Os sucos são uma maneira rápida, prática e eficiente de aumentar a ingestão de vitaminas e minerais na sua alimentação diária. Existem vários tipos de suco, dentre os quais os naturais – feitos com frutas e vegetais frescos – se destacam como a principal opção para uma alimentação equilibrada.

Ao preparar sucos naturais você pode optar por várias receitas, sendo as mais populares as detox ou as preparadas apenas com frutas (e um pouco de adição de água). Você sabe qual escolher para colocar no seu cardápio?

O que é um suco detox?

sucos detox - o que é

O suco detox é um tipo de receita dessa bebida desenvolvida à base de alimentos com características nutricionais específicas – como as antioxidantes e diuréticas – que podem oferecer ao organismo alguns benefícios após seu consumo.

Existem vários tipos de receitas de suco detox, que variam o tipo de frutas, vegetais e outros ingredientes – sempre naturais – utilizados em sua composição. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o suco detox não é apenas o suco verde ou uma vitamina rica em vegetais e legumes. Ele pode ser produzido apenas com frutas, apenas com vegetais ou com um mix de ingredientes poderosos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem o consome.

Você deve estar se perguntando, portanto, como conseguirá identificar um suco detox, certo? Em resumo, essas bebidas precisam apresentar características antioxidantes, além de maior teor de fibras, vitaminas e minerais.  São, portanto, alternativas saudáveis e nutricionalmente ricas de bebidas.

O que caracteriza um suco de fruta integral?

sucos detox - sucos naturais

Um suco de fruta integral é aquele feito com 100% da polpa da fruta natural, que pode ter a água adicionada em sua composição para deixá-lo com uma consistência mais agradável. Esses sucos, que podem ser preparados com apenas um tipo de fruta ou um mix de duas ou mais, se caracterizam por ter uma alta concentração de nutrientes encontrados nesses alimentos, por serem preparados com um maior número de frutas para que a receita tenha rentabilidade.

Por isso, sucos naturais de frutas são fontes ricas em vitaminas, minerais, água, fibras e outros nutrientes, além de serem super fáceis de consumir. Suas principais características nutricionais podem variar de acordo com as frutas escolhidas para a receita.

Quando devo priorizar cada um?

sucos detox - escolha

Sucos detox e sucos de fruta integrais são bebidas igualmente saudáveis. Para escolher entre um ou outro, vale a pena avaliar suas principais características nutricionais e quais são as que você está procurando oferecer para seu organismo.

De maneira geral, alguns sucos de frutas integrais podem ser classificados como sucos detox, assim como existem receitas de sucos detox feitos apenas com frutas. Por isso, a priorização de um ou outro pode variar de acordo com seus objetivos.

Como fazer a escolha certa?

sucos detox - diferenças

Quando devo tomar um suco detox ou um suco de frutas integral? Essa escolha deve ser feita em conjunto com um profissional especialista em nutrição, que é capaz de avaliar as características da bebida e o perfil nutricional do paciente.

Como os sucos detox e os sucos naturais também contém calorias, é importante ficar atento na maneira como ele será encaixado na alimentação, para que não seja o responsável por um ganho de peso indesejado. Esse é outro aspecto que o nutricionista pode lhe ajudar a avaliar na hora de montar um cardápio com sucos naturais ou detox para você.

 

A mais importante característica do suco detox – e também dos sucos de fruta integrais – é o seu desenvolvimento com alimentos frescos e naturais, que garantem seu valor nutricional e suas características benéficas para a saúde. Mas adicioná-lo da maneira correta na alimentação é o único jeito de usufruir de todos esses benefícios que eles oferecem.

Você tem o hábito de tomar suco de frutas integral ou suco detox em casa? Conta pra gente mais sobre o assunto!