A retenção de líquidos acontece quando há uma concentração elevada de fluidos entre os tecidos do organismo, que pode ser causada por motivos diversos, como ingestão elevada de sal, uso de medicamentos, problemas nos rins etc. Essa situação pode levar a um edema local, mais conhecido como inchaço e, para identificá-la, é necessário prestar atenção aos sintomas de que o nosso corpo demonstra. Que tal saber mais sobre ela?
Quais são os principais sintomas da retenção de líquidos?
Inchaço no corpo
O principal sinal da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que pode acontecer principalmente nos braços, nas pernas e no abdômen. Esse edema pode aumentar e diminuir, sendo facilmente notado pelas pessoas.
Algumas condições podem fazer com que o inchaço apareça mais nitidamente, como durante o período menstrual das mulheres. Além disso, em temperaturas elevadas, por exemplo, o corpo também tende a reter líquidos devido a uma maior dilatação das veias.
Sensação de peso
A sensação de um aumento de peso repentino pode ser outro sintoma da retenção de líquidos.
Ela pode acontecer de uma hora para a outra, mesmo que a pessoa esteja mantendo a sua rotina de alimentação saudável e prática de exercícios normalmente, sem alterações.
Como lidar com a retenção de líquidos?
Existem algumas ações que podem auxiliar na diminuição da retenção de líquidos, como:
- Prática de exercícios físicos;
- Consumos de chás diuréticos;
- Redução na ingestão de sal;
- Hidratação.
Prática de exercícios físicos
Um dos fatores que podem levar à retenção de líquidos é o sedentarismo. Afinal, a falta de exercícios frequentes pode alterar o mecanismo de regulação de líquido no corpo e reduzir o metabolismo.
A consequência disso pode ser um maior acúmulo de água. Por isso, uma das principais ações para ajudar a evitá-lo é se manter ativo, e sempre com o acompanhamento de um profissional da saúde.
Consumo de chás diuréticos
Os chás diuréticos são ótimos para ajudar a combater a retenção de líquidos. Mas lembre-se de sempre consumi-los seguindo a recomendação do seu nutricionista.
Eles podem contribuir para a diminuição da retenção de água, pois estimulam o corpo a produzir urina, eliminando líquidos e minimizando a retenção e o inchaço.
Redução na ingestão de sal
A ingestão de sal em excesso pode ser outro dos principais motivos para que aconteça a retenção de líquidos.
O sal ativa o hormônio antidiurético, que, por sua vez, inibe a urina, fazendo com que o líquido se acumule cada vez mais no organismo. Além disso, a alta concentração de sal no organismo também pode alterar o funcionamento dos rins, fazendo com que nutrientes como o sódio e o potássio fiquem em desequilíbrio, facilitando a retenção líquida.
Hidratação
Para diminuir a retenção de líquidos, outra alternativa pode ser ingerir uma quantidade maior de água, já que a hidratação constante se torna uma aliada.
Ela ativa o sistema urinário, auxiliando na eliminação de líquidos do corpo. Desse modo, tanto a ingestão de água quanto o consumo de alimentos com boa quantidade de água, como determinadas frutas e verduras, podem ajudar.
–
Muitas das ações que ajudar a contribuir para a diminuição dos sintomas de retenção de líquidos estão associadas à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia. Você sofre com a retenção de líquidos? O que faz para diminuir o acúmulo de água no organismo? Confira também outros posts sobre saudabilidade que já fizemos aqui no blog!