Os legumes e vegetais são parte importante de uma alimentação saudável e equilibrada para qualquer pessoa. Eles podem ser consumidos em sua forma crua ou cozida, acompanhados de outros ingredientes ou como destaque principal do seu prato.
Para cozinhar legumes e vegetais, entretanto, é preciso ficar atento às técnicas utilizadas, para que esses alimentos não tenham seu valor nutricional prejudicado – afinal, muitas das vitaminas e minerais desses produtos podem se perder facilmente se o preparo não favorecer sua manutenção.
Para você não errar na próxima vez que cozinhar legumes e vegetais, separamos algumas dicas para conseguir preservar boa parte de seu valor nutricional. Confira!
Sempre aproveite a água de cocção
Cozinhar vegetais na água é um hábito milenar, praticado em todos os cantos do mundo. Apesar de ser uma técnica eficiente para deixar muitos legumes e vegetais mais palatáveis e saborosos, esses alimentos perdem facilmente alguns nutrientes quando em contato com a água – uma situação que pode ser considerada inevitável para quem opta por usar esse método.
A melhor maneira, portanto, de aproveitar esses nutrientes que são perdidos nesse meio é utilizar a água de cocção em outras receitas, enriquecendo pratos como sopas, molhos e até os tradicionais arroz e feijão. A água de cozimento dos vegetais vira, portanto, um caldo de legumes natural!
Use a casca quando for possível
Muitos vegetais que levamos para os nossos pratos passam por um processo de retirada de sua casca – afinal, seu interior costuma ser a parte mais fácil para cocção e mais saborosa. Apesar de descascar ser um hábito tradicional na cozinha, as cascas de alimentos são fontes riquíssimas de nutrientes e, por isso, cada vez mais tem sido incentivado o seu uso nas receitas.
Se você não quer preparar seus vegetais com a casca, que tal aproveitá-las em outras receitas, como para fazer farinhas ou enriquecer massas e pães?
Cuidado para não deixar alimentos estragando na geladeira
Você tem o hábito de fazer uma grande compra de verduras e legumes mas, na grande maioria das vezes, acaba deixando todos eles por muito tempo na geladeira, correndo o risco de estragar? Esses alimentos devem ser comprados para ser consumidos em, no máximo, uma semana. Caso contrário, eles apresentam uma redução significativa de seu valor nutricional e, na hora de cozinhar legumes e vegetais, você não terá o mesmo alimento que comprou em mãos.
Por isso, ao invés de deixar alimentos estragando na geladeira, que tal tornar a sua compra de vegetais mais recorrente, com quantidades menores para evitar perdê-los? Ou então repense seu cardápio diário para aproveitar melhor os alimentos no seu dia a dia antes de estragar!
Pique os vegetais e use-os imediatamente
Fazer o “mise en place” – que é o hábito de deixar todos os ingredientes devidamente picados e preparados para iniciar uma receita – é uma prática importante para quem vai ficar responsável pela preparação de um prato. Mas só faça isso com vegetais e legumes quando você for usá-los imediatamente, visto que o simples ato de picar os alimentos já faz com que eles percam valor nutricional por entrar em contato com o oxigênio.
Vale ficar atento também ao tamanho dos pedaços que você vai picar: a não ser que o tipo de receita exija os ingredientes bem picadinhos, valorize cortar pedaços maiores para minimizar o efeito do oxigênio no alimento, valorizando sua integridade e valor nutricional.
Explore outras técnicas de cocção
Você já testou cozinhar legumes e vegetais no vapor? Na panela de pressão? Ou no micro-ondas? As três técnicas apresentam vantagens diferentes para cozinhar esses alimentos, mantendo boa parte do seu valor nutricional e permitindo inclusive que você se planeje melhor com relação ao tempo que vai gastar para preparar uma determinada receita.
Nesta tabelinha que preparamos para você, é possível ver o tempo que cada vegetal leva na cocção em água, no vapor, na pressão e no micro-ondas. Baixe agora mesmo para você levar para onde quiser – ou pregar na porta da geladeira!
–
Como você costuma cozinhar legumes e vegetais em casa? O que está fazendo para melhorar o valor nutricional desses alimentos? Conte para a gente!
agosto 22, 2017
Bom dia !
Adoro as ofertas para cliente mais e as do aplicativo, mas na minha loja mais próxima os produtos estão sempre em falta.
agosto 22, 2017
Oi, Rejane! Qual é a loja que você frequenta, para que possamos informar o gerente responsável do seu relato? 😉
agosto 22, 2017
Não consigo baixar o aplicativo meu desconto
agosto 22, 2017
Cleyde, você sabe nos explicar o que aconteceu quando você tentou baixar?
agosto 22, 2017
moro em arthur alvin sao paulo aonde encontrar uma loja mais proxima obrigada.
agosto 22, 2017
Você pode procurar pelas lojas disponíveis nesse link: http://www.grupopaodeacucar.com.br/gmaps/busca.aspx?q=delivery
agosto 22, 2017
Eu adoro a banana da terra, mais poucas vezes tem nas lojas, pelo menos aqui em fortaleza.
agosto 22, 2017
Vamos passar essa informação para nossa equipe, Arlym!
agosto 22, 2017
Frequento sempre a Loja Granja Viana – Av. São Camilo e a da Raposo Tavares, e estou sempre de olho nas promoções e sendo cliente mais, é uma vantagem a mais…
agosto 22, 2017
Isso ai, Roberto! 😉
agosto 22, 2017
Meus ítens favoritos estão em falta no site: Manteiga de amendoim Skippy, molhos da marca Ragu (4 queijos, cheddar, parmesão e alho), guaraná Cruzeiro garrafa de vidro 600 ml, coca cola garrafa de vidro, pernil temperado, cupim e pancetta. Eles retornarão? Obrigada.
agosto 23, 2017
Oi, Priscilla!
Você sabe me informar se está selecionando entrega express ou tradicional no momento da compra?
agosto 22, 2017
Frequento a loja de Indaiatuba interior de SP, o problema é que os produtos com descontos pelo aplicativo nunca estão disponíveis. Você pode ir no mesmo dia que inicia a oferta que te informam que acabou o produto.
agosto 23, 2017
Oi, Larissa!
Infelizmente a disponibilidade dos produtos depende intimamente do sortimento em loja. Nas promoções, eles costumam acabar um pouco mais rápido, devido a alta procura. Mas nossas lojas estão sempre repondo para evitar quebras. Você tentou encontrar o produto em outras de nossas lojas?
Abraços!
agosto 23, 2017
Bom dia, boas dicas.
Sugestão: colocar alguma receita de legume, verdura em cima da banca onde eles estão. Existem muitos vegetais que estão bonitos mas não compro pois não sei como fazer. E já estando no mercado é só comprar os outros ingredientes. Ou até fazer a receitinha do dia – juntar todos os ingredientes num cantinho.
agosto 23, 2017
Sugestão anotada, Célia! 😉
setembro 13, 2017
Adorei a ideia 🙂
setembro 13, 2017
🙂
setembro 13, 2017
Essa ideia da receitinha é muito boa! Espero que venha tb para a loja de Lorena/SP
setembro 19, 2017
Não me leve a mal, mas a expressão francesa citada no artigo (mise em place) , se escreve “mise eN place”.
setembro 19, 2017
É verdade Ton! Falha nossa! Obrigado por nos notificar 😉
abril 16, 2020
Conheci o Pão de Açucar qdo morei por 1 ano em Paranaguá. O melhor mercado que já frequentei. Limpo organizado, tudo fresquinho. Dá gosto de comprar. Quando é que vcs vão abrir uma unidade aqui em Londrina-PR. Uma cidade universitária que só cresce. Eu peço que abram uma aqui, e não irão se arrepender. Muitos abraços, agradecidos.
abril 17, 2020
Olá, Marisa! Tudo bem? Obrigada pela mensagem, já encaminhamos sua sugestão à área responsável 🙂