A pizza é, sem sombra de dúvidas, um dos pratos favoritos do brasileiro. Ela é uma excelente pedida para uma reunião com os amigos, um almoço descolado e é o prato perfeito para fechar um final de domingo.

Não importa se você vai fazer a sua própria pizza, vai visitar uma pizzaria ou fazer o pedido para um serviço de delivery: o melhor acompanhamento para esse prato é sempre uma boa taça de vinho.

Que tal aprender a fazer a harmonização de vinhos com a sua pizza favorita?

Pizza de mussarela ou marguerita + Sangiovese

harmonização de vinhos pizza marguerita

As pizzas de mussarela e marguerita são umas das receitas mais clássicas desse prato tipicamente italiano. Por isso, pode ser uma excelente ideia harmonizá-los com uma bebida que vem do mesmo lugar: os vinhos produzidos com a uva Sangiovese, como os bons Chianti.

Os taninos discretos, seu toque frutado e sua acidez vão muito bem com uma pizza delicada como essas.

Pizza de Rúcula com Tomate seco + Sauvignon Blanc

harmonização de vinhos pizza rucula

Apesar de ser uma pizza com sabor amargo, esse é um dos recheios mais suaves para quem quer pegar leve na hora de saborear uma fatia. Para pizzas leves e com sabor mais herbáceo, a melhor opção é um Sauvignon Blanc, que é discretamente ácido e que não vai competir com o sabor da sua fatia.

Pizza de Calabresa + Cabernet Sauvignon

harmonização de vinhos calabresa

Um dos clássicos das pizzarias de São Paulo, a pizza de Calabresa, combina muito bem com uma taça de Cabernet Sauvignon. O motivo? A gordura encontrada nesse tipo de linguiça é muito bem acompanhada pelos marcantes taninos dessa uva.

Pizza de Pepperoni + Riesling

harmonização de vinhos pizza pepperoni

Para um embutido picante e marcante como o pepperoni, é necessário um vinho ácido, com o sabor discretamente adocicado para contrapor o salgado da carne. Por isso, vinhos produzidos com a Riesling são a melhor opção!

Pizza de Frango com Catupiry + Pinot Noir

harmonização de vinhos pizza frango catupiry

Essa é uma pizza que foi capaz de unir o sabor suave de uma carne como o frango e a cremosidade do catupiry em apenas uma fatia. Para isso, é preciso de um vinho delicado e que não vá competir com a harmonia desses dois ingredientes. O Pinot Noir, que tem corpo leve e discreta acidez, pode ser a escolha certa.

Pizza de Quatro Queijos + Espumante

harmonização de vinhos quatro queijos

Para quem está procurando uma pizza que combina bem com uma taça de seu espumante favorito, a pedida é a quatro queijos, que tem maior teor de gordura e combina bem com a acidez dessa bebida. Escolha espumantes produzidos com Chardonnay e se surpreenda com o sabor dessa harmonização.

Pizza Portuguesa + Merlot

harmonização de vinhos pizza portuguesa

A pizza portuguesa é uma das receitas de mais difícil harmonização com bebidas, visto que é preparada com vários ingredientes completamente diferentes. Para essa complexidade de sabor, a melhor opção de vinho é aquela produzida com a uva Merlot, que é bastante intensa e com corpo suficiente para suportar essa combinação de sabores.

Pizza de cogumelo + Carménère

harmonização de vinhos cogumelos

Tem aquele delicioso Carménère chileno em casa e quer combinar com uma pizza? Pode investir em qualquer uma preparada com cogumelos frescos, como o shimeji, o shitake e até mesmo o champignon. Como esses são ingredientes com sabores terrosos, eles também demandam uma uva que tenha essas características e, por isso, o Carménère é uma excelente pedida.

 

Qual é sua pizza favorita? Você já harmonizou alguma dessas com os vinhos corretos? Conte para a gente! Que tal aproveitar para aprender a fazer a sua própria massa de pizza para investir na próxima harmonização? Confira nossa receita!

 

Veja também outros textos sobre harmonização de vinhos que já publicamos aqui no blog: