O Brasil é um dos países do mundo que tem como hábito consumir a cerveja bem gelada, especialmente por conta das altas temperaturas que sempre enfrentamos por aqui. A cerveja muito quente pode ter alterações de sabor e aroma significativas, prejudicando sua qualidade.

Mas se você tem uma cerveja quente em mãos, o que fazer para deixá-la gelada de maneira eficiente antes de consumir? Separamos quatro dicas para você gelar cerveja rápido!

gelar cerveja rápido

Papel toalha molhado

Essa é uma técnica conhecida e muito utilizada para gelar cerveja rápido. Pegue um rolo de papel toalha, deixe-os bem umedecidos e cubra toda a superfície das cervejas que vai gelar. Em seguida, leve-as para o freezer e espere cerca de 5 minutos.

Como o papel molhado ajuda a reduzir a temperatura da superfície da garrafa ou latinha de cerveja mais rapidamente, ela vai gelar bem mais rapidamente do que se estivesse apenas em contato com o gelo.

Sal e álcool no gelo

Para quem vai optar por gelar a cerveja diretamente em um recipiente de gelo, a tática é contar com a ajuda do sal e do álcool.

Para cada saco de 1kg de gelo, adicione 500g de sal refinado e mais 500mL de álcool. Misture bem e coloque suas cervejas por três minutos nesse ambiente. Elas ficarão geladinhas e prontas para saborear.

Rotacione a latinha por 2 minutos na água gelada

Para quem vai saborear apenas uma cerveja (ou um volume pequeno) e não estava com ela na geladeira, existe uma maneira de gelar o conteúdo rapidinho.

Separe um recipiente com muito gelo e água bem gelada e coloque sua garrafa ou latinha lá. Com a mão, gire a cerveja no próprio eixo o mais rápido que conseguir, por dois minutos. Ela vai sair do recipiente bem gelada!

A explicação para esse “fenômeno” é que a rotação da latinha ou garrafa aumenta a superfície de contato da cerveja com o gelo, facilitando a troca de temperatura entre ambos.

Organize seu cooler para gelar mais

Muitas vezes, para gelar sua cerveja rapidamente basta fazer uma organização do seu cooler. Por mais que essa pareça uma solução óbvia, nem todo mundo lembra que alguns cuidados na hora de montar esse recipiente pode fazer a diferença na hora de garantir a bebida gelada.

Por isso, quando for montar o seu cooler, siga os seguintes passos:

  • Coloque água morna no cooler, esvazie o recipiente e depois preencha com água gelada. Isso vai garantir um choque térmico na estrutura;
  • Inicie a montagem com uma camada de gelo;
  • Molhe as cervejas e posicione sobre essa camada;
  • Coloque mais uma camada de gelo;
  • Cubra com outra camada de cervejas molhadas;
  • Finalize com gelo e um volume de água para completar.

Com essa técnica, as cervejas podem ficar geladas em aproximadamente 25 minutos!

Quando você compra cervejas quentes, qual a sua técnica favorita para deixar tudo geladinho a tempo de começar a curtir a bebida? Compartilhe com a gente suas experiências!