O Brasil é um país tropical e, por isso, altas temperaturas podem se fazer presentes em diferentes épocas do ano. Mesmo em dias de outono e inverno temos temperaturas consideradas altas para essas estações do ano.
Um dos cuidados mais importantes que devemos ter com a nossa relação com o sol e com o clima mais quente – além de criar o hábito de passar filtro solar regularmente – é ficar atento à nossa hidratação. Como praticamente 70% da nossa composição corporal é preenchida por água, não é difícil compreender por que isso é importante. Precisamos de garantir nossa ingestão hídrica adequada para nos manter vivos e saudáveis.
Entretanto, nem todo mundo gosta de beber um copo d’água pura só para se manter hidratado, certo? Por isso, garantir a ingestão diária adequada desse líquido pode parecer uma tarefa difícil. Mas existem alternativas saborosas e práticas para aumentar o consumo de água na sua rotina. Elas são ideais não apenas para os dias quentes, mas para qualquer época do ano.
Que tal conhecer algumas bebidas refrescantes e adicionar agora mesmo no seu dia a dia?
Vitaminas e sucos de fruta
Quando o assunto é hidratação, poucas pessoas se lembram que os sucos de frutas e vitaminas podem ser alternativas interessantes para aumentar o consumo de água. As frutas naturalmente contêm uma concentração relativamente alta de água. Essa característica aumenta significativamente com a preparação dos sucos.
O mesmo acontece com as vitaminas, que são preparadas com alimentos ricos em água, como o leite, as frutas e alguns vegetais.
Mas, atenção! Os sucos e as vitaminas, apesar de boas fontes de hidratação, também apresentam valor calórico relativamente alto. Principalmente se comparados a um copo de água ou de outras bebidas feitas para hidratar. Por isso, o volume do seu consumo deve ser moderado, com a orientação de um médico ou nutricionista.
Raspadinhas de gelo
Uma excelente alternativa ao copo d’água – e que contém baixíssimo valor calórico – são as raspadinhas de gelo. O preparo dessas bebidas refrescantes é muito simples: basta acrescentar um pouco de polpa de fruta (ou água de coco) em um copo com bastante gelo moído. Saboreie imediatamente!
Graças a essa praticidade, é possível criar sabores únicos de raspadinha para consumir ao longo do dia e garantir sua hidratação!
Águas saborizadas
Você provavelmente já ouviu falar – ou já provou – águas saborizadas. Essa é uma prática antiga e que voltou a ser tendência no mercado alimentício atual.
Preparar uma água saborizada é fácil. Pegue uma jarra de água bem gelada e coloque, por exemplo, algumas folhas de hortelã frescas ou algumas rodelas de limão e sirva com bastante gelo.
É possível criar várias versões de águas saborizadas para compor o seu leque de bebidas refrescantes para o dia a dia. Além da hortelã e do limão você pode usar frutas, ervas e vegetais como:
- Laranja;
- Abacaxi;
- Pepino;
- Manjericão;
- Hibisco.
Água de coco
A água de coco também é uma ótima substituta para o copo d’água em alguns momentos. Para quem curte o sabor dessa bebida, vale a pena adicioná-la ao seu cardápio para se hidratar.
Outro importante benefício da água de coco é que essa bebida é uma fonte riquíssima em sais minerais e vitaminas. Por esse motivo, ela é considerada um alimento bastante nutritivo para compor sua alimentação.
Graças a essas características, os nutricionistas e médicos classificam essa bebida como um isotônico natural e sua ingestão é recomendada em quadros de desidratação. Você sabia disso?
Chás gelados
Para os amantes dos chás, suas versões quentes são ótimas para aumentar o consumo de água. Mas especialmente os chás gelados são excelentes para aumentar sua ingestão hídrica.
Nos dias de altas temperaturas, prepare o seu chá favorito e sirva ele bem gelado (e com cubos de gelo extra) para se refrescar.
Todos os sabores de chá combinam com essa preparação: desde o tradicional chá mate, até os mix de frutas e ervas usadas em diversas infusões!
Água mineral
Você deve estar se perguntando por que a água aparece aqui nessa lista de bebidas refrescantes, certo? Optamos por acrescentar o tradicional copo de água nessas sugestões para reforçar a importância que essa bebida tem para a nossa saúde e corpo.
Mesmo que você consiga manter uma ingestão hídrica alta com a ajuda das alternativas de bebidas refrescantes acima, é importante lembrar que nada substitui o valor de um bom copo de água mineral.
Por isso, tente criar o hábito de aumentar o seu consumo de água pura, caso você tenha dificuldades nessa tarefa. O volume recomendado é de, pelo menos, oito copos diários – aproximadamente dois litros.
Ao longo do tempo, será fácil perceber que a obrigatoriedade se tornará um hábito prazeroso – e que vai fazer muito bem para sua saúde!
–
Depois de conferir essas nossas sugestões, você não tem mais desculpas para garantir a sua hidratação diária, não é mesmo?
Tem alguma outra dica de bebidas refrescantes que não citamos aqui? Conte para a gente! Confira também outros posts sobre hidratação que já publicamos aqui no blog!