Não é segredo para ninguém que morar sozinho é sinônimo de liberdade e independência. Mas, como em toda história, precisamos nos lembrar sempre de que a responsabilidade vem junto! Por isso, decidimos ajudar nessa missão. A partir de agora, você confere uma lista de compras básica que preparamos especialmente para quem mora sozinho.

veja uma lista de compras básica

Pense nos seus costumes e hábitos no dia a dia

É fã de frutas, verduras, legumes e vegetais, por exemplo? Cozinha diariamente? Limpa a casa toda semana? Sua tarefa aqui é descobrir a quantidade e frequência com que utiliza os produtos que estarão na sua lista de compras básica. Não quer errar? Invista em itens que verdadeiramente são parte da sua rotina e veja dicas para tornar suas compras de mercado mais sustentáveis!

Monte um cardápio semanal

Pensar nas refeições da semana antes de ir ao supermercado é a mão na roda do planejamento. Coloque na ponta do lápis os itens que precisa. Leve em conta prazos de validade. Avalie se realmente é mais vantajoso fazer uma única compra grande (mês) ou dividi-la em menores (semana). Definindo o que se encaixa melhor no seu dia a dia, você tem os produtos certos em quantidades certas.

No nosso post sobre pirâmide alimentar, você fica sabendo mais sobre definir prioridades!

confira uma lista de compras básica

Faça listas e nunca se canse delas

Tenha sua lista de compras sempre à mão. Com ela, você compra somente o essencial, economiza tempo e poupa dinheiro. E não se esqueça: se preciso, varie marcas, produtos, supermercados. O importante mesmo é descobrir quais são os itens indispensáveis e as melhores formas de encher sua despensa!

Dê uma olhadinha também no nosso guia definitivo de como montar uma lista de supermercado!

Evite ir com pressa ou fome

Ou seja, planeje-se. Organize-se. Programe-se. Com tempo sobrando e barriga cheia, você tem disposição suficiente para pesquisar opções, preços, marcas e produtos sem ser influenciado por uma vontade momentânea de consumi-los. Sem contar que sabendo exatamente do que precisa, as chances de fazer compras supérfluas são infinitamente menores. Nada mal, né?

descubra uma lista de compras básica

Invista em porções menores

Não apenas as comidas congeladas e prontas são boas pedidas para quantidades inferiores. Você pode – e deve – se lembrar disso na hora de escolher suas frutas, legumes e verduras, itens de padaria, bebidas em geral, proteínas e, especialmente, produtos perecíveis, como frios e laticínios.

Produtos de limpeza na medida certa

Não é porque você mora sozinho que deve ter seu armário da lavanderia vazio. Muitas vezes, com exceção dos itens de higiene pessoal, a maioria dos produtos de limpeza não é usada diariamente. Portanto, não poupe tanto – mas também não exagere – na hora de fazer sua compra. E, claro, aposte em opções que têm refil para ajudar na economia e sustentabilidade.

Confira nossos posts sobre como tornar a limpeza da sua casa mais eficiente e como fazer uma limpeza em casa sustentável!

saiba mais sobre a lista de compras básica

Atente-se ao prazo de validade

Não existe nada pior do que comprar um produto no supermercado e, só quando chegar em casa, ver que ele está próximo à data de vencimento. Além de ser perda de tempo, é também de dinheiro. Por isso, faça contas de datas, estimativas de uso e confira quantas vezes forem necessárias até quando você poderá usá-lo.

Fique por dentro de promoções

Quem não quer fazer compras do que precisa pagando menos? É claro que vale aproveitar para abastecer a sua despensa, mas com cuidado! Fique sempre atento a prazos de validade e quantidades, e lembre-se: não escolha produtos por impulso só porque estão em oferta.

Inclusive, já conhece o nosso app? Com ele, você tem acesso a descontos personalizados em itens selecionados para comprar online ou na sua loja preferida do Pão!

conheça uma lista de compras básica

Tome nota e mãos à obra

Acabe de uma vez por todas com suas dores de cabeça e tenha mais qualidade de vida!

Primeiro, você dá uma geral em sua casa para saber o que realmente precisa e está faltando. Depois, lista os produtos essenciais para montar seu próprio guia de sobrevivência. Por fim, vai às compras e escolhe somente o necessário. Preparado?!

Confira nossa sugestão de lista de compras básica para quem mora sozinho!

Carnes

Alimentos

Padaria, frios e laticínios

Bebidas

Complementos de alimentos

Sentiu falta de algum produto que é fundamental no seu dia a dia? Veja mais sugestões e adeque as quantidades e frequências às suas necessidades!

Higiene pessoal

Limpeza

Complementos de limpeza

E aí, gostou da nossa lista de compras básica e está a fim de testá-la? Acesse agora o site do Pão ou visite uma de nossas lojas!