Uma das vitaminas mais importantes do complexo B, a vitamina B12 é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Conhecida também como cobalamina e cianocobalamina, já que apresenta em sua composição os compostos cobalto e cianeto, ela tem como função atuar nos sistemas cardiovascular, nervoso e sanguíneo. Que tal saber tudo sobre ela?
Vitamina complexa e fundamental para o organismo
A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, que pode ser dissolvida em água. Após sua ingestão por meio de alimentos ou suplementação vitamínica, ela é facilmente absorvida pelo íleo, uma parte do intestino delgado, e aproveitada em seguida pelo organismo.
Tida como a vitamina mais complexa de todas, a B12, logo após a sua descoberta, foi caracterizada como uma substância que curava a anemia perniciosa (anemia de Addison), causada justamente pela sua deficiência no organismo, e também como um elemento existente no fígado de bezerros.
Com o passar dos anos, porém, ela começou a ter cada vez mais destaque graças aos benefícios que pode oferecer ao organismo. Atualmente, por exemplo, é sabido que uma das principais funções da vitamina B12 é atuar diretamente na preservação de nervos e células do sistema nervoso.
Os benefícios da vitamina B12 no dia a dia
A vitamina B12 é armazenada pelo nosso organismo, especialmente no fígado. Além da atuação principal no sistema nervoso, e juntamente com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, ela também pode ajudar:
- Na preservação e reparação de células, agindo na formação do DNA e RNA, e na proteção dos cromossomos;
- Na formação dos glóbulos vermelhos, que são as hemácias, auxiliando na saúde do sistema circulatório;
- Na prevenção das anemias megaloblástica e perniciosa;
- No bom funcionamento dos sistemas metabólico e imunológico;
- Na regulação dos níveis de colesterol bom (HDL) e absorção de vitaminas;
- Na melhora do bem-estar, condicionamento físico, disposição, produtividade e sono.
Consumo para o bom funcionamento do organismo
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade de consumo recomendada da vitamina B12 é de 2,4 microgramas por dia para os adultos. Porém, é importante lembrar que esse número pode variar de pessoa para pessoa. Então consulte seu nutricionista para saber os níveis da vitamina no seu organismo e qual a melhor dieta para ele.
A vitamina B12 é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como:
- Carnes de porco e boi, especialmente o fígado;
- Frutos do mar e mariscos, com as ostras se destacando;
- Leite e derivados, como manteiga e queijos;
- Ovos;
- Peixes de água fria, como atum, salmão e truta.
Para veganos e vegetarianos, por exemplo, existem outras opções de fonte de vitamina B12, como:
Além dos alimentos citados acima, caso seja identificada a deficiência da substância, a suplementação com cápsulas pode ser indicada pelo seu nutricionista.
Deficiência da vitamina e seus sintomas
A falta da vitamina B12 no organismo, seja pela sua má absorção durante o processo metabólico ou pela falta de alimentos ricos da substância na dieta, pode acarretar problemas de saúde.
Portanto, é necessário cuidar para manter seus níveis de vitamina B12 em dia e evitar a carência da substância. De qualquer forma, esteja atento para sintomas que podem aparecer com a deficiência e interferir no seu bem-estar, saúde e qualidade de vida, como:
- Doenças como anemia, demência, depressão, neuropatia (nervos) e trombose;
- Dificuldades de concentração, equilíbrio, memória, raciocínio e coordenação motora;
- Confusão mental, alucinações e paranoias;
- Falta de energia, fadiga, fraqueza e tontura;
- Icterícia (pele amarela) e pele pálida;
- Inflamações nas mucosas e órgãos do sistema digestivo;
- Perda de apetite e de peso, diarreia e prisão de ventre.
–
Você já conhecia a vitamina B12? Sabia de todas as suas características e particularidades? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já publicamos aqui no Blog do Pão!