Reunir a família e os amigos para compartilhar as alegrias é sempre um momento especial. E nada melhor do que servir deliciosos snacks acompanhados de molhos para petiscos para elevar a experiência e deixar a ocasião ainda mais gostosa.
Feitos com ingredientes simples e frescos, esses acompanhamentos adicionam sabor, textura e personalidade ao que quer que esteja na mesa. Sejam batatinhas crocantes, palitos de legumes, pães, nuggets, frios, torradas ou chips.
Continue com a gente e aproveite a seleção deliciosa de molhos para petiscos que preparamos especialmente para você fazer com sua família, envolver as crianças e transformar qualquer lanche em celebração! Vamos lá?
Por que servir molhos com petiscos faz toda a diferença
Os molhos caseiros adicionam mais sabor e surpreendem o paladar quando são servidos juntos aos petiscos. O que é ótimo, até para variar um pouco para o paladar.
Mas não é só isso. Esses acompanhamentos também:
- Realçam a qualidade dos petiscos;
- Equilibram texturas e sabores (como o salgado de um snack com a acidez de um molho de iogurte);
- Podem ser combinados em diferentes pratos (um guacamole pode combinar com nachos, pães e até saladas, por exemplo);
- Possibilitam que as crianças se envolvam na preparação e experimentem novos sabores e possibilidades entre os alimentos, promovendo um maior conhecimento das suas preferências;
- Estimulam a criatividade na cozinha.
Receitas de molhos para petiscos
Agora que você já viu os benefícios de fazer os molhos para petiscos, chegou a hora de colocar a mão na massa! Vamos lá? Veja abaixo algumas receitas simples e saborosas para você fazer no dia a dia ou surpreender seus amigos e familiares em uma ocasião especial:
Molho de iogurte com ervas
Refrescante, leve e aromático, o molho de iogurte com ervas combina perfeitamente com legumes crus, batatas rústicas e torradas.
Ingredientes
- ¾ de xícara de iogurte desnatado.
- 2 colheres de sopa de suco de limão.
- 1 colher de sopa de cebolinha verde picada.
- 1 colher de sopa de manjericão picado.
- 2 colheres de sopa de salsinha picada.
- 1/2 colher de sopa de alho amassado.
- 2 colheres de chá de mel.
Modo de preparo
Misture bem todos os ingredientes em uma vasilha até que ele fique homogêneo. Sirva com deliciosos snacks, como esses petiscos para vinhos que selecionamos para você.
Molho barbecue caseiro
O molho barbecue caseiro é delicioso e uma ótima opção para acompanhar carnes, frango empanado, batata frita e até mesmo vegetais grelhados.
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo.
- 1/3 de xícara de chá de vinagre de maçã.
- 1/2 xícara de chá de água.
- 380 gramas de catchup.
- 2 colheres de sopa de molho inglês.
- 1 colher de chá de páprica picante.
- 1 colher de chá de alho em pó.
- 1 colher de chá de cebola em pó.
- 1/2 colher de chá de pimenta caiena.
Modo de preparo
Coloque o açúcar, o vinagre e a água em uma panela em fogo médio. Em seguida, mexa a mistura até o açúcar dissolver. Depois, acrescente o catchup, o molho inglês e misture novamente até incorporar.
Tempere a mistura com a páprica, o alho, a cebola em pó e a pimenta caiena, sem parar de mexer. Quando começar a levantar fervura, abaixe o fogo e deixe o molho refogar por 20 minutos, mexendo às vezes. Está pronto o molho, agora é só aproveitar e servir!
Molho de alho cremoso
O molho de alho cremoso é um queridinho de lanchonetes e churrascos e não é à toa: ele combina muito bem com espetinhos, pães e batatas. Quer ver só como? Então pegue essa receita!
Ingredientes
- 3 dentes de alho médios.
- 1 caixinha de creme de leite gelado (200 gramas).
- 100 ml de óleo.
- 10 gotas de suco de limão ou vinagre.
- 1/2 colher de chá de sal (ou a gosto).
- 1/4 de colher de chá de pimenta-do-reino (ou a gosto).
Modo de preparo
Antes de tudo: deixe o creme de leite por 30 minutos no congelador para ficar bem geladinho. Isso vai ajudar na cremosidade. Em seguida, descasque os dentes de alho, retire os brotos verdes que emergem deles para não amargar o creme, e corte-os em cubinhos.
Depois, coloque o creme de leite gelado e o alho picado no liquidificador. Tampe e comece a bater. Com o liquidificador em funcionamento, adicione o óleo em fio pela abertura central até o creme engrossar. Finalize com as gotas de limão e bata até incorporar. Tempere com sal e pimenta-do-reino de acordo com seu gosto e misture tudo com uma colher. Voilá!
Molho rosé
Simples e delicioso, o molho rosé combina bem com batatas, camarões e aperitivos frios. Veja como ele é simples de fazer.
Ingredientes
- 1 xícara e 1/2 de chá de maionese.
- 1/2 xícara de chá de ketchup.
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo
Misture todos os ingredientes em um recipiente. Em seguida, coloque o molho em uma molheira e sirva-o imediatamente — ou o guarde na geladeira por até 3 dias —.
Guacamole simples
O guacamole é um clássico da culinária mexicana que se tornou universal, sendo um molho perfeito para acompanhar nachos, torradas, palitos de legumes, tacos, no burrito ou mesmo no arroz e feijão.
Ingredientes
- 1 abacate brasileiro médio (ou 4 avocados).
- 1 tomate grande sem sementes.
- 1 cebola pequena.
- 2 dentes de alho amassados.
- 1 maço de coentro.
- 1 pimenta malagueta sem sementes.
- Suco de 1 limão grande.
- Azeite extravirgem.
- Sal.
Modo de preparo
Amasse o abacate com um garfo. Em seguida, acrescente o alho amassado, o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture como um purê. Depois, pique a cebola, o tomate, o coentro, a pimenta e insira-os no “purê” de abacate. Listo, é só separar os petiscos e servir em conjunto.
Molho de mostarda e mel
Doce e picante na medida certa, o molho de mostarda e mel vai bem com frango empanado, nuggets, legumes e pães. Gosta dessa mistura agridoce? Então veja com a gente como fazer!
Ingredientes
- 1 xícara de chá de mostarda.
- 5 colheres de sopa de mel.
- 1 colher de chá de ervas finas.
- 1/4 de xícara de chá de azeite.
- Sal a gosto.
- Pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
Coloque a mostarda, o azeite e o mel em um recipiente e com o auxílio de um fouet, misture os ingredientes até obter uma mistura bem homogênea. Em seguida, adicione as ervas finas, uma pitada do sal — se preferir —, a pimenta e misture novamente. Depois, reserve o molho em uma molheira ou pote com tampa e leve à geladeira para gelar.
Como armazenar e conservar seus molhos caseiros
Para garantir mais sabor e segurança, confira abaixo algumas dicas para armazenar corretamente o seu molho caseiro.
- Armazene o molho em potes de vidros com tampa, bem esterilizados e secos;
- Utilize uma etiqueta para anotar a data de preparo e o nome do molho para facilitar o consumo;
- Conserve o molho de 3 até, no máximo, 5 dias na geladeira;
- Molhos com abacate ou ervas frescas devem ser consumidos no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte;
- Evite congelar os molhos, pois isso pode interferir no seu sabor e textura (principalmente nos molhos com laticínios ou ovos).
Como você pode perceber, o preparo dos molhos para petiscos é simples e pode ser feito junto com as crianças e servido com uma variedade de pratos. Aproveite nossas receitas e dicas, e crie experiências saborosas e especiais para sua família e amigos com esses petiscos e entradas! E o melhor é que, para encontrar cada ingrediente, é só passar nas nossas lojas do Pão, no site do Pão de Açúcar ou no app do Pão de Açúcar Mais e garantir tudo aquilo que precisar para ter misturas deliciosas!
Até a próxima!