Alimentos cada vez mais industrializados, inatividade e o forte apelo dos aparelhos eletrônicos é a perigosa combinação que está formando gerações de crianças obesas e doentes.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 41 milhões de crianças obesas com menos de cinco anos, um mal que atinge igualmente países pobres e desenvolvidos.

Para tentar reverter o quadro a OMS criou diretrizes que auxiliam pais e profissionais no controle da saúde dos pequenos. Elas sugerem priorizar alimentos frescos e naturais, diminuir a ingestão dos processados (biscoitos, massas e pães), além de incluir a prática de atividade física na rotina: ao menos uma hora por dia, todos os dias.

Veja nossas dicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pequenos!

Faça compras de supermercado saudáveis

Não tenha em casa aquilo que você quer que seus filhos (e você mesmo) consumam. Na hora de escolher o que vai comprar no supermercado, lembre-se de dar preferência a alimentos frescos e naturais, sempre que possível.

Frutas, verduras, legumes, iogurtes naturais, queijos frescos e cereais integrais sempre serão mais nutritivos e poderosos que versões empacotadas, pasteurizadas e processadas! Nas lojas do Pão de Açúcar você encontra produtos orgânicos certificados!

qualidade de vida crianças compras

Prefira o equilíbrio ao invés da proibição

Investir no reforço positivo é muito mais interessante para as crianças do que proibi-las de fazer algo. Portanto, é mais eficiente dizer “vamos comer mais frutas e legumes” do que dizer “estão proibidos de comer biscoitos no lanche da tarde”. Buscar o equilíbrio na hora de ensinar seus filhos a comer melhor é o caminho mais interessante.

Estabeleça regras simples como comer um vegetal diferente por dia, sem ter que proibir as crianças de comer uma sobremesa de vez em quando. Quanto mais as metas de saúde forem vistas como reforço positivo, mais facilmente seus filhos se adaptarão a elas.

Controle o tempo nas telas

O tempo gasto diante das telas de aparelhos eletrônicos (celular, tablet e computador) e da televisão é um dos grandes vilões para a saúde das crianças. Esse hábito aumenta a rotina sedentária do seu filho, além de limitar as suas relações interpessoais com amigos e família.

Estabeleça horários para o uso desses aparelhos, garantindo que eles não interfiram nas outras atividades e qualidade de vida dos pequenos.

qualidade de vida crianças - exercício

Brincar é o melhor remédio

Estimule atividades físicas divertidas com seus filhos. Jogar bola, brincar de pega-pega, andar de bicicleta, apostar corrida e passear com o cachorro são hábitos que deixaram de fazer parte da rotina das crianças modernas. Se optarem por uma modalidade esportiva regular, ajude-os a escolher algo de que realmente gostem. Esporte precisa ser prazeroso. Se você estiver junto na brincadeira, melhor ainda!

Que tal experimentar um evento de que todos possam participar, como o Circuito de Corridas Pão de Açúcar? Ele tem um percurso só para as crianças, além de atividades e brincadeiras para elas!

Seja um exemplo positivo para o seu filho

Esta é a dica mais importante de todas. Crianças são orientadas por adultos e tendem a imita-los em praticamente todas as suas atitudes. Por isso, preste mais atenção aos seus próprios hábitos e deseje para você o mesmo que deseja para seus filhos, afinal, eles vão te copiar.

Inclua alimentos saudáveis no seu prato, pratique exercícios, deixe o celular longe da mesa de jantar. Um bom exemplo dentro de casa já é metade do caminho para uma família mais saudável!

qualidade de vida crianças - exemplo

Como você tem cuidado da qualidade de vida dos seus filhos? Conte para a gente!

Não deixe de conferir as opções de produtos naturais e saudáveis em qualquer uma das lojas ou no site do Pão de Açúcar. Só lá você encontra a linha Taeq, pioneira na busca por mais saúde e qualidade de vida!