Quarta e Quinta-feira a noite são sinônimo de que no Brasil? Se você respondeu futebol, temos certeza de que você faz parte do grupo de pessoas apaixonadas por esse esporte e pela ótima oportunidade que ele promove de reunir um grupo de amigos.

Para quem combinou com a turma de assistir o jogo do seu time em um desses dias da semana, é preciso estar preparado para servir os melhores petiscos que vão acompanhar uma gelada e irresistível cerveja – que combina perfeitamente com esses momentos.

Separamos algumas ideias de receitas – e as cervejas ideais para harmonizá-las – para quando você for o anfitrião da próxima noite de futebol. Confira!

Batata frita + American Lager

cerveja e petisco - batata frita

Ingredientes:

Modo de preparo:

Corte as batatas em  tiras, coloque em um recipiente com água e adicione sal (recomendamos cerca de ½ colher de sopa) e gelo. Deixe de molho enquanto o óleo, que você vai colocar na panela, esquenta.

Escorra a água da batata, seque todas bem com a ajuda de papel toalha ou pano de prato e, quando o óleo estiver quente, leve para fritar. Quando estiverem douradas, retire com a ajuda de um escumador e coloque em um prato com papel toalha. Sirva acompanhada de uma boa American Lager.

Salsicha com mostarda dijon + Belgian Pale Ale

cerveja e petisco - salsicha

Ingredientes:

Modo de preparo:

Cozinhe as salsichas alemãs (de diferentes estilos) em uma panela com água. Quando estiverem prontas, retire da água, pique em rodelas e sirva com mostarda dijon por cima. Distribua palitos fincados nas rodelas para facilitar o consumo e harmonize com uma saborosa Belgian Pale Ale.

Mix de queijos + Belgian Quadrupel

cerveja e petisco - queijo

Ingredientes:

Modo de preparo:

Pique todos os queijos em cubos e sirva em potes com a ajuda de palitinhos, para facilitar o consumo. Harmonize com uma Belgian Quadrupel.

Guacamole + IPA

cerveja e petisco - guacamole

Ingredientes:

Modo de preparo:

Descasque os abacates maduros, pique para facilitar o processo de amassá-lo com a ajuda de um garfo. Quando conseguir a consistência desejada, adicione todos os ingredientes citados acima e misture, com cuidado para não ficar homogêneo demais (o bom guacamole precisa ter pedaços de abacate). Sirva com nachos, fatias de torrada e uma saborosa Indian Pale Ale (IPA).

Brusqueta de tomate + German Pilsner

cerveja e petisco - brusqueta

Ingredientes:

Modo de preparo:

Pique os tomates em cubos e o pão italiano em fatias. Se você tem uma peça de queijo mussarela em mãos, use o ralador para deixá-la fácil para colocar na receita. Monte a brusqueta com queijo, tomates e tempere com manjericão, sal e azeite. Leve para um forno preaquecido e deixe dourar. Sirva com um copo de German Pilsner.

Mix de nuts + Irish Red Ale

cerveja e petisco - mix de nuts

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um pequeno pote e sirva para petiscar junto com um copo de Irish Red Ale.

Linguiça com cebola + Brown Ale

cerveja e petisco - linguiça

Ingredientes:

Modo de preparo:

Pique a cebola em rodelas e a linguiça calabresa em pequenos pedaços finos. Leve para uma frigideira com azeite e refogue até ficar douradinho. Sirva ainda quente com uma cerveja escura, como as Bock.

Essas são receitas práticas e rápidas para fazer na sua noite de futebol e ainda agradar os amigos mais exigentes. Tem alguma outra receita clássica que costuma fazer nesses encontros? Compartilha com a gente!

Aproveite para conferir outras dicas de harmonização de cerveja e acertar nas combinações!