A cultura regional brasileira é riquíssima e está presente – além de nas nossas músicas, artesanatos e atividades do dia a dia – também nos alimentos e sabores brasileiros.

Com o intuito de incentivar cada vez mais o pequeno produtor brasileiro e também a atividade econômica sustentável, o Pão de Açúcar criou o Caras do Brasil. Que tal conhecer mais sobre esse importante projeto?

Caras do brasil - baru

Manejo do Baru realizado por um núcleo comunitário de famílias do Assentamento Rancho Grande na Cidade de Goiás. A marca Empório do Cerrado é uma marca coletiva da CoopCerrado. Imagem: Empório do Cerrado

O que é o Caras do Brasil?

O Programa Caras do Brasil é um projeto criado pelo Pão de Açúcar. Ele tem o objetivo de levar até a sua casa produtos sustentáveis, distribuídos por pequenos produtores espalhados por todo o Brasil. Uma maneira simples, sustentável e prazerosa de descobrir um pouquinho de várias regiões do país.

O Caras do Brasil foi criado a partir de três pilares essenciais para o projeto:

Reconhecimento e valorização

Para nós do Pão de Açúcar não basta apenas reconhecer essa riqueza de sabores, alimentos e produtos sustentáveis. É preciso valorizar!

São muitos os pequenos produtores, espalhados pelas 5 regiões do país, envolvidos no cultivo e produção desses alimentos e produtos.

Alguns deles estão aqui conosco, neste programa de incentivo à pequena produção sustentável de produtos regionais, saborosos e representativos da diversidade cultural e ambiental do Brasil.

Caras do Brasil - coop cerrado

A CoopCerrado é uma cooperativa que atua em rede em 5 estados brasileiros envolvendo cerca de 123 comunidades rurais com mais 4,6 mil cooperados. Imagem: Empório do Cerrado

Regionalização e cultura

Cada região brasileira – com sua geografia distinta e características ambientais diversa – compõe um panorama diverso e com potencial incrível de descobertas de sabores, histórias e saberes.

Em cada região brasileira, buscamos produtos que representem essa riqueza. Produtos que revelam sabores e que convidam os consumidores a ampliarem seus conhecimentos. Assim, eles podem se juntar a nós nesse programa de valorização da cultura alimentar regional e sustentável.

Caras do Brasil - molho de tucupi

O molho de Tucupi Preto é um dos produtos da linha Manioca presente no portfólio do Caras do Brasil. Imagem: Manioca

Brasilidade, sabor e negócios sustentáveis

Em algumas lojas G7 do Pão de Açúcar, estrategicamente escolhidas, terminais exclusivos de vendas do Caras do Brasil são disponibilizados:

  • Jardim Paulista;
  • Clodomiro Amazonas;
  • Real Parque;
  • Ricardo Jafet;
  • Sócrates;
  • Shopping Iguatemi;
  • Praça Panamericana.

Cada um desses terminais conta com uma seleção de produtos que representa o melhor da pequena produção sustentável das 5 regiões brasileiras. Todos eles são oferecidos para os consumidores dos grandes centros urbanos.

Caras do Brasil - produtor de tapioca

Produtor artesanal da farinha de tapioca presente na linha de produtos da Manioca que alia preservação, pesquisa e ingredientes da floresta Amazônica. Imagem: Manioca

Caras do Brasil, brasilidade, sabor e negócios sustentáveis. O encontro de quem produz com excelência com quem consome com consciência.

Conheça outras ações de sustentabilidade do Pão de Açúcar em www.paodeacucar.com/sustentabilidade