Você conhece o Dawa? Já ouviu alguma história sobre o coquetel? Ou, quem sabe, já experimentou esse líquido? Com caráter refrescante e ingredientes típicos da caipirinha, ele é um dos drinks mais populares do Quênia. Que tal saber tudo sobre a bebida?
Drink africano com raízes brasileiras
Dawa, palavra que tem como significado “remédio” na língua suaíli, uma das principais da África; termo que também pode ser traduzido para “poção mágica” no mesmo idioma; conceito atribuído a uma expressão bastante conhecida no continente: o drink Dawa.
Das mãos do empresário Martin Dunford nasceu a bebida, quando, após uma viagem ao Brasil, ele experimentou caipirinha.
Além disso, Dunford fundou em Nairóbi a The Carnivore, uma famosa churrascaria com raízes suaílis e que serve carnes exóticas, como gnus e girafas, também inspirada na cultura brasileira. Então, ao perceber que a combinação entre o líquido e a carne era harmoniosa, ele decidiu inserir no cardápio do restaurante o drink brasileiro (cachaça, limão, açúcar e gelo) com um toque queniano (mel).
Coquetel refrescante e saboroso
Pelo fato de Dawa fazer menção a medicação, existe a concepção de que ele é um drink com propriedades medicinais. Porém, essa é uma teoria equivocada, já que seus ingredientes não têm a quantidade de nutrientes que de fato poderia ser benéfica à saúde.
O mel, que é o principal componente do coquetel, foi introduzido na receita devido à história de sucesso do país no ramo da apicultura. A cachaça (ou vodka), o limão, o açúcar e o gelo, por sua vez, serviram como base tupiniquim do coquetel alcoólico, ácido e cítrico do Quênia.
Opção de bebida perfeita para o clima equatorial, que é encontrado em regiões africanas, asiáticas e americanas próximas à linha do Equador, o Dawa é um dos drinks mais procurados para se apreciar enquanto o Sol se põe nas planícies da África. Esse ritual, inclusive, tem indícios do seu início no século XIX, durante o domínio colonial britânico, e era feito com o consumo de gins e tônicos com o intuito de prevenir a malária.
Mel, o ingrediente primordial da bebida
Com apresentação simples e atraente, o Dawa é servido em copos curtos ou médios com pedras de gelo e rodelas de limão.
Além disso, ele traz uma espécie de vara de madeira comprida, que fica apoiada no fundo e na borda do copo. É nela, aliás, que está o sabor surpresa da bebida: o mel, já que antes de compor o drink, o palito é mergulhado no ingrediente até ficar completamente revestido por ele.
–
Ficou curioso para experimentar o Dawa? Agora que você sabe tudo sobre a bebida, aproveite e confira também outros posts sobre drinks que já publicamos aqui no Blog do Pão!
janeiro 24, 2020
Muito legal !!! Não conhecia a história.
Ótimas dicas e informações!!! 👍👏👏👏
janeiro 27, 2020
🙂
fevereiro 1, 2020
pela aparência não se macera o limão… apenas coloca a bebida… parece mais um Mojito, pelas folhas e gelo.
Deve ser bom de toda forma! Vamos experimentar o toque do mel
fevereiro 3, 2020
Oi, Mateus! Tudo bem? A foto é apenas para ilustração 🙂