Talvez a vitamina mais conhecida, a vitamina C é um nutriente essencial à saúde do corpo humano. Além de não ser produzida pelo organismo, ela é do tipo hidrossolúvel, ou seja, dissolúvel em água – o que faz com que quase não ocorra armazenamento para usufruto. Por isso, sua ingestão por meio da alimentação ou suplementação é necessária.
Então que tal conferir a lista que preparamos com alguns alimentos ricos em vitamina C para auxiliar o bom funcionamento do seu organismo?
O consumo de vitamina C no dia a dia
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão recomendada de vitamina C para adultos saudáveis é de 45 mg por dia, embora esse valor possa mudar de país para país. Porém, antes de decidir incluir quaisquer alimentos na sua dieta, lembre-se de consultar um nutricionista para definirem juntos as suas necessidades nutricionais.
Existem alimentos que não têm vitamina C em sua composição, como os grãos. Os ingredientes de origem animal, por sua vez, possuem valor vitamínico irrelevante. Já as frutas, legumes e verduras são os alimentos ricos em vitamina C que podem ajudar o bom funcionamento do seu organismo.
Abacaxi
O abacaxi é uma fruta nativa do Brasil que tem sua origem anterior ao ano de 1500. Também chamado de ananás, ele não é uma fruta cítrica, como muitos julgam. Conhecido como rei dos frutos por conta de sua coroa, tem caráter ácido. Outros nutrientes encontrados nele são fibras, sais minerais e vitaminas A e do complexo B.
Acerola
Acerola, azerola, cerejeira-de-barbados… a pequena fruta originária da América Central e norte da América do Sul foi introduzida no Brasil em 1955. Quando madura, tem coloração alaranjada, vermelha e vinho, aroma que remete à uva e sabor com toques ácidos. É uma das frutas que mais contêm vitamina C, além de apresentar também vitaminas A e do complexo B.
Brócolis
Vegetal que pode ser ingerido inteiro, desde as folhas, passando pelas flores e chegando aos talos, o brócolis faz parte da família da couve, repolho, nabo, entre outras hortaliças. Evidenciando um sabor amargo característico, a “arvorezinha”, também chamada de brócolo, é fonte de ácido fólico, fibras, sais minerais e vitaminas A, E e K.
Caju
O caju é uma fruta típica do Brasil. Com indícios do seu descobrimento em meados dos anos de 1560, ele é formado por fruto (castanha de caju) e pseudofruto (caju propriamente dito). Tem caráter bastante aromático e sua pele é delicada e apresenta cor alaranjada, amarela e vermelha. Além de ser um dos alimentos ricos em vitamina C, conta também com vitaminas E, K e do complexo B, e sais minerais.
Camu-camu
O camu-camu ocupa o segundo lugar no ranking, em todo o mundo, de fruta que mais têm vitamina C (a primeira é uma fruta da Austrália que atende pelo nome de Kakadu plum). Chamado também por araçá-d’água, caçari e camocamo, ele é típico da região amazônica. Com tamanho pequeno e sabor bastante azedo, ainda oferece fibras, proteínas e sais minerais.
Couve
Sabor marcante e folhas grossas. Assim é a couve, hortaliça que tem sua origem remetendo à costa ocidental da Europa. De coloração verde escuro, oferece ao organismo de quem a ingere nutrientes como fibras, sais minerais e vitaminas A, B6 e K.
Goiaba
Seja a variedade branca e polpa mais macia, ou a vermelha e seu sabor mais intenso, a goiaba também aparece na lista de alimentos ricos em vitamina C. Apesar de a primeira conter mais esse nutriente, além de trazer sais minerais, a segunda se mostra uma fonte igualmente importante, assim como de licopeno. Ambas ainda contêm carboidratos, proteínas e vitaminas A, E e do complexo B.
Goji berry
O goji berry é uma fruta bem pequena, de cor vermelho alaranjado, que é considerada um superalimento, ou seja, alimento que contém muitos nutrientes benéficos ao organismo. Bastante tradicional em países orientais, ele ainda possui aminoácidos, beta-sitosterol, betaína, carotenoides, fisalina, vitaminas do complexo B, sais minerais, polissacarídeos, entre outras propriedades.
Kiwi
Também conhecido como groselha chinesa, o kiwi é uma fruta de origem chinesa, embora tenha se tornado popular na Nova Zelândia. Tem aparência marrom por fora e verde por dentro, sabor ácido e doce, e outros nutrientes, como fibras, flavonoides, sais minerais e vitaminas E e K.
Laranja
Embora a laranja seja uma das opções mais lembradas quando o assunto é vitamina C – e realmente apresente altos níveis dela -, ela não é a maior fonte existente. Juntamente com o nutriente, você também vai obter quantidades de betacaroteno, fibras, flavonoides e sais minerais ao consumir a fruta.
Limão
Assim como outras frutas cítricas, o limão também é um dos alimentos ricos em vitamina C. Exibindo aroma e sabor bastante característicos, destacando o cítrico e o azedo, a fruta conhecida em todo o mundo traz ainda valores de vitaminas A e do complexo B, e sais minerais.
Mamão
O mamão é um dos alimentos ricos em vitamina C mais populares no Brasil. Porém, existem duas variedades que se destacam pela grande quantidade do nutriente: formosa e papaia. Enquanto o primeiro é mais longilíneo, com casca grossa e pouco açúcar, o segundo exibe um formato menor, ovalado e caráter mais adocicado. Ambos também são fonte de vitamina A e fibras.
Manga
Fruta da mangueira, a manga é originária de países do sul e sudeste da Ásia. No Brasil, que tem clima igualmente tropical, ela se tornou popular por ter encontrado ótimas condições para se desenvolver. Sua cor quando madura é amarela, laranja ou vermelha, e, sua polpa, saborosa e suculenta. Ela também tem outros nutrientes, como vitaminas A, E, K e do complexo B.
Mexerica
Também conhecida como tangerina, a mexerica é um dos alimentos ricos em vitamina C que figura na nossa lista. Com grande quantidade de óleos essenciais na casca, que possibilitam sua identificação pelo aroma inconfundível, ela tem sabor ligeiramente ácido. Ao consumi-la, você ainda vai estar ingerindo vitaminas A e do complexo B, fibras e sais minerais.
Morango
Embora o morango tenha uma melhor época para ser consumido, entre agosto e outubro, ele pode ser encontrado durante todo o ano. Sua origem foi no continente europeu, em meados de 1750, mas sua aparição em terras brasileiras ocorreu apenas no século XX. Cultivado especialmente nas regiões do Distrito Federal e Rio Grande do Sul, a fruta saborosa também possui flavonoides, sais minerais e vitaminas A, E e do complexo B.
Pimentão amarelo
Apesar de todos os pimentões terem bons valores de vitamina C, o amarelo é quem se destaca. Com as colorações variando por conta do tempo de colheita diferente (verde-verde/amarelo-em processo de amadurecimento/vermelho-maduro), ele tem sabor suavemente mais doce do que seus irmãos e ainda se mostra fonte de vitaminas A e do complexo B, fibras e sais minerais.
Tomate
Tido por muitos como legume, o tomate é uma fruta oriunda do tomateiro. Fazendo parte da família dos pimentões e berinjelas, ele se tornou popular em todo o mundo após o processo de colonização das Américas pelos europeus. Com coloração vermelha intensa, típica do antioxidante licopeno, ele ainda revela bons níveis de ácido fólico, betacarotenos, sais minerais e vitaminas A e do complexo B.
–
Você tem o hábito de consumir esses alimentos ricos em vitamina C no seu dia a dia? Sentiu falta de algum outro na lista? Confira também nossos posts sobre vitamina B12 e vitamina D!
abril 24, 2020
Obrigada pelas informações. Muitas vezes comemos frutas ou legumes e nem sabemos todos os benefícios que elas nos proporcionam. 👍👍
abril 27, 2020
🙂
abril 28, 2020
Obrigada, pelas informações..
Baste útil, tinha frutas q não sabia q era do grupo Vitamina C
abril 28, 2020
Pois é, Carmem! Existem vários alimentos que podem fornecer vitamina C ao nosso organismo 🙂
outubro 30, 2020
Boas
Não se preocupem com a vitamina c desde de que comam verduras e frutas
a vitamina c está por todo o lado o problema é o excesso de frutose
be careful
julho 24, 2020
adorei as dicas preciso dar uma renovada na minha dieta incluir frutas que contem bastante vitaminas como estas
julho 27, 2020
Obrigada pela mensagem, Amanda! Frutas são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo 🙂
novembro 22, 2020
Esse artigo é muito bom. Excelente!
novembro 22, 2020
Esse artigo é mesmo incrível. Parabéns!
novembro 28, 2020
Os artigos deste site são excelentes para ajudar na saúde das pessoas. Muito bons mesmo!
novembro 30, 2020
Oi, Disantos! Obrigada pela mensagem, ficamos felizes em saber 🙂