Quem se preocupa em manter uma alimentação saudável muito provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios dos probióticos na dieta. Probióticos são microrganismos vivos que, quando ingeridos, podem ajudar a manter o equilíbrio e o funcionamento da nossa flora intestinal. São comumente encontrados em alimentos como iogurtes, coalhadas, leites fermentados e outros alimentos fortificados com essas colônias.

Um novo tipo de alimento tem se destacado como fonte desses microrganismos benéficos: o Kefir. Você já ouviu falar nele?

kefir - benefícios

O que é o Kefir?

O nome Kefir, que é muito utilizado para identificar esse tipo de alimento, é na verdade o termo que caracteriza a colônia formada por microrganismos – como as leveduras e outras bactérias – que se alimentam de lactose e outros tipos de açúcares. Não se sabe ao certo como e quando surgiram as primeiras colônias de Kefir, entretanto, afirma-se que sua origem seja da região do Cáucaso (uma das fronteiras entre a Ásia e a Europa), onde era considerado por muitos um presente de Alá por conta de suas características nutricionais.

Visualmente, o Kefir parece um aglomerado de bolinhas brancas, que pode lembrar também uma coalhada – por conta de sua cor e aroma. Ele, entretanto, é considerado um alimento muito mais poderoso do que iogurtes e coalhadas por ser uma fonte ainda mais rica de probióticos para a nossa saúde. Ele é produzido a partir da fermentação do leite – ou da água – pelos microrganismos específicos que produzem essa colônia benéfica para a nossa saúde.

Onde encontro o Kefir?

O Kefir não é um alimento que encontramos em qualquer mercado ou supermercado no Brasil, apesar de ser comumente comercializado na Europa e nos Estados Unidos como um tipo de coalhada. Tradicionalmente, esse é um alimento produzido e colonizado por alguém e repassado para amigos, familiares e colegas (algo similar ao que é feito com o levain usado em pães, por exemplo).

Existem grandes redes de pessoas que fazem a doação de colônias de Kefir, para que possam ser produzidas bebidas, queijos, coalhadas e outros alimentos com esse ingrediente. É possível também comprar alguns grãos de Kefir com fontes confiáveis que cultivam essa colônia de microrganismos saudáveis, para que você consiga proliferá-lo em casa e utilizá-lo nas suas receitas .Essas mesmas pessoas vão lhe orientar sobre como fazer o cultivo e preparar seus pratos com esse ingrediente.

kefir - características

Quais são os benefícios do Kefir?

O Kefir é considerado um alimento poderoso por conta dos vários benefícios que oferece para o organismo. Esses benefícios são uma consequência da alta concentração de probióticos encontrados nesse produto, que influenciam de maneira positiva o funcionamento do nosso sistema gastrointestinal, além de vários outros aspectos da nossa saúde.

Listamos abaixo alguns dos benefícios de adicionar o Kefir na rotina alimentar:

  • Maior capacidade de digestão;
  • Melhor funcionamento intestinal;
  • Alta ingestão de cálcio;
  • Benefícios para o sono e para o relaxamento;
  • Alta concentração de proteínas;
  • Fonte rica de vitamina B12.

Apesar de parecer ser uma interessante alternativa para cuidar melhor da sua saúde e sua flora bacteriana natural, recomendamos que você inicie o consumo de Kefir após conversar com um nutricionista sobre o assunto. Ele vai lhe orientar sobre os cuidados e lhe ajudar a encontrar o melhor Kefir para você cultivar em casa.

kefir - receitas

Você já tinha ouvido falar do Kefir antes? Compartilhe com a gente suas dúvidas e experiências sobre o assunto!