O Brasil é um país tropical e, por isso, altas temperaturas podem se fazer presentes em diferentes épocas do ano. Mesmo em dias de outono e inverno temos temperaturas consideradas altas para essas estações do ano.

Um dos cuidados mais importantes que devemos ter com a nossa relação com o sol e com o clima mais quente – além de criar o hábito de passar filtro solar regularmente – é ficar atento à nossa hidratação. Como praticamente 70% da nossa composição corporal é preenchida por água, não é difícil compreender por que isso é importante. Precisamos de garantir nossa ingestão hídrica adequada para nos manter vivos e saudáveis.

Entretanto, nem todo mundo gosta de beber um copo d’água pura só para se manter hidratado, certo? Por isso, garantir a ingestão diária adequada desse líquido pode parecer uma tarefa difícil. Mas, existem alternativas saborosas e práticas para aumentar o consumo de água na sua rotina. Elas são ideais não apenas para os dias quentes, mas para qualquer época do ano.

Que tal conhecer algumas bebidas refrescantes e adicionar agora mesmo no seu dia a dia?

Vitaminas e sucos de fruta

sucos-e-vitaminas-bebidas refrescantes

Quando o assunto é hidratação, poucas pessoas se lembram que os sucos de frutas e vitaminas podem ser alternativas interessantes para aumentar o consumo de água. As frutas naturalmente contém uma concentração relativamente alta de água em sua composição. Essa característica aumenta significativamente com a preparação dos sucos.

O mesmo acontece com as vitaminas, que são preparadas com alimentos ricos em água, como o leite, as frutas e alguns vegetais.

Mas, atenção! Os sucos e as vitaminas, apesar de boas fontes de hidratação, também apresentam valor calórico relativamente alto. Principalmente se comparados a um copo de água ou de outras bebidas feitas para hidratar. Por isso, o volume do seu consumo deve ser moderado, com a orientação de um médico ou nutricionista.

Raspadinhas de gelo

raspadinha bebidas refrescantes

Uma excelente alternativa ao copo d’água – e que contém baixíssimo valor calórico – são as raspadinhas de gelo. O preparo dessas bebidas refrescantes é muito simples: basta acrescentar um pouco de polpa de fruta (ou água de coco) em um copo com bastante gelo moído. Saboreie imediatamente!

Graças a essa praticidade, é possível criar sabores únicos de raspadinha para consumir ao longo do dia e garantir sua hidratação!

Águas saborizadas

águas-saborizadas bebidas refrescantes

Você provavelmente já ouviu falar – ou já provou – águas saborizadas. Essa é uma prática antiga e que voltou a ser tendência no mercado alimentício atual.

Preparar uma água saborizada é simples. Pegue uma jarra de água bem gelada e coloque, por exemplo, algumas folhas de hortelã frescas ou algumas rodelas de limão e sirva com bastante gelo.

É possível criar várias versões de águas saborizadas para compor o seu leque de bebidas refrescantes para o dia a dia. Além da hortelã e do limão você pode usar frutas, ervas e vegetais como:

Água de coco

água-de-coco bebidas refrescantes

A água de coco também é uma ótima substituta para o copo d’água em alguns momentos. Para quem curte o sabor dessa bebida, vale a pena adicioná-la ao seu cardápio para se hidratar.

Outro importante benefício da água de coco é que essa bebida é uma fonte riquíssima em sais minerais e vitaminas. Por esse motivo, ela é considerada um alimento bastante nutritivo para compor sua alimentação.

Graças a essas características, os nutricionistas e médicos classificam essa bebida como um isotônico natural e sua ingestão é recomendada em quadros de desidratação. Você sabia disso?

Chás gelados

chá-gelado bebidas refrescantes

Para os amantes dos chás, suas versões quentes são ótimas para aumentar o consumo de água. Mas especialmente os chás gelados são excelentes para aumentar sua ingestão hídrica.

Nos dias de altas temperaturas, prepare o seu chá favorito e sirva ele bem gelado (e com cubos de gelo extra) para se refrescar.

Todos os sabores de chá combinam com essa preparação: desde o tradicional chá mate, até os mix de frutas e ervas usadas em diversas infusões!

Água mineral

água-mineral bebidas refrescantes

Você deve estar se perguntando por que a água aparece aqui nessa lista de bebidas refrescantes,  certo? Optamos por acrescentar o tradicional copo de água nessas sugestões para reforçar a importância que essa bebida tem para nossa saúde e corpo.

Mesmo que você consiga manter uma ingestão hídrica alta com a ajuda das alternativas de bebidas refrescantes acima, é importante lembrar que nada substitui o valor de um bom copo de água mineral.

Por isso, tente criar o hábito de aumentar o seu consumo de água pura, caso você tenha dificuldades nessa tarefa. O volume recomendado é de, pelo menos, oito copos diários – aproximadamente dois litros.

Ao longo do tempo será fácil perceber que a obrigatoriedade se tornará um hábito prazeroso – e que vai fazer muito bem para sua saúde!

Depois de conferir essas nossas sugestões, você não tem mais desculpas para garantir a sua hidratação diária, não é mesmo?

Tem alguma outra dica de bebidas refrescantes que não citamos aqui? Conte para a gente! Compartilhe suas experiências!