É certo que muitas vezes bebemos cerveja em momentos de descontração, sem um ritual ou cerimônia. Entretanto, para extrair o máximo das características sensoriais da cerveja, o copo e o serviço adequados são muito importantes. O copo correto ajuda a valorizar qualidades específicas de cada estilo, ressaltando sua aparência, aromas e sabores.

Mas como escolher o melhor copo para cada cerveja? Existem diversas opções e muitas vezes mais de um copo pode ser adequado para determinado rótulo. Para isso, nós do Pão de Açúcar, em parceria com nossa especialista em cervejas especiais Kathia Zanatta, separamos algumas dicas para facilitar essa escolha.

cerveja

A escolha do copo varia com o estilo da cerveja

copos para cerveja - variedades

Para cervejas mais leves e menos aromáticas como Pilsens e Vienna Lagers, podemos usar copos mais estreitos e com bordas mais fechadas, que ajudam a preservar e concentrar os aromas, enquanto copos de corpo e bordas mais largos favorecem cervejas mais aromáticas como as Ales belgas ou IPAs. Além disso, taças com hastes ajudam a preservar a temperatura da cerveja, já que evitam a troca de calor com as mãos, e conferem um visual mais atrativo à cerveja.

O formato do copo também tem influência direta na maneira como percebemos o sabor da cerveja. A velocidade com que a cerveja atinge a boca quando vem de copos mais retos, como o Lager, é maior. Isso faz com que a cerveja vá diretamente para o fundo da língua e, assim, engolimos mais rapidamente. Copos com bases mais largas, parecidos com os de conhaque ou vinho tinto, entregam a cerveja à boca de forma mais lenta, fazendo com que toda a língua seja envolvida e que haja maior percepção de sabores, além de um consumo mais lento.

Estilos que pedem rótulos próprios

Algumas cervejas têm características tão únicas e importantes de serem percebidas que devem ser saboreadas em copos específicos, pensados especialmente para elas. Listamos os principais tipos abaixo:

Weizen ou Weiss

copos para cerveja - trigo

A Weizenbier ou Weissbier tem aromas e sabores frutados e levemente condimentados, remetendo a banana e cravo. Harmoniza com saladas leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves e queijos suaves como o minas e o brie.

A Weizenbier ou Weissbier possui um copo específico para que seja melhor apreciada. O tamanho permite que todo o conteúdo da garrafa seja servido em um único copo para possibilitar a homogeneização do fermento que se deposita no fundo da garrafa. Além disso, como a Weiss é uma cerveja bem aromática, a borda larga permite que os aromas da cerveja sejam destacados.

India Pale Ale

copos para cerveja - pint

IPAs, como são chamadas, têm perfil lupulado intenso e equilibrado por sutis notas de caramelo. O amargor varia de intensidade de acordo com a origem e versão mais ou menos potente (English IPA, American IPA, Imperial IPA). Harmonizam com carnes vermelhas com teor de gordura de médio a elevado, grelhadas ou assadas. Experimente também com hambúrguer.

PINT

Tradicionalmente as IPAs sempre combinaram com o Pint. De origem inglesa como a cerveja, o pint é uma unidade de medida que deu nome ao copo mais utilizado para as IPAs e outras Ales inglesas. Recentemente, com a popularização das IPAs, de origem americana, com aromas mais intensos provenientes do lúpulo, novos copos foram desenvolvidos para essas cervejas, com borda ideal para destacar os aromas e facilitar a formação e estabilidade da espuma, além de base estreita que permite o correto fluxo do líquido.

Belgian Strong Golden Ale

copos de cerveja - tulipa

A Belgian Strong Golden Ale tem sabor que remete a frutas amarelas e levemente condimentado. Harmoniza com: frutos do mar, peixes marinhos e massas à Carbonara.

Ales belgas são mais bem servidas em tulipas. Seu corpo mais largo e arredondado captura os aromas complexos dessas cervejas, e a curva na parte superior ajuda na formação e manutenção da espuma, além de encaixar bem nos lábios. As tulipas também são copos extremamente versáteis, podendo ser usadas para outros estilos em que queremos destacar os aromas.

Witbier

copos para cerveja - tumbler

A Witbier é leve e refrescante, levando na receita sementes de coentro e cascas de laranja. Harmoniza com saladas leves, frutos do mar, frango grelhado e queijos como mussarela de búfala e brie.

TUMBLER

Tradicionalmente a Witbier é servida em copos chamados Tumbler, sem haste, em especial o tipo sextavado criado inicialmente por Pierre Celis para a cerveja Hoegaarden. Seu corpo estreito e borda um pouco mais larga ajudam a reter e destacar os aromas delicados típicos dessa cerveja, como os cítricos de casca de laranja e os condimentados de sementes de coentro.

Bock

Bocks são, na maioria das vezes, de cor marrom ou avermelhada e mais alcoólicas, com destacado sabor do malte. Harmonizam com queijos semiduros, carnes vermelhas grelhadas e bisteca suína.

Strong Pale

Strong Pale Lagers são claras, mais alcoólicas e aveludadas. Harmonizam com carnes vermelhas grelhadas, queijos amendoados como o emmental e o gruyère.

Vienna Lager

A Vienna Lager é de cor âmbar e tem características mais vinculadas ao malte. Versões modernas podem ainda ter aromas e sabores nítidos dos lúpulos. Harmoniza com carnes assadas, hambúrgueres e frango assado.

copos de cerveja - pokal

POKAL

Podemos usar um copo muito versátil para servir essas cervejas, o Pokal. Nesses estilos, não temos aromas tão complexos ou intensos como nas Ales belgas, mas se destacam as notas sutis do malte, como caramelo, amendoado e até chocolate nas Bocks. O Pokal, com o corpo de largura intermediária e a boca um pouco mais estreita, ajuda a preservar e amplifi car esses aromas delicados, além de permitir a correta formação da espuma.

 

Premium Lager

copos para cerveja - lager

A American Premium Lager é leve, refrescante e com coloração amarelo-claro ou dourado, sabores sutilmente maltados e amargor discreto. Harmoniza com saladas leves, peixes brancos grelhados e queijos suaves.

LAGER

Presente em diversas variações e muito comum no Brasil, o copo para as Lagers tem um bocal mais estreito que ajuda a preservar e concentrar os aromas delicados dessas cervejas. Ele também privilegia a formação da espuma, tão importante para elas.O pé evita a transferência de calor da mão para o líquido, preservando melhor a temperatura adequada para o consumo.

 

Cuidados indispensáveis ao servir sua cerveja

copos para cerveja - servir

O serviço correto da sua cerveja também é tão importante quanto a escolha do copo. Antes de mais nada, é fundamental verificar a limpeza dos copos. Resíduos de sabão, poeira e gordura podem prejudicar a formação da espuma, além de contribuir para que surjam aromas e sabores indesejados.

A maioria dos estilos de cerveja deve ser servida com o copo inclinado no início, para o controle da formação de espuma, e finalizada com o copo na vertical. Já para estilos belgas, servidos em copos com bordas largas e que pedem volumosa formação de espuma, devemos focar o fluxo da cerveja diretamente no centro do fundo da taça, posicionada sobre a mesa, na vertical.

 

Mesmo com todas essas dicas para você saborear a sua cerveja da maneira certa, o mais importante é curtir o momento e as experiências! Por isso, prove cervejas em diferentes formatos de copos, atentando aos diversos destaques que eles podem oferecer ao líquido. Assim, descubra na prática como o copo e o serviço adequados ajudam a ampliar o prazer de consumir sua cerveja favorita!

Não deixe de conferir também nossos artigos sobre os estilos de cerveja e as suas possíveis harmonizações, além de fazer download de nossa revista especial sobre escolas cervejeiras: