Nas cidades que contam com uma significativa população oriental, um prato tem ganhado força e destaque (especialmente nos dias de temperaturas mais baixas). O Lamen, como é chamado esse prato tão tradicional do outro lado do planeta, é uma deliciosa opção de refeição que você precisa conhecer.

Que tal aprender um pouco mais sobre ele e como fazer o seu?

o que é lamen - texto 2

O que é Lamen?

O Lamen é uma receita originalmente chinesa que se popularizou no oriente e rapidamente chegou ao Japão (que hoje é conhecido como “a terra do Lamen”). Por ser uma alternativa barata e fácil de produzir, essa receita conquistou o país no período pós Segunda Guerra Mundial.

Você a encontra em restaurantes estrelados, como também em estações de trem e barraquinhas de rua em todas as cidades japonesas.

A receita de Lamen (ou Ramen, que é a forma como se pronuncia o nome) é simples e consiste em um bowl de caldo quente preenchido com macarrão oriental e outros ingredientes.

Quais são os tipos de Lamen?

Os Lamens, geralmente, são divididos de acordo com o tipo de tempero utilizado para preparar o caldo. Eles podem ser temperados com sal (Shio), com soja (Shoyu) ou com um fermentado de soja e arroz (miso).

Mas os Lamens também podem ser escolhidos de acordo com o preparo do caldo. Eles se dividem em caseiro (feitos com uma base de ossos e vegetais) ou industrializado. Cada um deles pode receber os temperos apresentados acima.

Também é possível escolher seu Lamen de acordo com a concentração e peso do caldo:

  • Os Kotteri são caldos mais grossos, gelatinosos e cheios de gordura e proteína, com longo tempo de cocção;
  • Os Assari, por sua vez, são caldos mais claros e leves, bem fininhos. São preparados com legumes, algas e peixes.

o que é lamen - texto

Como preparo o meu Lamen?

Para preparar um bom Lamen em casa você precisa de:

  • Uma massa de macarrão oriental (hosomen, somen, udon ou soba);
  • Uma base de caldo de carne e vegetais;
  • Acompanhamentos diversos (que podem ser carnes, vegetais, algas, ovos).

Você pode preparar um caldo base com a ajuda de frango desfiado, pedaços de osso de galinha, alho, cenoura, cebola, gengibre, molho shoyu (ou sal) e água. Deixe ferver, tire a primeira espuma produzida com a ajuda de uma escumadeira e depois cozinhe por aproximadamente 5 horas.

Se desejar, pode também preparar um caldo base com a ajuda de um tablete industrializado e temperá-lo com shoyu ou miso.

Ferva em seguida o macarrão e retire da água antes de ficar muito macio. Coloque em um bowl, cubra com o caldo preparado e adicione os acompanhamentos que desejar (os clássicos são um ovo cozido partido ao meio, brotos de bambu, algas e fatias de pancetta).

A grande vantagem de aprender a fazer um Lamen é que esse prato permite diferentes variações (de tempero, acompanhamentos e até de tipo de massa).

Você conhecia essa tradição culinária oriental? Conte para a gente!