Para montar uma bela mesa de refeição, uma alternativa curinga para qualquer tipo de evento – desde uma festa de aniversário, até um almoço de páscoa ou jantar de Natal – é a tábua de queijos. Ela serve tanto como uma opção de aperitivo para distrair seus convidados enquanto a refeição principal não chega, como para acompanhar um momento de drinks e descontração com um grupo de amigos.

Montar uma tábua de queijos saborosa é uma tarefa simples e você vai entender o porquê. Preparamos abaixo uma lista com itens que podem lhe ajudar a criar uma tábua irresistível para seus convidados. Confira!

Maasdam

tábua de queijos maasdam

Você sabia que a Holanda é um país que produz um dos queijos mais saborosos e valorizados de todo o mundo? O Maasdam é um queijo bastante suave, porém com aroma bem adocicado, que agrada a grande maioria dos paladares. É caracterizado por uma massa considerada semidura, maturada por cerca de quatro meses e deve ser servido em temperatura ambiente.

Presunto cru

tabua de queijos presunto cru

Tábuas de queijo não são feitas somente de queijo. Para poder quebrar o sabor característico desses alimentos é que são servidas algumas alternativas de defumados e frutas na mesma tábua.

O presunto cru, portanto, é um desses alimentos que pode compor sua tábua de queijos e ajudar a deixá-la mais saborosa. Ele é uma opção de frios mais nobres e que combinam muito bem com os queijos mais especiais, além de seu sabor servir como um importante complemento para os outros petiscos da tábua.

Parmesão

tábua de queijos parmesão

O parmesão é um dos queijos mais famosos da Itália, mas que ganhou espaço no coração dos brasileiros. Tradicionalmente utilizado para acompanhar massas, risotos e outros pratos italianos, o parmesão também é um ótimo ingrediente para compor sua tábua de queijos. O motivo? Seu sabor intenso e sua massa dura e bem maturada, que permite que ele seja saboreado em generosas lascas, isoladamente ou junto com geleias ou outros frios.

Castanhas e frutas secas

tábua de queijos castanhas

As castanhas e frutas secas são também ótimas opções de alimentos complementares à sua tábua de queijos. Amêndoas, castanhas de caju, damascos e uvas passas harmonizam bem com os outros itens da tábua, além de ajudar a limpar o paladar entre um queijo e outro, melhorando a experiência de degustação desses alimentos.

Queijo Brie

tábua de queijos brie

Favorito de boa parte dos convidados que saboreia uma tábua de queijos, o Brie é um item que não pode faltar na sua mesa. A sua irresistível textura macia combina muito bem com fatias de pão, mas também com damascos secos e geleias de fruta. Ele é uma garantia de sucesso para sua tábua de queijos!

Queijo roquefort

tábua de queijos roquefort

Outro tipo de queijo, o Roquefort, também costuma ser uma alternativa interessante para compor a sua tábua. Como esse é um queijo da família dos azuis, seu sabor é bastante intenso e característico. O Roquefort, especificamente, é picante e, por isso, é um item que pode ser servido em porções menores na sua tábua – já que não serão todos os convidados que vão optar por saboreá-lo.

Salame italiano

tábua de queijos salame

Para você existe uma tábua de queijos sem o tradicional salaminho? Pois é, para nós também não! O salame italiano é um item indispensável para sua tábua por ter um sabor bastante agradável a todos os tipos de paladares e também por fazer uma bela dupla com diferentes tipos de queijo.

Uvas

tábua de queijos uvas

Além de serem interessantes peças decorativas, as uvas são o complemento que você precisa ter na sua tábua de queijos. O motivo? Seu sabor suave e levemente cítrico é o contrapeso perfeito para seu paladar que vai testar vários tipos de queijo.

Você pode escolher as uvas da sua tábua de acordo com o seu gosto. Qualquer uma vai casar muito bem com o visual e sabor que você pretende garantir. 😉

 

Escolhidos os ingredientes da sua tábua de queijos, não se esqueça de calcular os itens de acordo com o número de convidados que irá receber. Cada pessoa consome, em média, 150g em uma mesa de frios.

Vale a pena lembrar também que alguns complementos podem tornar essa experiência ainda melhor. Por isso, sirva geleias de damasco, pimenta ou frutas vermelhas, além de um mix de pães de casca dura para ser saboreados junto com os queijos! E ah, não se esqueça de colocar tudo em uma tábua de madeira, ardósia ou granito, para não influenciar o gosto e o aroma dos itens que você vai servir.

E para você? Quais itens não podem faltar na sua mesa de frios e queijos? Compartilhe conosco suas experiências!