Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça nosso texto completo!
–
O potássio é um dos sais minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Além de poder oferecer benefícios em uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, a deficiência do mineral pode acarretar disfunções no corpo. Por isso, que tal descobrir quais são os alimentos ricos em potássio para adicionar na sua rotina com o acompanhamento de um profissional da área da saúde?
Atuação do mineral no organismo
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de potássio deve ser de, no mínimo, 4,7 gramas por adulto.
Benéfico para a saúde cardiovascular, podendo ajudar a circulação sanguínea e contribuir para o controle da hipertensão, o mineral também pode ser fonte de energia, melhorar o tônus muscular e ajudar na prevenção de cãibras, se mostrando um ótimo aliado na prática de exercício físico. Ademais, ele ainda pode contribuir para uma boa atividade da função nervosa, além de oferecer outros benefícios.
Porém, quando acontece a hipocalemia, ou seja, a falta de potássio no organismo, alguns distúrbios podem ser percebidos, como a fadiga e o cansaço físico, a apatia e confusão mental, e a dificuldade de concentração e tonturas. Há ainda outros sintomas que podem ser sentidos, como a falta de apetite, a insuficiência cardíaca e o aparecimento de cãibras.
Portanto, é fundamental que as taxas do mineral estejam equilibradas no organismo. E para que isso seja feito, o consumo de alimentos ricos em potássio é imprescindível.
Incluindo o potássio na alimentação
Embora possa ser encontrado com facilidade nos alimentos, existem alguns que se destacam por conter grandes quantidades do mineral, como os de origem animal e vegetal.
Abacate
Embora apresente alto valor calórico, o abacate é um alimento que também revela em sua composição altos níveis de potássio, superando inclusive as quantidades da banana.
Além disso, ele ainda contém outros nutrientes essenciais ao organismo, como proteínas, vitaminas A, C, E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo.
Abóbora
A abóbora também é outro alimento que contém uma das taxas mais altas de potássio.
Bastante nutritivo, o legume ainda apresenta betacaroteno, fibras, ômega-3, vitaminas A, C, E e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro e fósforo.
Banana
Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo.
Ela ainda oferece antioxidantes, fibras, vitaminas C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, cobre, ferro, magnésio e manganês.
Batata
A batata também é outro alimento que conta com taxas de potássio superiores às da banana.
Além disso, ela revela carboidratos, vitaminas C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro e fósforo.
Batata-doce
Importante fonte de potássio, a batata-doce é um alimento com grande valor nutritivo.
O tubérculo é rico em betacaroteno, carboidratos, fibras, vitaminas A, C, E, K e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e sódio.
Beterraba
A beterraba é um alimento que oferece quantidades de potássio semelhantes às da banana.
Ela ainda apresenta outros nutrientes, como açúcares, betacaroteno, proteínas, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, manganês, sódio e zinco.
Folhas de coloração verde escura
Acelga, brócolis, couve e espinafre são algumas das folhas escuras que contêm bons níveis de potássio.
Além disso, elas ainda podem apresentar carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas A, C, E e do complexo B, minerais, e outros nutrientes.
Frutas secas
As frutas secas, como o damasco, a tâmara e a uva passa, são outro grupo que estão nos alimentos ricos em potássio.
Elas também podem conter antioxidantes, fibras, vitaminas A, K e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, magnésio e selênio.
Iogurte
Bastante conhecido por ser uma opção saudável, o iogurte é uma das melhores fontes de potássio.
Ele ainda tem grande valor nutritivo por fornecer vitaminas A, E e do complexo B, e minerais, como o fósforo.
Leguminosas
As leguminosas fazem parte do grupo de alimentos ricos em potássio. Por isso, alguns dos ingredientes para estarem no seu dia a dia são ervilhas, feijões, lentilhas etc.
Elas também podem oferecer carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas C, K e do complexo B, sais minerais, entre outros nutrientes.
Molho de tomate
O tomate por si só já é um alimento que apresenta grande quantidade de potássio. Porém, quando em um molho caseiro com ingredientes naturais, por exemplo, pode ter seus níveis aumentados.
O fruto também revela outros nutrientes, como o licopeno e as vitaminas A, C, K e do complexo B.
Oleaginosas
Amêndoas, avelãs, nozes… essas são algumas das oleaginosas que contêm boas taxas de potássio.
Esse grupo de alimentos benéfico à saúde ainda pode oferecer antioxidantes, fibras, proteínas, vitaminas E e do complexo B, e sais minerais, como cobre, ferro, magnésio, selênio e zinco.
Peixes
Algumas espécies de peixes que são fonte de potássio são o atum, o linguado e o salmão.
Além disso, esse grupo também é famoso por conter outros nutrientes importantes para o organismo, como ômega-3, vitamina B12 e minerais, como cálcio, cobalto, fósforo e iodo.
Outros alimentos ricos em potássio
De forma geral, frutas de coloração verde e vermelha, assim como a água de coco, o café, especiarias, entre outras opções, também podem oferecer quantidades importantes de potássio para o organismo.
–
Você conhecia todos esses alimentos ricos em potássio? Tem o hábito de consumi-los com moderação no dia a dia? Confira também nossos posts de alimentos que são fontes de vitamina C, zinco, e fibra e proteína!
julho 18, 2020
😉👏👏
outubro 6, 2020
Aprendi muito obrigada ,foi muito útil pra mim.
outubro 6, 2020
Obrigada pela mensagem, Maria 🙂
novembro 1, 2020
MUITO BOM!!!!
novembro 3, 2020
🙂
novembro 1, 2020
Muita informação saudável, esse tipo de informação que realmente precisamos, obrigado
novembro 3, 2020
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso conteúdo, Márcio 🙂
novembro 1, 2020
E por falar em potássio, a dosagem presente na banana maçã é suficiente para neutralizar a fermentação do açúcar da proteína do leite – A lactose, ou seja: Resolvi confrontar um alimento que solta o intestino de muitas pessoas, com outro que para muitos prende, e para mim deu certo. N a data de hoje (01/11/2020), são 57 e sete dias sem fermentação, desde que comecei o experimento. #Já enviei para dezenas ou mais de cem pessoas.
novembro 26, 2020
Bom dia José Renato Lima!
Poderia me passar seu contato pfv!!!
Tenho problemas com lactose e, adoraria trocar informações com tigo… a sua postagem foi ótima.
Grata.
Att Elisandra
novembro 29, 2020
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=172708304414151&id=100050249475772
Sim! Podemos falar mais sobre o assunto. Esse link é do Facebook com a postagem sobre o assunto.
dezembro 14, 2020
O Médico mandou não comer alimentos que tenha potássio, porque tive AVC , ele disse o potássio estava muito alto, mandou fazer novos exames. Deixei de comer banana , batata doce, iogurte.