Sabe aquela história de que as gorduras fazem mal para a saúde? Não é bem assim que o nosso organismo entende esse macronutriente. Nem toda gordura é vilã – e algumas, inclusive, podem ser muito importantes para nossa qualidade de vida.

Quando cortamos a gordura da nossa alimentação sentimos mais fome, podemos desenvolver deficiência de vitaminas e minerais e também aumentar a incidência de lesões. Mas como encontrar as “gorduras do bem”? O segredo está em conhecê-las e saber como inclui-las na sua dieta.

Com as dicas abaixo você vai conhecer os diferentes tipos de gorduras, aprender a identificar as que fazem bem e como adicioná-las na alimentação!

Gorduras trans: maior risco de problemas cardíacos

gorduras do bem - trans

As gorduras trans são facilmente encontradas nos alimentos processados. Essas são as gorduras que consideramos as verdadeiras inimigas do coração e que não trazem benefícios para a saúde.

O consumo regular de gordura trans pode elevar os níveis do colesterol LDL (que é o que chamamos de “ruim”) enquanto, ao mesmo tempo, diminui a presença de colesterol HDL no sangue (o colesterol “bom”). Essa simples mudança no nosso perfil lipídico pode aumentar significativamente o risco de doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2.

Por isso, o consumo de gorduras trans no nosso dia a dia deve ser o menor possível, em situações esporádicas.

Gorduras saturadas: devem fazer parte da alimentação, com cautela

gorduras do bem - saturada

As gorduras saturadas são aquelas encontradas, de maneira geral, em produtos animais como carnes e laticínios. Apesar de, por muito tempo, serem consideradas perigosas para a saúde, hoje a medicina já sabe que esse tipo de gordura – se consumida de maneira equilibrada – também é essencial para a manutenção da saúde.

Para consumi-la da maneira correta, prefira cortes de carne bovina e de aves magras, leite, iogurte e queijos.

Gorduras insaturadas: amigas da saúde e do coração

gorduras do bem - insaturadas

As gorduras insaturadas podem ser divididas em dois grupos: monoinsaturadas e poli-insaturadas.

As gorduras monoinsaturadas são facilmente encontradas no azeite e outros óleos vegetais (como o de canola, gergelim e outras sementes). Elas também são as gorduras mais disponíveis na manteiga de amendoim e nas oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas). Esse tipo de gordura tem ação protetora para o coração.

As poli-insaturadas (os ômegas), por sua vez, também são encontradas nos óleos vegetais e oleaginosas, mas sua maior fonte alimentar são os peixes gordurosos: salmão, anchova e sardinha. Essas gorduras, além de ter efeito protetor para o coração, também atuam como antiinflamatórias e antidiabéticas.

Quais os benefícios das gorduras do bem?

O consumo das gorduras do bem – saturadas e poli-insaturadas – pode garantir muitos benefícios para a nossa saúde:

  • Aumento da sensação de saciedade (diminuindo a ingestão do volume de alimentos e calorias ao longo do dia);
  • Maior absorção de nutrientes (vitaminas A, D, E e K são lipossolúveis);
  • Proteção para o coração (por aumentar a concentração de colesterol bom e reduzir o de colesterol ruim);
  • Redução dos riscos de lesões (a gordura aumenta a absorção de vitamina D, que é essencial para proteger a estrutura óssea).

Para aprender como adicionar as gorduras do bem na sua alimentação é interessante conversar com um nutricionista sobre o assunto. Mas você já pode adicionar alguns dos alimentos fonte desses nutrientes na sua rotina diária. A Taeq tem uma grande linha de óleos vegetais e outros produtos naturais e orgânicos que são ricos nas gorduras que fazem bem para a saúde. Confira nas lojas ou no site do Pão!