Muitos ingredientes e preparações alimentares de várias culturas têm chegado ao Brasil para trazer mais variedade para nossa alimentação. Uma dessas novas tendências do mercado alimentar, o Ghee, é uma saborosa criação da culinária indiana, que tem conquistado paladares exigentes em vários cantos do mundo.
Ficou curioso em saber o que é o Ghee e como usá-lo na sua rotina alimentar? Venha conhecer mais sobre ele!
O que é o Ghee?
Ghee é o nome dado a um tipo de manteiga clarificada muito popular na cultura indiana, desenvolvida de maneira caseira. Apesar de, atualmente, ser possível encontrar potes de Ghee em alguns mercados naturais para compra, esse tipo de gordura é tradicionalmente produzido em casa por quem opta em adicioná-la à sua alimentação.
Quais são as características dessa manteiga?
O Ghee tem um sabor bem diferente das manteigas clarificadas tradicionalmente produzidas no mercado ocidental e, por isso, é tão valorizada por aqui. Ela é produzida a partir da manteiga tradicional, que é fervida em temperaturas elevadas para separar os açúcares e proteínas desse alimento de sua gordura.
Exatamente por conta dessa preparação é que o Ghee pode ser considerado um tipo de manteiga com baixíssimo teor de lactose e proteínas do soro do leite, muito procurada por pessoas que não podem consumir esses compostos.
Vale lembrar, entretanto, que esse mesmo processo de desenvolvimento é responsável por transformar o Ghee em uma manteiga que tem teor de gordura mais elevado que as manteigas tradicionais.
Quais são as vantagens de utilizá-la na alimentação?
O estilo de preparação do Ghee garante algumas vantagens para quem opta em usar esse tipo de manteiga clarificada na alimentação:
- Seu ponto de fusão é bem mais alto do que uma manteiga tradicional ou do que o azeite. Por isso, o Ghee é uma excelente opção para fritar ou refogar vários alimentos;
- O Ghee tem maior tempo de armazenamento do que uma manteiga comum, por conta de seu menor teor proteico e de açúcares;
- Opção interessante de fonte de gordura para intolerantes à lactose;
- Alimento rico em vitamina A, encontrada em produtos com alto teor de gordura;
- Tem ação antioxidante e, por isso, ajuda a combater a ação de radicais livres;
- É uma manteiga mais fácil de digerir, por conta de sua baixa concentração de proteínas derivadas do leite.
Como faço minha manteiga Ghee?
Afirmamos no começo desse artigo que a Ghee é um tipo de manteiga que as pessoas costumam preparar em casa. Por isso, que tal aprender a fazer a sua própria porção de manteiga clarificada indiana?
- Pegue um pote de manteiga sem sal (cerca de 500g);
- Leve a manteiga para uma panela no fogo e deixe derreter;
- Quando começar a formar uma espuma branca, use uma escumadeira para remover essa parte sólida da mistura;
- Retire toda a espuma e obtenha um líquido bem amarelo e discretamente transparente;
- Desligue o fogo e passe esse líquido no coador para remover os últimos resíduos e armazenar em um pote de vidro higienizado;
- Utilize em preparações tradicionais em substituição à manteiga: torradas, receitas de bolo, para refogar alimentos.
Você já conhecia o Ghee? Já provou esse tipo de manteiga clarificada? Compartilhe com a gente as receitas em que costuma usar esse alimento!