A cachaça é a bebida produzida a partir da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, também conhecida como pinga, branquinha, caninha ou aguardente. Essa é uma bebida tão tradicionalmente brasileira, que somente as aguardentes de cana-de-açúcar produzidas no nosso país é que podem ser chamadas de cachaça.

Existem diversos tipos de cachaças produzidas por todo o Brasil, com sabores e, principalmente, qualidades completamente diferentes. Mas como saber que você tem em mãos uma cachaça boa para saborear? Abaixo separamos algumas dicas para você identificar uma deliciosa branquinha para compartilhar com os amigos!

cachaça boa - características

Atente-se à pureza e outras características da cachaça

Uma boa dose de cachaça, servida em qualquer tipo de copo, tem características bastante específicas. Primeiro, é interessante você observar o conteúdo do copo – que deve ser, preferencialmente, transparente – para ver se encontra alguma impureza ou partícula junto com o líquido. A cachaça, diferentemente de outras bebidas como o vinho e a cerveja, deve ser sempre pura e bem branquinha (ou dourada, no caso de cachaças envelhecidas).

Depois de observar o aspecto visual da bebida, faça movimentos circulares com a bebida no copo. Ela deve sempre escorrer pelas laterais como um óleo, uma característica de sua concentração alcoólica. Cachaças que escorrem pelo copo rápido demais geralmente não tem boa qualidade.

Investigue a embalagem da bebida

Toda cachaça boa tem em seu rótulo um registro do MAPA, que é a sigla para Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse registro garante a qualidade dos alambiques produtores da bebida, exigindo que eles mantenham padrões de produção e de segurança em todas as suas etapas de desenvolvimento.

Cachaças feitas em alambiques não registrados podem, além de ter péssima qualidade de aroma e sabor, colocar a sua saúde em risco por conter compostos químicos nocivos.

cachaça boa - garrafa

O aroma deve ser característico e pouco agressivo

As cachaças são bebidas consideradas fortes, com teor que varia entre 38% a 48% de álcool em sua composição.  Apesar disso, elas não devem ser bebidas agressivas para o nosso olfato. Ao cheirar uma dose de cachaça, você não deve se sentir desconfortável com o aroma da bebida, mas sim perceber perfumes adocicados que podem remeter a madeira, vegetais e frutas.

Caso o aroma da cachaça lhe cause desconforto e sensação de ardor nas narinas e olhos, desconfie: sua qualidade pode não ser das melhores.

Uma cachaça boa não queima na boca

Ao saborear uma cachaça boa, da mesma maneira que ela não é agressiva no olfato, você também vai perceber que ela não deve incomodar o paladar.

Primeiro, atenção ao levar a cachaça à boca: essa bebida deve ser apreciada com pequenos goles, que permitem diminuir a agressividade do álcool para você perceba todas as suas características. Nada de goles grandes ou “shots” quando o assunto é cachaça boa.

Uma aguardente de qualidade é uma bebida aveludada, discretamente adocicada, que esquenta a região da garganta e do peito após a ingestão. Por isso, inclusive, ela é a bebida preferida de muita gente em dias mais frios.

 Não existe bafo e nem ressaca para uma cachaça de qualidade

Se mesmo com a ajuda de todas essas características indispensáveis para identificar uma cachaça de qualidade, você teve dificuldade de saber se tem um bom rótulo ou não em mãos, é no dia seguinte que a última dica será percebida.

Uma cachaça boa, muito dificilmente (a não ser que você exagere na ingestão de bebidas na noite anterior), lhe deixará com dores de cabeça e sintomas de ressaca no dia seguinte. Além disso, boas aguardentes também não costumam deixar hálitos ruins após seu consumo.

Se você percebeu que está se sentindo muito bem no dia seguinte ao que saboreou algumas cachaças, saiba que bons rótulos passaram na sua mão.

cachaça boa - visual

A cachaça é uma ótima bebida para fazer excelentes drinks, mas também para saborear pura e te surpreender com suas características. Harmonize-a sempre com os tradicionais petiscos de botecoqueijos e carne vermelha!

Qual é a sua maneira favorita de degustar uma cachaça boa? Conte para a gente!

Blog_Dia_da_Cachaca