Existem mais de 100 estilos de cervejas com as mais diversas características. Toda esta diversidade transformou a bebida numa excelente opção para quem busca prazer em beber e harmonizações gastronômicas.

No Brasil, o segmento de cervejas especiais começa agora a ser mais conhecido. O interesse e a variedade crescem cada vez mais rápido e nós, do Pão de Açúcar, em parceria com nossa especialista em cervejas especiais Kathia Zanatta, vamos te ajudar a entender um pouco mais sobre este tema!

Família Ale ou Família Lager?

Independente do estilo, a maioria das cervejas tem quatro ingredientes básicos: água, lúpulo, leveduras e malte. Sendo assim, o que as diferenciam?

Primeiro dividimos as cervejas em duas principais famílias baseado em qual levedura que as fermentou: As Lagers e Ales.

Família Ale | Alta fermentação

Chamamos de Ale qualquer cerveja fermentada pela levedura Saccharomyces Cerevisae. Estas leveduras gostam de temperaturas mais elevadas e ficam próximas ao topo do tanque de fermentação antes de decantar, por isso as vezes vemos referências as Ales como cervejas de “Alta Fermentação”

A fermentação com estas leveduras da as cervejas características específicas, normalmente elas tem aromas e sabores mais complexos, a maior parte das vezes com notas de frutas e condimentos que vêm exatamente de subprodutos que as leveduras geram.

Família Lager | Baixa fermentação

Chamamos de Lager qualquer cerveja fermentada pela levedura Saccharomyces Pastorianus (Também chamada de Calbergensis). Estas leveduras gostam de temperaturas mais baixas e ficam próximas ao fundo do tanque de fermentação antes de decantar, por isso as vezes vemos referências as Lagers como cervejas de “Baixa Fermentação”

Estas leveduras geram menos subprodutos durante a fermentação e por isso as Lagers tendem a ter mais aromas e sabores vindos das matérias primas das quais elas foram feitas – ou seja, do malte e do lúpulo.

Estilos de cerveja

Saber se a cerveja é uma Lager ou Ale nos indica macro características que normalmente podemos esperar de cada bebida, mas como temos dezenas de estilos diferentes fermentadas por uma ou outra levedura, criamos ao longo do tempo um agrupamento mais detalhado das características de um grupo de cervejas – o que chamamos de estilos.

Hoje temos diversos de estilos de Ales e Lagers no mercado, para você entender melhor, confira a ilustração abaixo:

cerveja

Quais são os principais estilos de cervejas Ale?

Weiss ou Weizen

tipos de cerveja - weiss

Dentro dos diferentes estilos de cerveja da família Ale, um dos mais populares é a Weiss ou Weizen, a cerveja de trigo típica da região da Baviera, que fica no sul da Alemanha. Elas são turvas, com aromas e sabores de frutas e especiarias, principalmente lembrando banana e cravo.

Existem também algumas derivações deste estilo. A Dunkel Weizenbier, por exemplo, é uma delas, mais escura e com adição de alguns aromas e sabores do malte tostado, principalmente um toque de caramelo e chocolate além das notas de banana e cravo. Outra derivação desse estilo é a Weizenbock que tem maior teor alcoólico e intensidade de aromas e sabores que uma Weizen.

India Pale Ale (IPA)

tipos de cerveja - india pale ale

Existem duas variações principais de India Pale Ales: as que seguem o estilo Inglês e as do estilo americano.

As do estilo inglês tem coloração dourada a cobre, aromas e sabores de frutas, florais e herbáceos do lúpulo, amargor e teor alcoólico médio a alto. Os ingleses criaram gradualmente o estilo no século XVIII quando começaram a exportar a cerveja mais clara da época, ou Pale Ale, para as Índias e perceberam que as que tinham mais álcool e lúpulo chegavam com maior qualidade após a viagem.

Mais recentemente, os americanos adicionaram ao estilo base os lúpulos americanos, que tem aromas de frutas cítricas e tropicais, além de terem aumentado a intensidade do aroma, amargor e teor alcoólico. Nos últimos anos as cervejarias americanas também começaram a produzir IPAs com maior intensidade de aroma, amargor e teor alcoólico, às quais damos um nome de Imperial ou Double IPA.

Belgian Pale Ale

tipos de cerveja - belgian pale ale

As Pale Ale Belgas são claras, com aromas e sabores de frutas, condimentos e notas do lúpulo principalmente florais. Elas tem graduação alcoólica média e amargor médio baixo.

Strong Golden Ale

tipos de cerveja - strong golden ale

São cervejas de coloração amarelo a cobre, com aromas e sabores de frutas em primeiro plano, com toques de especiarias e/ou florais. Elas têm um amargor médio e uma graduação alcoólica mais alta, chegando a 11% em alguns exemplares.  Apesar da graduação alcoólica, costumam ter corpo baixo e final seco.

Red Ale

tipos de cerveja - red ale

De coloração cobre a marrom avermelhado, as Red Ale têm aromas de caramelo e até algumas notas de malte tostado predominantes no aroma, que podem vir seguidos de aromas de frutas ou herbáceos e terrosos vindos do lúpulo.

Strong Dark Ale

tipos de cerveja - strong dark ale

São cervejas de coloração âmbar a marrom escuro, normalmente com sabores e aromas complexos que remetem a frutas secas e em compota, junto com notas de caramelo, chocolate, especiarias ou florais. Elas têm, normalmente, um amargor baixo a médio e uma graduação alcoólica mais alta, chegando a 11% em alguns exemplares.

Witbier

tipos de cerveja - witbier

De origem belga, a Witbier tem este nome por sua coloração amarelo bem claro, já que o termo “Wit” significa branco em holandês. Tem no aroma e sabor notas marcantes de casca de laranja e semente de coentro, que são adicionados em sua fabricação.

Double Red Ale

tipos de cerveja - double red ale

De cor cobre a marrom avermelhado, a Double Red Ale tem aromas frutados junto a notas do malt,e lembrando principalmente caramelo. Os lúpulos lembram frutas cítricas e tropicais mas também podem ser terrosos ou herbáceos.

Kölsch

tipos de cerveja - kolsch

Com origem em Colônia, na Alemanha, a Kölsch é uma cerveja é conhecida por ser clara, brilhante, com notas sutis de malte que, às vezes, são levemente frutadas. Tem um amargor baixo a médio e boa carbonatação.

Porter

tipos de cerveja - porter

As Porters são cervejas escuras, com destaque para as notas do malte torrado, lembrando caramelo, chocolate e até um suave café, mas sem aromas tostados muito intensos. Tem amargor e teor alcoólico médios.

Stout

tipos de cerveja - stout

São cervejas escuras e que também dão destaque para os aromas e sabores dos maltes torrados. Entretanto, as Stouts chegam a uma maior intensidade da tosta com notas de café intensas, além das de chocolate e cacau.

Quais são os principais estilos de cervejas Lager?

Pilsen

tipos de cerveja - pilsen

A Pilsen é um estilo criado na cidade de mesmo nome, que é hoje parte da Republica Checa. Têm duas variações, as de origem Alemã ou Checa.

Ambas são claras, destacam sensorialmente aromas e sabores do malte e lúpulos, são secas e tem um amargor de médio a alto. As do estilo Checo costumam ter o malte em um pouco mais de destaque e são menos amargas, enquanto as do estilo Alemão destacam mais o lúpulo, tanto no aroma como no amargor – que é um pouco maior.

Kellerbier

tipos de cerveja - kellerbier

O termo “Kellerbier” pode ser traduzido do alemão como “cerveja de adega”, em uma clara referência às cervejas que eram maturadas a baixas temperaturas no porão ou adega das cervejarias e consumidas diretamente do barril, sem filtragem ou pasteurização.

Hoje chamamos de Kellerbier cervejas de qualquer estilo base alemão que não são filtradas. Por esse motivo são turvas, já que apresentam a própria levedura em suspensão e que contém alguns aromas distintos da fermentação e maturação.

Amber Lager

tipos de cerveja - amber lager

Cervejas Amber Lager têm coloração dourada a cobre e normalmente contam com a presença de aromas do malte levemente torrado, que remetem ao caramelo. Também podem se destacar notas do lúpulo. Tem amargor médio a alto e teor alcoólico médio.

Vienna Lager

tipos de cerveja - vienna

De cor cobre a marrom avermelhado, a Vienna Lager dá destaque para o malte, tanto no aroma, quando no leve dulçor presente no sabor. Além disso, conta com leves notas florais e herbáceas do lúpulo.

Tem amargor médio baixo e teor alcoólico médio.

Dunkeltipos de cerveja - dunkel

De cor marrom, a Dunkel tem os aromas e sabores do malte tostado à frente, lembrando principalmente chocolate, seguidos de leves notas herbáceas e florais do lúpulo.

Tem teor alcoólico e amargor médio.

American Dark Lager

tipos de cerveja - american brown ale

De coloração marrom, a American Dark Lager tem notas sutis de malte, que remetem a caramelo e leve aroma de lúpulo. Tem amargor baixo e teor alcoólico médio.

Strong Pale Lager

tipos de cerveja - strong pale lager

Claras, as Strong Pale Lager têm como destaque notas sutis de malte no aroma e seu dulçor no sabor. Tem teor alcoólico alto, chegando normalmente a 8% ou 9%.

Bock

tipos de cerveja - bock

As bocks tradicionais Alemãs são de cor marrom escura, com presença predominante do malte no aroma e sabor, remetendo a chocolate e nozes. A presença dos aromas do lúpulo é reduzida. Tem teor alcoólico mais alto – podendo chegar a 8% – e amargor médio, mas bem equilibrado com o dulçor do malte.

Premium Lagers

tipos de cerveja - premium

Um dos estilos mais consumidos de cerveja no mundo. Esse estilo engloba grande parte das marcas conhecidas de consumo em massa. São as cervejas claras, leves e refrescantes. Têm notas sutis do malte no aroma e sabor e amargor baixo.

 

O universo cervejeiro é muito maior do que imaginamos, com centenas de estilos únicos de características sensoriais muito diferentes entre si. Os estilos que citamos aqui são alguns dos mais vendidos e consumidos no mundo, entretanto, existem vários outros dentro das famílias das Lagers e Ales.

Quais desses estilos de cervejas são as suas favoritas? Acesse Paodeacucar.com e confira as opções disponíveis para levar para a casa!

Ficou interessado em saber como harmonizá-las com seus pratos favoritos? Acesse nosso artigo com várias dicas de combinações imperdíveis dessa bebida!

Quer ter esse e outros conteúdos sobre o tema na sua casa? Faça o download do Especial de Cerveja que lhe conta tudo sobre as escolas cervejeiras mais importantes do mundo!