Talvez uma das sementes mais conhecidas quando o assunto é vida saudável, a chia é famosa por ser um alimento que tem alto valor nutritivo. Inclusive, ela é considerada um dos “superalimentos”, ou seja, que apresenta grande quantidade de nutrientes em sua composição. Que tal conhecer mais sobre ela?

chia semente

Semente descoberta no século XVI

A Salvia hispanica, nome científico da planta que também é conhecida como chia, teve sua origem em terras maias e astecas da Guatemala e México.

Já naquela época, a semente tinha bastante destaque em ambas as civilizações. Vale saber, por exemplo, que existia a crença em grupos de guerrilha guatemalenses de que apenas uma porção de chia poderia nutrir um guerrilheiro durante todo um dia, proporcionando força e energia. Por isso, ela era levada nas viagens para sustento.

No entanto, foi apenas recentemente que o alimento se tornou especialmente popular aos adeptos da vida saudável no Brasil, como também na Argentina, Bolívia e Equador.

chia alimento

Características da chia e seu uso na culinária

A chia é uma semente bem pequena. Com aproximadamente 2 milímetros, se apresenta em formato oval nas cores branca, cinza, marrom escura e preta. Por ter um sabor neutro, ela pode ser incorporada em receitas variadas, desde as salgadas até as doces, e inclusive líquidos, como água, sucos e vitaminas.

Além de ser comercializada sob forma de grão, o alimento também pode ser encontrado como óleo (para tempero), farinha (substituta da farinha branca, como em receitas de pães e bolos) e em cápsula.

Os modos de preparo da semente são fáceis, rápidos e versáteis. Em combinações em pratos, como ao ser polvilhada sobre saladas e frutas, a chia mantém sua forma original. Já na versão com bebidas, porém, ela aumenta de tamanho e ainda vira uma espécie de gel, podendo ser utilizada no lugar da clara de ovo, por exemplo.

chia óleo

Grão nutritivo com benefícios ao organismo

A chia é uma fonte de proteína natural. Além disso, ela também é rica em antioxidantes, carboidratos, fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e zinco. No entanto, lembre-se de que tanto o óleo 100% natural quanto a farinha perdem propriedades nutritivas durante o processo de fabricação, especialmente as fibras. Por isso, prefira o consumo do alimento na forma de grão in natura.

Quando consumido em uma alimentação equilibrada, juntamente com hábitos saudáveis e o acompanhamento de um profissional da saúde, o alimento pode oferecer alguns benefícios ao organismo, como:

  • Auxiliar no controle do peso, já que a sensação de saciedade proporcionada pela semente contribui para a redução do consumo alimentar;
  • Melhorar o funcionamento do sistema digestivo, colaborando no processo de digestão e também no trânsito intestinal;
  • Ajudar para uma boa saúde cardiovascular, melhorando a circulação do sangue, equilibrando as taxas de colesterol, regulando a pressão sanguínea, e prevenindo doenças;
  • Cooperar para a regulação e controle do diabetes, balanceando os níveis de glicemia;
  • Contribuir para o aumento da imunidade, protegendo contra gripes, inflamações e doenças;
  • Participar da formação e fortalecimento dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como osteoporose;
  • Atuar diretamente no cérebro, favorecendo a propagação dos impulsos nervosos e as atividades cerebrais;
  • Entre outros, como prevenir o envelhecimento precoce, favorecer o ganho de massa muscular, e ainda influenciar positivamente a saúde das unhas, cabelos e pele, da boca, dos olhos, do sono etc.

chia receita

Você tem o hábito de consumir chia no dia a dia? Já conhecia os nutrientes e benefícios que a semente pode oferecer à sua saúde? Confira agora uma receita de tapioca com chia que já publicamos aqui no Blog do Pão!