Os queijos duros são itens essenciais em uma tábua de frios ou em muitas receitas que você pode preparar em casa. Que tal conhecer os principais tipos e suas características mais marcantes?

Minas curado

queijos duros - minas curado

Origem: Brasil (Minas Gerais)

Tipo de leite: Leite de vaca

Sabor: Marcante e levemente ácido

É o tipo de queijo mais consumido no Brasil, por conta de sua facilidade de produção e sabor agradável. Sua casca é grossa, firme e bem amarelada e a massa é densa com grande capacidade de reforçar seu sabor com o maior tempo de cura.

Emmenthal

queijos duros - emmenthal

Origem: Suíça

Tipo de leite: Leite cru de vaca

Sabor: Forte com toque de nozes e picante

Caracterizado pelo grande número de buracos (que quanto menores forem, mais picante o queijo é), esse é um queijo de casca dura e cor amarelada com sabor característico.

Gruyère

queijos duros - gruyere

Origem: Suíça

Tipo de leite: Leite cru de vaca

Sabor: Sabor forte e marcante frutado e de nozes

Com textura mais cremosa que o emmenthal e boa densidade, esse é um excelente queijo para derreter. Sua coloração é amarela escura, sua casca é bem seca e seus buracos são pequenos e em pouca quantidade.

Grana

queijos duros - grana padano

Origem: Itália

Tipo de leite: Leite de vaca

Sabor: Frutado e maturado

Grana é o nome genérico repassado para queijos duros e granulosos criados em região de Denominação de Origem na Itália. O mais famoso é o Grana Padano, também chamado no Brasil de queijo Parmesão.

Parmiggiano

queijos duros - parmiggiano

Origem: Itália

Tipo de leite: Leite cru de vaca

Sabor: Aroma doce e frutado, mas forte e encorpado

Esse queijo conta com o controle de qualidade tão grande que o leite utilizado para sua produção só pode vir de vacas que consomem grama fresca ou feno. Sua casca é grossa, dura e brilhante, com coloração de amarelo alaranjado.

Provolone

queijos duros - provolone

Origem: Itália

Tipo de leite: Leite de vaca

Sabor: Forte e condimentado

O provolone é um leite feito com massa cozida e amassada, possibilitando o desenvolvimento de vários formatos. Sua casca é dura e fina, com coloração dourada e brilhante. A textura é aveludada e flexível.

Pecorino

queijos duros - pecorino

Origem: Itália

Tipo de leite: Leite de ovelha

Sabor: Salgado e picante

O Pecorino é um queijo que tem grande variação de características de acordo com a região e forma de produção. Com boa capacidade de conservação, ele pode ser encontrado fresco, semicurado ou curado (que é utilizado para ralar).

Cheddar

queijos duros - cheddar

Origem: Inglaterra

Tipo de leite: Leite de vaca, ovelha ou búfala

Sabor: Intenso com toque de nozes e maçã

O cheddar é um queijo firme e liso, com coloração bastante alaranjada. Seu processo de cura tem período mínimo de 9 meses, que aumenta a intensidade de seu sabor. Diferente dos cheddars usado em hambúrgueres, esse é um queijo sofisticado e único.

Gouda

queijos duros - gouda

Origem: Holanda

Tipo de leite: Leite de vaca pasteurizado

Sabor: Frutado e doce quando jovem, intensificados com o tempo de maturação.

Queijo de formato redondo, casca lisa e de cor vermelha. Sua consistência, após a maturação, é granulosa e densa (e vai se tornando lisa e flexível com o passar do tempo). Pode ser elaborado em versões com temperos de ervas e especiarias.

Edam

queijos duros - edam

Origem: Holanda

Tipo de leite: Leite de vaca integral ou semidesnatado

Sabor: Suave, adocicado e com toque de nozes

Queijo de massa semidura, com casca fina e coberta com coloração vermelha. Sua textura é flexível e saborosa. Os queijos cobertos com cera preta tem maturação maior que 17 semanas, deixando-o com sabor ainda mais forte.

Quer conhecer outros tipos de queijo? Acesse esse artigo que apresenta os principais comercializados no mundo!