Se você já pediu uma taça de vinho para acompanhar um prato de comida japonesa, certamente já percebeu que esse tipo de harmonização não é dos mais tradicionais. Mas não ser uma combinação comum não significa que ela não pode ser uma surpresa para o seu paladar!
Nesse artigo separamos algumas dicas de harmonização que vão lhe provar que vinho e comida japonesa combinam sim – e você vai entender porquê!
Ingredientes que não são amigos do vinho (mas que podem aprender a ser)
A primeira coisa que você vai ouvir sobre harmonização de vinho com a comida japonesa é que existem vários ingredientes que dificultam – e muito – essa combinação. Os mais tradicionais como o gengibre, o wasabi e o shoyu realmente podem complicar uma combinação de sabores. Mas para tudo tem solução – especialmente se você gosta de viver novas experiências.
Para pratos ricos em shoyu, por exemplo, pode ser uma boa ideia servir um vinho mais ácido (como Cabernet Sauvignon ou Malbec), que ajuda a diminuir o forte sabor salgado desse ingrediente.
O gengibre, por sua vez, é um ingrediente picante e marcante que não costuma ir bem com tintos. Prefira, portanto, espumantes ou vinhos brancos que controlam a sensação de ardência desse alimento.
Já para o wasabi, opte por vinhos com graduação alcoólica mais baixa, visto que esse é um ingrediente que pode elevar a sensação alcoólica da bebida. Vinhos brancos adocicados podem ser uma boa pedida!
Regra básica: pratos leves pedem vinhos leves
Quem acompanha nossos textos por aqui já sabe que a regra básica da harmonização de vinhos: sempre tentar casar bebidas leves com pratos leves e bebidas mais fortes com pratos de personalidade. Por isso, para a comida japonesa, essa regra não seria muito diferente.
Para não errar na combinação entre o “japa” e os vinhos tenha em mente que, na grande maioria das vezes, você terá que escolher vinhos mais delicados. Mas isso não significa que para alguns pratos os vinhos mais fortes não tenham seu lugar.
Sushis e sashimis vão bem com espumantes e rosés
Os sushis e sashimis são os pratos mais tradicionais da culinária japonesa. Para combinar suas porções com os vinhos certos, opte por rótulos de espumantes jovens e delicados ou vinhos rosés. Assim eles não vão competir com o discreto sabor desses cortes de peixe.
Recomendamos os espumantes, que são ácidos e com sabor delicado, para acompanhar essas receitas. Os vinhos verdes também podem ser uma ótima opção! Para quem vai de vinho rosé, vale testar a combinação dessas bebidas com peixes de carne mais escura como o atum, por exemplo.
Pratos cremosos ou com peixes gordurosos pedem vinhos brancos
A culinária japonesa tem pratos feitos com peixes mais gordurosos – ou até com receitas mais cremosas ou fritas. Essas opções – como os guiozas, os tempuras, rolinhos primavera e outros pratos fritos, além dos frutos do mar como lula, lagosta ou camarão – pedem vinhos brancos ácidos. O Sauvignon Blanc é uma boa pedida, visto que dá equilíbrio para a gordura desses pratos.
Deixe os vinhos tintos para os pratos quentes
Como afirmamos no início desse texto, até para os vinhos tintos existe um espaço na harmonização com a culinária japonesa. Vinhos tintos leves, como os elaborados com Pinot Noir, combinam muito bem com pratos quentes, como o Yakisoba, os ensopados e os peixes grelhados.
Para quem quer harmonizar um vinho tinto mais marcante, vale tentar a combinação com lámens feitos com carne de porco (ou de grelhados de carne e legumes) com uma taça de Malbec.Essa dupla realça o sabor do prato e da bebida!
–
Qual é a sua harmonização favorita de vinho e comida japonesa? Conta pra gente! Quer conferir outras dicas de harmonização com seu rótulo favorito? Veja os outros textos que já publicamos sobre esse assunto!
outubro 18, 2017
Concordo com a reportagem, inclusive um vinho branco que acompanha super bem é o Yellow Tail.
outubro 18, 2017
Bos sugestão, Sônia 😉
abril 7, 2019
Sem menção do tradicional saké ?
abril 8, 2019
João, o sakê é um ótimo acompanhamento para a comida japonesa, mas nesse texto estamos falando apenas das harmonizações com vinho 😉
setembro 26, 2020
Quando fazemos uma refeição japa, comemos de tudo um pouco ou seja, qual vinho escolher, qq um ou todos de uma vez ! kkk