De acordo com dados do NHANES (National Health and Nutrition Examination Survey), a maior parte da população mundial sofre com a falta de vitamina D. Mas você deve estar se perguntando: “e o que ela faz no corpo? Para que serve? Quais seus benefícios e malefícios? Afinal, como manter saudável o nível de vitamina D?” Bem, pode puxar uma cadeira e se sentar confortavelmente! Porque, a partir de agora, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a vitamina D!

conheça como manter saudável o nível de vitamina d

Entenda o que é a vitamina D

Não se engane: a vitamina D, de vitamina, só tem o nome! Em outras palavras, ela é um composto lipossolúvel (solúvel em gordura) que é fundamental para o bom funcionamento do organismo.

A vitamina D é um “pré-hormônio” esteroide produzido pelo nosso próprio corpo. Ou seja, ela dá origem a outros hormônios que têm como missão controlar centenas de funções e genes.

Basicamente, a vitamina D começa a se originar no momento em que o sol entra em contato com a nossa pele. Dentre suas várias funções, ela regula as quantidades de cálcio e fósforo, fortalecendo o sistema imunológico, protegendo órgãos e auxiliando na prevenção de doenças.

descubra como manter saudável o nível de vitamina d

Saiba para que ela serve

Talvez você já tenha escutado falar, mas nunca é demais lembrar que a vitamina D é mais comumente associada à saúde óssea. Isso acontece porque ela regula os níveis de cálcio, nutriente básico para o crescimento, proteção e fortalecimento dos ossos.

Além disso, a vitamina D pode atuar:

  • na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas, autoimunes e reumáticas;
  • nas atividades dos músculos, coração e cérebro;
  • no combate a inflamações e infecções;
  • no equilíbrio de órgãos e células;
  • no controle do peso, tensão pré-menstrual e enxaqueca.

veja como manter saudável o nível de vitamina d

Conheça os sintomas da falta de vitamina D

O sol é indispensável no controle do equilíbrio de vitamina D no organismo. Por isso, e também pelo fato de não produzirem a quantidade necessária, idosos, recém-nascidos e crianças têm mais chance de sofrerem com a deficiência.

Em adultos, a falta da vitamina D pode ser associada a uma série de fatores: tom de pele, idade, depressão, obesidade, medicamentos, problemas nos ossos, complicações intestinais, sudorese intensa, falta de força muscular, entre outros. Faça uma nota mental: consultar um médico é essencial para saber se seus níveis de vitamina D estão saudáveis. No caso de uma possível deficiência, só o profissional especializado poderá dizer quais são os motivos e tratamentos.

saiba como manter saudável o nível de vitamina d

Descubra onde encontrá-la

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para manter níveis saudáveis de vitamina D no sangue, é preciso tomar sol. Lembre-se disso. Nunca se esqueça disso. Só não vale exagerar na quantidade ou menosprezar a proteção, combinado?

São banhos de sol de 15 a 20 minutos todos os dias, nos horários adequados (antes das 10h e depois das 16h), sem filtros solares, e nas extremidades (mãos, braços, pés e pernas). Afinal, são os raios UV que estimulam a produção de vitamina D (90% contra 10% de dietas). De qualquer forma, fica o alerta: consulte seu médico antes de iniciar qualquer método sozinho.

Além disso, a ingestão de alguns alimentos também pode ajudar a manter os níveis de vitamina D saudáveis. Produtos de origem animal, por exemplo, são boas fontes:

Mas é válido saber que ainda que esses ingredientes sejam ricos em vitamina D, eles se enquadram mais como complemento do que como provedor principal (sol): seus níveis são consideravelmente menores. Seja qual for seu alimento preferido, converse com seu médico e nutricionista para montarem juntos uma dieta ideal para você. Afinal, tudo que é a mais, também faz mal!

Aliás, você sabia que existe a suplementação de vitamina D? Ela nada mais é do que uma forma de adequar os níveis do nutriente no sangue. Mas atenção: nem pense em sair por aí, por livre e espontânea vontade, atrás de doses para você ou algum conhecido. Esse complemento só deve ser feito com recomendação, orientação e supervisão de um especialista.

entenda como manter saudável o nível de vitamina d

E aí, preparado para começar a se cuidar? Deixe sua opinião sobre o assunto e adapte a rotina para manter saudável o nível de vitamina D do seu corpo!