old Fashioned é outro copo muito utilizado para servir drinks como o whisky, porém seu design é um pouquinho diferente. Ele conta com a boca um pouco mais larga que seu bojo e, por conta desse estilo, é o favorito para garantir uma apresentação diferenciada para caipirinhas, caipisakês e caipivodkas.

Quais desses copos e taças você já tem em casa? Conte para a gente!