O zinco é um dos minerais mais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a deficiência desse nutriente no corpo humano acomete um terço da população mundial. Com isso, ela pode acarretar alguns problemas de saúde, como imunidade baixa, unhas e cabelos fracos, aparecimento de infecções, falta de apetite, dificuldade de cicatrização etc.

Além de atuar diretamente nos sistemas nervoso e imunológico, podendo ajudar na proteção do organismo contra doenças e agentes externos, o zinco também tem como função auxiliar a melhora de energia, cansaço e memória, a retardar o envelhecimento, a regular a produção de proteínas e hormônios, entre outras.

Por não ser um mineral produzido pelo próprio organismo, o nutriente pode ser encontrado em fontes animais e vegetais. Que tal descobrir quais são os alimentos ricos em zinco?

alimentos ricos em zinco intro

Amendoim

O amendoim é uma leguminosa vegetal. Grão crocante, ele aparece comumente no dia a dia dos brasileiros como aperitivo, podendo ser consumido cru ou torrado. Além de apresentar alto valor energético e conter nutrientes como vitaminas e gorduras saudáveis, o alimento também é fonte de minerais, especialmente zinco.

alimentos ricos em zinco amendoim

Amêndoa

A amêndoa é uma oleaginosa. Rico em fibras, gorduras saudáveis, proteínas e vitaminas, o alimento pode ser utilizado na culinária de maneiras variadas, como inteiro, ralado, em pedaços, entre outras. É também se destaca por oferecer alguns minerais, como zinco.

alimentos ricos em zinco amêndoa

Camarão

O camarão é um crustáceo, portanto, fonte animal de um dos alimentos ricos em zinco. Animal bastante famoso que pertence a esse grupo, ele pode ser de água doce ou salgada e consumido assado, cozido a vapor, grelhado e frito. Entre os minerais que estão contidos no alimento, o zinco é um deles.

alimentos ricos em zinco camarão

Carne vermelha

Também proveniente de fonte animal, a carne vermelha é um dos alimentos que mais oferecem zinco ao organismo. Seja bovina, de cordeiro ou carneiro, por exemplo, quando consumida, ela também fornece proteínas, vitaminas e outros minerais, como ferro e fósforo.

alimentos ricos em zinco carne vermelha

Castanhas 

A castanha é outro tipo de oleaginosa que contém, dentre diversos minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio, zinco. Além disso, tanto a castanha-do-pará quanto a de caju são ricas em outros nutrientes que são benéficos ao organismo.   

alimentos ricos em zinco castanhas

Chocolate amargo

O chocolate amargo é um chocolate produzido a partir da tosta de grãos de cacau e sem a inclusão de leite. Também chamado de chocolate puro ou preto, ele apresenta menos quantidade de açúcar do que outros tipos, como o ao leite, além de oferecer vitaminas e minerais, como cobre, ferro, selênio e zinco.

alimentos ricos em zinco chocolate

Feijão

O feijão é um dos alimentos ricos em zinco que mais aparecem no prato dos brasileiros. A leguminosa também é fonte de proteínas e outros minerais, como ferro e potássio.

alimentos ricos em zinco feijão

Grão-de-bico

O grão-de-bico também é da família das leguminosas. Conhecido também como grão-de-pato, ervanço, gravanço, entre outros nomes, ele é fonte de aminoácidos, carboidratos, proteínas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio e zinco.

alimentos ricos em zinco grão-de-bico

Frango

O frango é uma fonte animal de alimentos ricos em zinco. Além de fornecer alguns minerais como zinco, a proteína magra que é uma das aves mais presentes na culinária brasileira também apresenta aminoácidos e vitaminas do grupo B.

alimentos ricos em zinco frango

Ostra

A ostra é um dos alimentos que mais contêm zinco em sua composição. Fruto do mar, a fonte animal é nutritiva, oferecendo ao organismo, além desse e de outros minerais, ômega 3 e vitaminas.

alimentos ricos em zinco ostra

Ovo (gema)

O ovo é um alimento de fonte animal que contém zinco em sua gema. Ele também apresenta nutrientes como os minerais ferro e selênio, e vitaminas.

alimentos ricos em zinco ovo

Sementes de abóbora e linhaça

Enquanto a semente de abóbora é rica em nutrientes como carboidratos, fibras, proteínas, vitaminas e minerais, como zinco, a semente de linhaça – tanto marrom quanto dourada – possui fibras, ômega 3, e minerais, como zinco.

alimentos ricos em zinco sementes

 

Você sabia que eram esses os alimentos ricos em zinco? Conhece outros que não estão na lista? Confira também quais são os alimentos ricos em fibras e proteínas!