Aprender a harmonizar as bebidas e comidas disponíveis em uma refeição é um cuidado especial para quem quer viver uma boa experiência à mesa. Aqui, com a ajuda do Pão de Açúcar, em parceria com a nossa especialista em cervejas especiais Kathia Zanatta, você vai aprender um pouco mais sobre esse universo irresistível das cervejas e como combiná-las com seus pratos favoritos. Pronto para começar?

cerveja

Descobrindo a harmonização de cervejas

Os aromas e sabores das cervejas são extremamente variados e, portanto, podem combinar com os mais diferentes alimentos. Mas como fazer para escolher a bebida certa para cada prato ou vice-versa? A técnica de harmonização de cervejas consiste em combinar da melhor forma os elementos sensoriais da cerveja e do alimento. O objetivo é que a experiência da degustação dos dois juntos seja melhor do que quando eles são consumidos separadamente, e que se possa chegar até mesmo a um terceiro sabor, criado a partir dessa união.

Para fazer uma boa harmonização de cervejas deve-se prestar atenção a algumas diretrizes que vão ajudar na busca da melhor combinação:

  • Primeiro, é necessário ficar atento à intensidade. Cervejas fortes devem ser harmonizadas com pratos intensos, e cervejas leves com alimentos igualmente sutis.
  • Depois, há basicamente duas formas de combinar os aromas e sabores: por semelhança ou contraste. No primeiro caso, deve-se procurar na bebida e no alimento elementos parecidos. Eles geram uma boa combinação justamente por serem próximos, como o aroma do chocolate e de algumas cervejas escuras que lembram cacau.
  • Na segunda forma, busca-se elementos que contrastem, gerando efeitos sensoriais de atenuação ou incremento de sabores. É o caso da doçura de um brownie de chocolate e o sutil amargor das cervejas de malte torrado.

Mas não se preocupe. Essas diretrizes não são absolutas. Elas servem apenas como orientação na busca por essa incrível experiência que é a harmonização.

A dica final é experimentar várias combinações e, claro, levar sempre em conta o seu gosto pessoal. Acredite, a melhor e mais deliciosa forma de aprender é na prática.

Tipos de cerveja e suas combinações

Com as diretrizes em mente, é hora de começar a explorar o universo da harmonização de cervejas e alimentos. Separamos abaixo algumas dicas de pratos e comidas que podem combinar muito bem com determinados tipos dessa bebida:

Weiss ou Weizen

harmonização de cervejas - frutos do mar

Entre as cervejas de alta fermentação, ou Ale, um dos estilos de maior destaque é o Weizen ou Weiss, a cerveja de trigo. Típica do Sul da Alemanha, ela tem aromas e sabores frutados, que lembram banana, e levemente condimentados, como cravo. Combina muito bem com saladas leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves e queijos suaves, como minas e brie. A doçura contrasta com os sabores salgados e ácidos desses alimentos enquanto o sabor frutado complementa o conjunto. Entre as sobremesas, vai bem com doces de frutas brancas e amarelas, fazendo um bom par por aproximação dos sabores.

India Pale Ale

harmonização de cervejas - hamburguer

As India Pale Ales tem origem no Reino Unido e são normalmente divididas em três subtipos: English IPA, que tem amargor moderado; American IPA, com amargor alto; e Imperial IPA, com amargor muito alto, assim como teor alcoólico elevado. Todas têm notas adocicadas também, lembrando por vezes até caramelo e toffee em segundo plano. No entanto, é o aroma e sabor do lúpulo que brilha nessas cervejas. A versão inglesa se diferencia por ter notas herbáceas e terrosas, enquanto a americana traz aromas e sabores mais frutados e cítricos.

Para contrastar com esse amargor, a dica é usar alimentos mais gordurosos, como carnes vermelhas. Se grelhadas ou assadas como em um churrasco, ainda desenvolvem notas de caramelização e defumação que ficam ótimas por proximidade com o caramelo e toffee das cervejas. Experimente também com um hambúrguer!

Strong Golden

harmonização de cervejas - pesto

As Belgian Strong Golden Ales tem coloração dourada, sabor frutado que remete a frutas amarelas e levemente condimentado. Podem chegar a até 10,5% de teor alcoólico, porém de forma elegante, mantendo a refrescância e riqueza de sabores.

É uma cerveja versátil para harmonizações, podendo combinar bem com frutos do mar de sabor mais intenso, como mexilhões, ou mesmo com peixes mais gordurosos. Com aves ou carnes vermelhas suaves como vitela assada ou cozida. Fazem também um bom par com molhos de características mais florais, como o pesto.

Witbier

harmonização de cervejas - brie

Witbiers também são cervejas feitas à base de trigo, no entanto vem de tradição belga. Normalmente são leves e refrescantes e levam na receita sementes de coentro e cascas de laranja. Isso enfatiza os sabores condimentados e principalmente frutados cítricos.

Harmoniza bem com saladas leves, peixes brancos grelhados, frutos do mar, aves, e queijos suaves, como mussarela de búfula e brie

Stout

harmonização de cervejas - brownie

Já as Stouts são cervejas escuras feitas com maltes intensamente torrados. Isso traz um amargor agradável, com aromas e sabores de café expresso e chocolate. Variam bastante de teor alcoólico e corpo, mas são ideais para combinar com sobremesas à base de café e à base de chocolate, principalmente os amargos, como brownies, tortas e o chocolate em si.

Porter

harmonização de cervejas - frutas vermelhas

Com maltes menos torrados, lembrando versões mais sutis de café e chocolates mais adocicados. Não é raro apresentarem notas também de caramelo e toffee, tornando-as mais complexas.

Entre as sobremesas, opte por sabores também menos agressivos de torrefação, como trufas de chocolate ao leite. Experiente também com sobremesas a base de fruta, principalmente vermelhas e secas. Você não vai se arrepender!

Bock

harmonização de cervejas - bisteca

A Bock é uma cerveja marrom ou avermelhada mais forte, com teor alcoólico até 8%, e destacado sabor de malte que pode lembrar caramelo, toffee e amêndoas. Harmonizam com queijos semi-duros, carnes vermelhas, churrasco e bisteca suína.

Strong Pale Lager

harmonização de cervejas - queijo emmenthal

As Strong Pale Lager são Lagers claras mais alcoólicas e encorpadas. Portanto, pedem pratos mais gordurosos para atingir o equilíbrio por contraste. Combine com carnes vermelhas grelhadas ou carnes de panela e queijos amendoados, como emmental e gruyère.

Vienna Lager

harmonização de cervejas - salsichão

De cor âmbar, as cervejas do estilo Vienna Lager possuem características mais ligadas aos maltes, lembrando caramelo e até toffee. Versões americanas podem ainda ter aromas e sabores cítricos dos lúpulos.

Harmoniza bem com aves assadas, como frango, salsichas e pratos condimentadas como tacos mexicanos. No primeiro caso, as notas levemente carameladas da cerveja combinam por semelhança com a caramelização das carnes assadas. No segundo, a cerveja contrasta com a pimenta, amenizando a sensação de picância.

Premium Lager

harmonização de cervejas - peixe

Estilo mais consumido no Brasil e no mundo, o American Lager é leve refrescante, com coloração amarelo claro ou dourada, sabores maltados e amargor discreto. As cervejas do estilo Premium Lager estão dentro dessa categoria, mas normalmente são feitas com maior teor de malte, o que lhes dá mais corpo, e podem ter mais lúpulo, o que aumenta o amargor.

Na harmonização, pedem pratos leves, como saladas, peixes brancos grelhados, aves e queijos suaves.

 

Você aprendeu a fazer a harmonização de cervejas com o prato correto, mas quer mergulhar ainda mais no universo dessa bebida apaixonante? Confira nossos artigos sobre os principais estilos de cerveja fabricados no mundo e também sobre os copos perfeitos para apreciá-las!

Quer ter esse e outros conteúdos sobre o tema na sua casa? Faça o download do Especial de Cerveja que lhe conta tudo sobre as escolas cervejeiras mais importantes do mundo!