Tempo de preparo: 3 horas e 40 minutos

Rendimento: 20 cannoli

cannoli - texto

 

Introdução

Os brasileiros descendentes de italianos sabem muito bem o valor histórico que o Cannolo (no plural, Cannoli) tem para suas tradições familiares. Esse doce, criado e muito popular na região da Sicília, acabou se tornando um símbolo da colônia italiana no nosso país (especialmente nos bairros da Mooca e Bexiga em São Paulo) e, além da receita original, ganhou várias versões com diferentes recheios.

Sua origem provavelmente foi uma adaptação dos sicilianos aos doces árabes, que também tinham formato de tubinho. Ele mistura perfeitamente a textura crocante da massa com a cremosidade do recheio!

Bebida do cozinheiro

Como uma bom italiano, você deve se preparar para fazer a receita de Cannoli com uma taça de seu vinho favorito na mão (nós, é claro, recomendamos que seja um rótulo da Itália, para manter a tradição!).

Ingredientes

Massa

Recheio

Cobertura

  • Pistache cru e sem sal picado
  • Açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo

Para fazer a massa, misture os respectivos ingredientes, com exceção do óleo, em uma tigela até que eles formem uma massa. Cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.

Em seguida, trabalhe a massa numa bancada enfarinhada até que fique lisa e homogênea. Depois, abra com um rolo para que ela fique com 3 a 4 mm de espessura e corte 20 quadrados de 10×10 cm.

Enrole cada quadrado em um molde culinário em formato de tubo, fazendo as pontas se encontrarem na parte de trás – sele-as usando um pouco de água morna. Na sequência, esquente o óleo em uma panela grande em fogo médio.

Quando estiver quente, frite os cannoli – ainda com os moldes – aos poucos, por cerca de dez minutos ou até dourar e ficar crocante. Retire, escorra-os em papel toalha e deixe esfriar. Gire delicadamente cada tudo para retirar o cannolo e deixe esfriar mais um pouco até atingir temperatura ambiente.

Para fazer o recheio, bata o açúcar de confeiteiro com a ricota até que fique um creme homogêneo. Junte as raspas de limão siciliano, o chocolate e misture. Deixe na geladeira por 3 horas.

Na hora de montar – não mais de uma hora antes de servir – coloque o recheio dentro de uma manga de confeitar e preencha cada cannolo. Coloque-os em um prato e polvilhe o açúcar de confeiteiro e o pistache picado por cima. Sirva.

Harmonização

Os Cannoli combinam muito com taças de Espumante, Vinhos brancos (italianos, sempre que possível!) e opções de bebida de sobremesa como os Late Harvest ou a italianíssima Grappa.

Para quem quer algo não-alcoólico, a xícara de café é a melhor pedida para acompanhar esse saboroso doce.