Mais Mu logo triglicéridesAlimentos consumidos durante as refeições fornecem calorias para que o corpo mantenha as suas funções normais. No entanto, quando há um excesso dessas calorias, o organismo armazena energia em forma de triglicérides (gordura) no tecido adiposo.

Em curto prazo, triglicérides em excesso pode não apresentar nenhum sintoma ou risco para a saúde. Porém, quando isso se dá de forma prolongada, eles podem trazer consequências ruins, como arteriosclerose, pancreatite, dentre outros problemas.

Que tal conferir algumas dicas para, junto com o seu profissional da saúde de confiança, diminuir os triglicerídeos no corpo?

triglicérides intro

1. Consuma alimentos ricos em fibras

As frutas, as verduras e os grãos integrais, como arroz, trigo e aveia, são ricos em fibras. Desse modo, essas substâncias podem ajudar a diminuir os picos de glicemia (considerado o açúcar do sangue), fazendo melhorar o controle de triglicérides. Sem contar que as fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

triglicérides fibras

2. Dê preferência às fontes de gorduras boas

As gorduras boas podem ajudar a diminuir triglicerídeos porque atuam com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Assim, elas podem melhorar a circulação do sangue e prevenir problemas cardíacos e outros provenientes do excesso de triglicérides. Alguns dos alimentos ricos em gorduras boas são as castanhas, amendoim, sementes de chia e linhaça, e o azeite.

triglicérides gorduras

3. Evite o tabagismo

O ato de fumar pode aumentar os riscos de doenças cardiovasculares e diabetes. Além disso, é um hábito que potencializa os prejuízos causados pela alta taxa de triglicérides no sangue. Portanto, lembre-se de sempre evitar o contato com o cigarro na sua vida.

triglicérides cigarro

4. Aposte na queima de calorias em excesso

Como explicamos no início do texto, calorias ingeridas em excesso se transformam em triglicérides. Desse modo, ao reduzir essa quantidade de calorias, você pode conseguir diminuí-los.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio da atividade física. A prática de exercícios diários, como os realizados na academia, a corrida ou a dança, ajuda a queimar essas calorias em excesso no corpo.

triglicérides exercício

5. Beba com moderação

As bebidas alcoólicas são repletas de calorias que estimulam a produção excessiva de triglicérides. A famosa cervejinha, por exemplo, além de conter álcool, é rica em carboidrato.

Portanto, seu consumo elevado pode causar o aumento exponencial de triglicérides. Então, é melhor moderar na ingestão dessa e de outras bebidas alcoólicas, ok?

triglicérides álcool

6. Evite consumir carboidratos simples em excesso

São considerados alimentos com carboidratos simples aqueles que têm em sua composição açúcar e farinha branca. E esses componentes podem ser alguns dos responsáveis pelo aumento excessivo de triglicérides.

Dessa forma, é preferível consumir alimentos integrais e evitar a ingestão em excesso daqueles com farinha branca, como alimentos processados, por exemplo pizza, industrializados, pão francês, bolos e biscoitos em geral.

triglicérides carboidratos

7. Aumente a ingestão de ômega 3

O ácido graxo ômega 3 é uma gordura insaturada que pode ajudar a reduzir os níveis de triglicérides do sangue. Essa substância pode ser adquirida por meio da alimentação, especialmente pelo consumo de peixes de águas frias, como salmão e atum.

Porém, para complementar sua alimentação, você também pode ingerir o ômega 3 em cápsulas, já que é difícil consumir suas quantidades adequadas apenas através do consumo de alimentos. Esse produto funciona como suplementação para aqueles que querem aumentar a quantidade dessa gordura boa na alimentação diária.

triglicérides ômega 3

Você sabia que esses hábitos, juntamente com o acompanhamento com um profissional da saúde, podem ajudar a diminuir os triglicérides do organismo? Tem alguma outra dica? Confira também outros posts sobre saúde que já fizemos aqui no blog!

mais mu banner triglicérides